sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A sueca Erika Norberg aproveitou a época em que foi casada com o Yngwie Malmsteen e se lançou no mundo dos bons sons, com a participação do marido e com um belíssimo álbum. Bastante coeso e construído com uma sólida base AOR – ainda que com lampejos de pop rock em algumas canções – “Cold Winter Night” deixou sua marca em 1990, quando foi lançado.

O álbum abre com um “Prelude” bacana, que serve de introdução para “Together We’re Lost”, um mid-pacer arrepiante, com refrão marcante e backing vocals precisos. Se o começo do álbum lhe animou, espere prá ver – ou ouvir – o que ainda lhe aguarda. As guitarras e teclados de “Line Of Fire” só confirmam que a linha AOR será mantida, e em grande estilo, mais uma vez com aquele tipo de refrão que te faz esquecer do resto da canção e um approach absolutamente radio friendly, e a letra bem babaquinha comprova isso, mas a melodia é muito boa.

Outro belo mid-pacer é “Hurting So Bad”, um dos grandes destaques do álbum e uma das melhores performances vocais de Erika. A melodia tem construção simples e justamente aí que reside sua eficácia, além do arranjo vocal muito bem colocado. Então “Heavenly” se apresenta como uma baladaça de primeira linha, com base de baixo e teclados e vocais – mais uma vez – muito bem colocados, e falar do refrão é desnecessário, já que a essa altura você já sabe que eles são matadores. Já “Cold Winter Night” retoma o caminho do tradicional AOR sueco, com teclados aos montes e guitarras por todos os lados, mas curiosamente, o resultado aqui é mediano em comparação com as outras canções, e justamente, talvez, por causa do excesso de teclados.

Continuando na linha mais rocker, “Living Like A Hurricane” apresenta um arranjo mais enxuto e agradável e a linha de backing vocals mais saliente de todo o álbum, mas isso não é ponto negativo, muito pelo contrário. Aí chega “Love In Vain”, um mid-pacer bem bacana e talvez o grande destaque do álbum, com sua melódica onde a guitarra acústica assume a frente, cercada por teclados bastante discretos, o que confere uma atmosfera menos redundante em relação ao resto do material. Belíssima canção que merece ser ouvida sem moderação alguma.

Então chega “Emergency” elevando o ritmo ao máximo, mas o resultado não me agrada muito aqui também, apesar da ilustre presença de Yngwie Malmsteen, da melodia mais simples e dos backing vocals, mais uma vez, se destacando. Prefiro “Last Call For Love”, um mid-pacer que, se não impressiona, também não decepciona, e que emenda no “Postlude”, encerrando o álbum.

Posso afirmar que a distinta tradição sueca do bom e velho AOR foi mantida intacta aqui. Se Erika não é uma vocalista fabulosa, também não faz feio. Os músicos fazem um excelente trabalho ao longo do álbum e o resultado é bem bacana, intercalando mid-pacers e rockers nada agressivos, mas como disse no início, uma aura pop rock se percebe no contexto geral, mas de maneira positiva. Um belo álbum, que vale a pena estar na sua coleção e, por isso mesmo, altamente recomendável.

ERIKA – Cold Winter Night
Released in 1990 through LionHeart Records
Cat. #LHCD101

Tracklist
01. Prelude
02. Together We're Lost
03. Line of Fire
04. Hurting So Bad
05. Heavenly
06. Cold Winter Night
07. Living Like a Hurricane
08. Love in Vain
09. Emergency
10. Last Call for Love
11. Postlude


Musicians
Erika Norberg - vocals
Yngwie Malmsteen - guitars
Benny Jansson - guitars
Bobby Ljunggren - guitars
Hakam Almqvist - keyboards and programming
Johan Akerfeldt - drums
Fredrik Lundfeldt - drums
Mats Gunnarsson - saxophone
Hakam Almqvist - backing vocals
Patric Fransson - backing vocals
Thomas Walter - backing vocals
Bjorn Jansson - backing vocals
Lilling Palmeklint - backing vocals
Bobby Ljunggren - backing vocals
Goran Klintberg - backing vocals

Um comentário:

Anônimo disse...

Love this Swedish lady and her albums are great including this one

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...