sábado, 18 de abril de 2009

RECORD STORE DAY

O grande Kid Vinil escreveu um artigo bem bacana no UOL, que está transcrito abaixo:

"A imagem ao lado define bem o que acontece nesse momento na Europa e nos Estados Unidos com as lojas de discos. Nessa foto o rapaz tenta afastar o "fantasma da morte" na porta da Rough Trade, a mais importante loja independente da Inglaterra.

E lembrar que dez anos atrás quando eu entrava na Rough Trade tinha fila de pessoas pra serem atendidas. A loja vivia lotada e todos procuravam as raridades em remixes e edições limitadas, oferecidas pela própria loja. Às vezes, passava um tempão só olhando as novidades expostas na pequena vitrine, para depois entrar naquele mundo mágico, que mais parecia a "fantástica fábrica de chocolate" só que, nesse caso, o doce era o vinil e os CDs. A Rough Trade resistiu à crise, abriu outra loja maior em Brick Lane, lá em Londres, e incentiva como ninguém a indústria dos independentes.

Neste sábado, dia 18 de abril, acontece um evento único, o Record Store Day, que foi criado por um grupo de empresários independentes americanos no ano passado e daí definiram que a cada ano, todo segundo sábado de abril será realizado o Record Store Day. Mas qual a razão desse evento? É simples: apenas uma iniciativa pra incentivar o mercado independente, não só nos EUA e na Europa, mas també, em todo o resto do mundo, chamando-os para criar eventos nas lojas de discos nesse dia.

As gravadoras independentes lançam edições limitadas e especiais somente para esse dia. Esse ano, o meu objeto do desejo são os dois 'split singles' da Matador com o Sonic Youth. Serão somente 500 cópias de cada, 7 polegadas em vinil, distribuídos entre as lojinhas independentes e vendidos apenas nesse sábado. Será uma disputa a tapas pelos fãs prá conseguirem uma cópia, vale aquele que chegar mais cedo na loja.

Voltando à crise das lojas de discos, o jornal New Musical Express publicou uma matéria essa semana sobre o assunto, dizendo que mais de 500 lojas de discos fecharam suas portas na Inglaterra nos últimos dois anos. Hoje o download gratuito é uma realidade em qualquer lugar do mundo. Esse comodismo de se fazer tudo em casa, tirou o consumidor da loja de disco e o objeto físico do vinil ou do CD virou peça de colecionadores e fanáticos tudo por causa dos seus formatos. Já a nova geração já não se preocupa mais em ter CDs ou vinis, pra quê? Se eles podes baixar o que quiserem, colocar nos seus Ipod e sairem ouvindo tudo que você possa imaginar. Infelizmente o mundo caminhou para isso e acho que não existe volta. É importante uma iniciativa dessas como o Record Store Day, pra que o discos não acabem se tornando simplesmente peças de museu. Para saber mais sobre o Record Store Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...