sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Com um vocal poderoso e marcante, o britânico John Parr foi um dos nomes mais recorrentes em trilhas sonoras na década de 80. Curiosamente (ou não), seus álbuns daquele período soam, justamente, como trilhas sonoras e esse é o fator que mais me atrai em seus trabalhos, onde destaco o arrasador "Running The Endless Mile", seu segundo álbum. 

Para esse trabalho (o segundo de sua carreira), Parr cercou-se de grandes nomes e de session musicians de primeira categoria para gravar aquele que é apontado por críticos e fãs como sendo o ponto alto de sua carreira. E motivos para essa afirmação não faltam.

A descomunal "Two Hearts" (assista ao vídeo aqui) abre o álbum de forma imponente, com guitarras, sintetizadores e bateria eletrônica na linha de frente, característica presente ao longo do álbum (e também naquela época) e, especialmente, em "King Of Lies", na regravação da explosiva "Don't Leave Your Mark On Me" (originalmente lançada em seu primeiro álbum, de 1984, e que desastrosamente substituiu "St. Elmo's Fire" - usada na trilha sonora do filme homônimo - lançada em 1985 e que havia atingido a posição #1 nos Estados Unidos) e "Do It Again", todos rockers empolgantes e com aquela já citada aura de trilha sonora. Volume máximo é recomendado nas audições dessas canções que são facilmente apontadas como destaques do álbum.

John Parr, circa 1986
Também são merecedoras de sua atenção o ótimo rocker "Blame It On The Radio" (assista ao vídeo aqui) e a envolvente "The Story Remains The Same", que cria um clima perfeito para aquela volta de carro na madrugada.

Ainda, os belíssimos mid-pacers "Don't Worry 'Bout Me" (talvez o grande destaque desse álbum) e "Steal You Away" merecem audições múltiplas, assim como "Running The Endless Mile", uma balada arrepiante e traz todos os mais característicos elementos da década de 80 em seu arranjo. Não há como negar que todas as três canções podem ser descritas como sendo destaques do álbum.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, há quem questione a ideia de que esse álbum seja o melhor na carreira de John Parr, mas não há como negar que "Running The Endless Mile" é, se não o melhor, um de seus mais marcantes trabalhos. 

Absolutamente envolto em tudo que a década de 80 tinha a oferecer musicalmente, esse álbum retrata como poucos a sonoridade pop que o período oferecia, aliada à qualidade que hoje parece ficção. Se você não conhece os bons sons de John Parr (que ainda está na ativa, diga-se de passagem), esse álbum é um excelente começo, Material mais que recomendado e que será de grande valia em sua coleção...

JOHN PARR - Running The Endless Mile
Released in 1986 via Atlantic Records
Cat. #7 81689-2

Tracklist
01 Two Hearts
02 Don't Worry 'Bout Me
03 King Of Lies
04 Running The Endless Mile
05 Don't Leave Your Mark On Me
06 Scratch
07 Do It Again
08 Blame It On The Radio
09 The Story Still Remains The Same
10 Steal You Away

Musicians
John Parr: vocals, guitars, keyboards
Guitars: Michael Landau,, Craig Jones, Pete Bonas
Bass: Bruce Laing, Brad Lang
Keyboards: Steve Bodicker, Tony Mitman, Peter-John Vetesse, Richard Cottle, John Cook, Julia Downes, Randy Kerber
Synthesizers: Neil Richmond
Drums: Jeff Porcaro, Graham Broad, Tony Beard, Peter Hammond
Percussion: Graham Broad, Peter Hammond
Saxophone: Martin Dobson
Horns: Jerry Hey
Backing vocals: Chris Thompson, Roddy Matthews, Lee Matty, Chuck Kirkpatrick, Gareth Mortimer, Gill O'Donovan, John Sambataro, Karen Sambrooke, Marty Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Caríssimas e caríssimos Hoje me dirijo à São Paulo para o show dos irlandeses do U2. Com isso, a Recomendação Da Semana não será...