sexta-feira, 17 de julho de 2009

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Algumas bandas dispensam apresentações, e o FM é uma delas. A legendária banda britânica já era mais que respeitada no cenário AOR/Melodic Rock quando “Paraphernalia” foi lançado. Mais um exemplo daquele álbuns lançados exclusivamente no Japão, o excelente “Paraphernalia” traz uma série de canções compostas para os álbuns “Takin’ It To The Streets", “Aphrodisiac” e “Dead Man’s Shoes”. Além disso, um bonus disc com cinco canções gravadas durante a Tough It Out Tour completa o pacote.

O disco 1 abre com “Caught In The Innocence”, um mid-pacer avassalador que carrega todas as características das grandes canções do FM: vocais perfeitos e um refrão poderoso, que fazem dessa canção um dos destaques do álbum. Outro destaque é “After Hours”, outro mid-pacer, mas com mais peso, guitarras mais marcadas e vocais mais colocados, um verdadeiro torpedo!!! Então temos “I’ll Be There”, uma baladaça cheia de influências 60’s (especialmente a base de bateria e a linha melódica do piano), com performance inspirada de Steve Overland, daquelas que só ele sabe como fazer. Outro destaque do álbum, assim como a animada “Locomotive Love” e a comedida “That’s The Way”, ambas com elementos mais 70’s.

A balada “Promised Land” é outro destaque, adotando uma linha mais séria e carregada num arranjo tradicionalmente blues, que funciona muito bem. Já “Heavy Heart” é um mid-pacer que se encaixa no formato mais conservador do estilo, o que faz dela uma das melhores faixas do álbum, onde a linha de baixo guia a melodia que é cortada por guitarras acústicas e vocais precisos. Em “Three Seconds” temos um blues bastante pesado, com o arranjo privilegiando as guitarras gritantes de Andy Barnett, criando um clima mais soturno que é totalmente destruído pela excelente “Finish What We Started” com seu baixo pulsante, bateria marcada e as guitarras cortantes. Ótima canção, pode apostar.

Já o segundo disco traz cinco clássicos do FM, gravados ao vivo, e com a formação original da banda. Só isso já dever ser motivo suficiente para você procurar esse álbum. Da abertura com “Tough It Out”, passando pela baladaça “Everytime I Think Of You”, a excelente “Bad Luck” e a descontraída “Heart Of The Matter”, você tem um exemplo bastante claro de como fazer AOR com qualidade, e afirmo isso sem o menor receio de errar. Absolutamente tudo está no lugar certo e na medida correta. Sem mais comentários... Cabe ressaltar que o disco 1 foi lançado internacionalmente em 2003 pela gravadora Escape Music na caixa “Long Time No See”. Entretanto, o disco 2 ficou de fora e, ao contrário do que alguns desinformados falam, não faz parte das gravações ao vivo incluídas naquele boxset.

Um álbum absolutamente obrigatório para todos os fãs do bom e velho AOR made in the U.K., e de uma das mais respeitadas bandas do estilo, até hoje. Vale a pena ter o original na coleção, eu garanto.

FM – Paraphernalia
Released in 1996 through Brunette/Alfa Music Japan
Cat. # ALCB 3040-41

Tracklist
Disc 1

01. Caught In The Innocence
02. I Dont Wanna (Play These Games)
03. After Hours
04. I'll Be There
05. Locomotive Love
06. That’s the Way
07. Promised Land
08. Tempted
09. Heavy Heart
10. Three Seconds
11. Finish What We Started
Disc 2

12. Tough It Out (Live)
13. Everytime I Think of You (Live)
14. Bad Luck (Live)
15. Heart of the Matter (Live)
16. Burning My Heart Down (Live)


Lineup
Paraphernalia Disc

Steve Overland - vocals, guitar
Pete Jupp - drums
Merv Goldsworthy - bass
Andy Barnett - guitar
Jem Davis – keyboards


Tough It Out UK Tour Live Disc
Steve Overland - vocals, guitar
Chris Overland - guitar
Merv Goldsworthy - bass
Pete Jupp - drums
Didge Digital - keyboards

Um comentário:

adriana disse...

WOW Juliano. What an impressive and killer review!!! and I really liked the descriptive words, in particular when it came to talking about the ballads.

I will have to check this one out!!!!

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...