sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Falar sobre o Survivor é redundante. Um dos maiores nomes do universo AOR, a banda de Chicago não só merece respeito por si só, como ainda teve duas lendas como vocalistas: Dave Bickler e Jimi Jamison. Infelizmente, “Too Hot To Sleep” foi o primeiro álbum da banda a não trazer a formação clássica, já que o baterista Marc Droubay e o baixista Stephan Ellis haviam deixado o Survivor durante a pré-produção desse álbum. Entretanto, o núcleo criativo permaneceu, e com ótimos músicos completando o lineup, a banda lançou um de seus melhores trabalhos, onde o AOR foi abordado ao extremo, como se percebe logo na primeira metade do álbum.

Desde a introdução de “She’s A Star” fica claro que a banda turbinou o som, com as guitarras mais ácidas do que de costume, e os teclados bem mais discretos, quando aparecem. E Mr. Jamison já começa com os vocais à todo vapor. Belíssima canção, e uma ótima maneira de abrir o álbum. Logo em seguida “Desperate Dreams” surge como um poderoso mid-pacer na melhor tradição do Survivor, com os teclados dominando o ambiente por onde as guitarras passeiam levemente. Um dos grandes destaques do álbum. Em caminho oposto, “Too Hot To Sleep” traz a introdução acústica que logo se converte em um rocker bacana, com a cara da banda. Boa canção, mas nada que o Survivor já não tenha feito.

E então temos “Didn’t Know It Was Love”, talvez o grande destaque do álbum. A introdução suave explode num típico AOR, com guitarras e teclados em compasso, e os vocais explosivos de Jimi Jamison se encaixam perfeitamente nesse tipo de canção. Um detalhe curioso é o fato de a bateria ter ficado sob o comando do experiente Mickey Curry, mas no vídeo quem aparece é o finado Kyle Woodring, que acompanhou a banda na tour. Outro rocker mais direto é “Rhythm Of The City”, mas se não é uma maravilha, também não é nenhum lixo. Mas confesso que essa canção passa batida.

“Here Comes Desire” tem cadência mais marcada e boa melodia, mas o refrão soa um pouco frouxo e deixa uma sensação de que a canção poderia ter sido amarrada de maneira mais firme. E chega a baladaça “Across The Miles”, que mantém a tradição da banda em compor canções excelentes nessa linha. Com base de bateria programada, Frankie Sullivan acaricia a guitarra sob uma base de teclados absolutamente envolvente, e falar dos vocais de Mr. Jamison seria redundância. Outro grande destaque desse álbum, sem a menor sombra de dúvida, assim como a excelente “Tell Me I’m The One”, que abre caminho com bateria e guitarra emoldurando os vocais logo de cara. Uma bela amostra de AOR de primeira classe, com melodia empolgante e refrão memorável. Excelente, prá falar pouco...

O álbum fecha com “Can’t Give Up” – um rocker interessante, especialmente pelas guitarras – e “Burning Bridges”, uma balada com melodia mais pesada, e bastante semelhante ao material que o próprio Jimi Jamison gravaria três anos depois em seu primeiro álbum solo. Em resumo, um belo álbum do Survivor que, apesar disso, foi um retumbante fracasso de vendas, motivo pelo qual a banda entrou em animação suspensa por anos, e desencadeou uma briga tremenda entre Sullivan, Peterik e Jamison pelos direitos sobre o nome Survivor, mas isso é outra história. Grande álbum, grandes canções, altamente recomendado.

SURVIVOR – Too Hot To Sleep
Released in 1988 through Scotti Bros.
Cat. #ZK 44282

Tracklist
01. She's A Star
02. Desperate Dreams
03. Too Hot To Sleep
04. Didn't Know It Was Love
05. Rhythm Of The City
06. Here Comes Desire
07. Across The Miles
08. Tell Me I'm The One
09. Can't Give It Up
10. Burning Bridges


Lineup
Jimi Jamison - vocals
Frankie Sullivan - guitars, lead vocals, backing vocals
Jim Peterik - guitars, keyboards, backing vocals

Guest Musicians
Mickey Curry – drums
Bill Synair - bass
Peter John Vettese - keyboards
Rory Dodd - backing vocals
Ian Lloyd - backing vocals
Tommy Shaw - backing vocals

Um comentário:

Anônimo disse...

Jimi's vocals on this album are enormously powerful. He takes my breath away especially the song "Desperate dreams" which he sings with so much passion and soul.

Excellent Recommendation and an album that I still hear today.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...