Pois é, nibelungos, lá vem mais uma artimanha desenvolvida para tentar diminuir a troca de arquivos, mas dessa vez, o alvo não são os cimputadores, masos telefones celulares.
Foi aprovado no Japão o teste de um novo sistema capaz de impedir a reprodução de cópias ilegais de músicas nos celulares. A Recording Industry Association Of Japan (RIAJ), as operadoras de telefonia móvel e os sites de downloads japoneses estão desde Setembro negociando um acordo para implementar o DRM (Digital Rights Management) em todos os celulares para impedir o compartilhamento ilegal de músicas protegidas por direitos autorais. O país mais avançado no campo das telecomunicações poderá frear os prejuízos da indústria fonográfica.
O DRM irá verificar todos os arquivos MP3 baixados no celular através de uma base de dados contidos em um servidor. Em seguida, ele enviará mensagens de aviso caso um dos arquivos não possua procedência. Se o telefone não tiver o código para indicar que a música foi comprada legalmente, ela para de tocar. A função para escutar a música “pirateada” será totalmente bloqueada. Uma série de debates para viabilizar o projeto vem sendo realizada neste último semestre e seus testes se iniciarão entre abril de 2010 e janeiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário