Nesse Dia Do Rock, muito se falou sobre o estilo e alguns nomes foram citados, mas muita gente que merece homenagens foi deixada de fora. Espero fazer a minha parte e trazer aqui alguns dos grandes nomes que ajudaram o rock'n roll se tornar o que é hoje, abrindo caminhos, estabelecendo alguns padrões e quebrando muitos outros.
Como falar de rock'n roll sem mencionar o nome de Ersel Hickey (foto acima), o cidadão que era a cara do estilo nos anos 50 e que serviu de inspiração ao grande Elvis Presley? Ainda antes, na década de 30, Sonny Boy Williamson arrepiava com sua harmônica tocando blues, que é apontado como sendo criado por W.C. Handy. Nomes legendários, assim como o guitarrista Chester "Howlin' Wolf" Burnett e o pianista Moon Mullican, um dos maiores nomes do hillbillie boogie.
E como não falar no incendiário (literalmente) Jerry Lee Lewis, um transgressor legítimo e músico nato, que enfrentou todo conceito pré-estabelecido pela sociedade na época ao casar-se com sua prima Myra Gale Brown, de 13 anos de idade, contra seus 22?!?!? E esse foi seu terceiro casamento... A lista de nomes é gigantesca, incluindo Fats Domino (um dos mais prolíficos hit makers dos anos 50), o incomparável Little Richard, os legendários Chuck Berry e Ray Charles, e ainda Gene Vincent, sem esquecer de Buddy Holly, Richie Valens e Roy Orbison.
Avançando para a maravilhosa década de 60, nomes como Paul Anka (apontado como o Caruso dos adolescentes naquela década), o encapetado James Brown e seu estilo até hoje único, e bandas como Johnny & The Hurricanes e The Ventures não podem ser deixados de lado. Mas ainda havia uma gama de nomes essenciais ao rock'n roll, como The Beach Boys (cuja harmonia vocal permanece inigualável) e The Everly Brothers.
Como ignorar nomes como Otis Redding, Sam Cooke, Jackie Wilson e Aretha Franklin, que influenciam artistas até hoje (basta uma rápida olhada nos artistas que hoje freqüentam a MTV no estilo R&B)???
Ainda temos os grandes nomes da Motown, onde faço questão de destacar o inigualável Stevie Wonder, Smokey Robinson, Marvin Gaye, Gladys Knight & The Pips e, claro, o Jackson 5 e o pequeno grande Michael Jackson, além do trio Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland (foto acima), um dos maiores times de compositores na história? A lista de canções escritas pelo trio já foram gravadas por nomes contemporâneos como Pearl Jam, Blondie, Kylie Minogue, Belinda Carlisle, Eric Carmen, The Afgan Wings e Michael Bolton, entre muitos outros. Prova cabal de que material de qualidade resiste ao tempo, aos modismos e que tem seu valor reconhecido por décadas, e por artistas dos mais variados estilos e necionalidades, como se precebe facilmente pela lista mínima que citei acima.
Um dos maiores poetas do rock, Bob Dylan (foto) e Neil Young merecem muito mais reconhecimento, especialmente das gerações mais novas, que acham que o rock surgiu pronto, como era há cerca de 20 anos atrás. Muitos já ouviram falar de lendas vivas como Eric Clapton, Jeff Beck, o mestre B.B. King, os psicodélicos do Grateful Dead e os malucos do Jefferson Airplane, mas pouco - ou absolutamente nada - conhecem desses caras. E ainda se dizem "roqueiros"...hahaha. Muitos nunca ouviram uma música de eterno Jimmy Hendrix.
Um dos maiores poetas do rock, Bob Dylan (foto) e Neil Young merecem muito mais reconhecimento, especialmente das gerações mais novas, que acham que o rock surgiu pronto, como era há cerca de 20 anos atrás. Muitos já ouviram falar de lendas vivas como Eric Clapton, Jeff Beck, o mestre B.B. King, os psicodélicos do Grateful Dead e os malucos do Jefferson Airplane, mas pouco - ou absolutamente nada - conhecem desses caras. E ainda se dizem "roqueiros"...hahaha. Muitos nunca ouviram uma música de eterno Jimmy Hendrix.
A lista de grandes discos (sim, discos, lembra deles???) gravados por esses caras é gigantesca, e não bastasse a quantidade ser respeitável, a qualidade dos trabalhos é indiscutível. Ainda hoje, muitos de seus álbuns lançados há mais de 30 anos servem como cartilha para novas bandas. E que teste é mais rigoroso para provar a qualidade de uma obra do que o teste do tempo?
Todos eles, absolutamente todos, passaram no teste há anos, e ainda continuam contribuindo. Mas ainda temos grandes nomes à citar, como os malucos do The Who, os inovadores do Genesis - com seus shows teatrais - e os ingleses do Queen, para quem faltam superlativos para descrever sua importância.
E só posso terminar citando os Beatles, o Led Zeppelin e os ainda ativos Rolling Stones (foto), cuja influência é absoluta e indiscutível. Na verdade, todos os nomes citados aqui contribuíram de maneira decisiva para que o rock'n roll se tornasse o que é hoje.
Você pode não gostar de todos, ou mesmo não conhecê-los, mas deveria, pode acreditar. Se retirássemos apenas um desses nomes, o estrago na história e no desenvolvimento do rock seria irreparável, uma vez que esses artistas e bandas causaram não somente um impacto musical, mas também cultural.
Muitos nomes ficaram de fora, eu admito. A década de 70 ainda foi bastante produtiva em termos de importância, fator que decaiu tremendamente nos anos 80 e praticamente desapareceu desde então. Todos tem sua importância, deixaram sua marca na história do rock, mas aqui presto homenagem à todos que abriram a trilha e pavimentaram o caminho por onde algumas das bandas que tanto gostamos desfilam desde então.
Portanto, antes de se considerar "roqueiro", informe-se, eduque-se. Buscar seus cd's na estante, aumentar o volume e infernizar os vizinhos é coisa que qualquer um pode fazer. Mas saber como se chegou até aqui, é outra história. O rock'n roll é mais que simplesmente um estilo musical, é um estilo de vida que causou mudanças drásticas no comportamento da juventude mundo afora, além de virar do avesso valores tidos como absolutos e imutáveis. E essa história também é bastante divertida, acredite. Feliz Dia Do Rock!!!
Um comentário:
Your reviews are KILLERS!!! You are a man of many talents.
Postar um comentário