sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Todo artista grava um álbum que serve como referência para seu trabalho a partir de então. No caso do veterano Jeff Paris, o excelente “Lucky This Time” me parece ser seu melhor trabalho, seja pela extraordinária coleção de belas canções, seja pelos convidados que participam do álbum. O que você tem aqui é uma coleção de demos (?!?!?!) cuja qualidade é assombrosa, no melhor sentido possível. Todo o material foi remasterizado e soa como um álbum normal, se bem que “normal" não seria o adjetivo que eu escolheria prá descrever as canções desse álbum.

O desfile de AOR começa com “Lucky This Time” e sua introdução de guitarra absolutamente dispensável, mas ela descamba em um heavy mid-pacer de arrepiar, que conta com refrão grudento e melodia fácil de encarar. Logo em seguida “Wrong Side Of Love” arregaça com guitarras salientes e baixo pesado, exatamente como “House On Fire” e não é coincidência: ambas as faixas foram escritas em parceria com a moçada do Mr. Big, ou seja, qualidade garantida.

Outro rocker bem cadenciado surge na excelente “Touched By Love”. Essa faixa me lembra o material mais clássico de Stan Bush, especialmente pela linha vocal. O refrão é marcante e a melodia está entre as melhores do álbum. Em seguida temos “Never Stop Falling”, que havia sido gravada pela Michael Thompson Band em 1989 (cuja versão me agrada amais que esta aqui). Grande som, mid-pacer excelente que conta com as guitarras nocivas de Michael Thompson e backing vocals de Moon Calhoun, o que só enriquece a canção. Já “Jump The Gun” é um rocker bastante simples, com arranjo enxuto mas envolvente, o que não é nenhuma novidade quando você descobre que a canção foi escrita em parceria com o grande Paul Stanley. Já dá prá ter idéia do que lhe aguarda aqui...hehehe.

Um excelente radio friendly AOR você encontra em “Stop Playin’ With My Heart” e seu refrão grudento que conta com os luxuosos backing vocals de Moon Calhoun. Canção prá ser ouvida no volume máximo, sem a menor sombra de dúvida. Seguimos com “After The Tears Are Gone”, outro grande destaque do álbum. Esse mid-pacer é contagiante, com melodia crescente e refrão explosivo que conta com os backing vocals e guitarras de Brett Walker, co-autor da faixa. Ouça no volume máximo sem medo de errar. Já “Baby Break Mine” é outro rocker, e que conta com as guitarras de Mike Gray. Apesar de não ser nenhuma maravilha, a canção não é ruim e conta com a bridge bem bacana, mas não curto a direção que a melodia toma a partir dali. Outro heavy mid-pacer chega em “Rest In Pieces”, que conta com refrão bacana, mas que não impressiona também.

“State Of The Heart” traz as guitarras de Jan Kuehnemund – da Vixen – num rocker bem ao estilo da banda das meninas, ou seja, guitarras cortantes e baixo pulsante garantem a alta qualidade da canção que bem poderia ter sido gravada em dueto. Mas ainda assim, faz bonito e merece sua atenção, assim como o mid-pacer “Lifeline”, com linha e baixo e guitarra bacana mas que, sinceramente, soa um pouco perdida no contexto do álbum.

Na reta final a baladaça “Matter Of Time” – escrita em parecria com Gregg Tripp – mostra como se deve fazer esse tipo de canção: melodia suave, arranjo muito bem construído e andamento perfeito, com tratamento acústico de primeira linha. Um tiro certeiro no seu pavilhão auditivo, mas “Gypsy Heart” exagera no clichê das hard ballads e, por isso, fica muito aquém de suas possibilidades.

De qualquer maneira, “Lucky This Time” é um dos trabalho que mais curto de Jeff Paris, por todos os motivos acima expostos. O fiel retrato de uma época onde o AOR mostrava força apesar das mudanças radicais no mercado internacional. Belíssimo álbum, AOR de primeira grandeza, e álbum mais que recomendado, obrigatório na sua coleção.

JEFF PARIS – Lucky This Time
Released in 1993 through Now And Then U.K.
Cat. # NTHEN6

Tracklist
01. Lucky This Time
02. Wrong Side Of Love
03. House On Fire
04. Touched By Love
05. Never Stop Falling
06. Jump The Gun
07. Stop Playin’ With My Heart
08. After the Tears Are Gone
09. Baby Break Mine
10. Rest In Pieces
11. State Of The Heart
12. Lifeline
13. Matter Of Time
14. Gypsy Heart


Musicians
Jeff Paris - vocals, all instruments
Guest Musicians
Michael Thompson - guitar
Jan Kuehnemund - guitar
Mike Gray - guitar
Brett Walker - guitar, backing vocals
Moon Calhoun - backing vocals
Patrice Banks - backing vocals

Um comentário:

Anônimo disse...

Excellent recommendation!! and there are some killer songs on this album.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...