sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Seu nome já era bastante conhecido há uma década – enquanto era vocalista do Scandal – quando, em 1992, a norte-americana Patty Smyth lançou seu segundo álbum solo. Com sonoridade muito mais AC Rock do que o AOR que a consagrou, esse álbum mostra uma outra faceta da vocalista que só veio a melhorar com os anos. Seus álbuns passaram a ser cada vez mais trabalhados e de qualidade cada vez maior e, além disso, sempre contando com músicos de ponta e colaborações nas composições – nesse álbum, especificamente - de gente como Glen Burtnick, Kevin Savigar, Jesse Harms e Jon Dee Graham (entre outros) e que teve a produção de Roy Bittan, tecladista da E Street Band que acompanha Bruce Springsteen.

A primeira canção do álbum é a belíssima “No Mistakes” (#4 no U.S. AC Rock Chart), um mid-pacer bem intimista e com arranjo incrivelmente suave que recebe muito bem os vocais de Ms. Smyth. Gosto muito dos teclados harmônicos e da linha de guitarra bastante discreta dessa canção, cujo vídeo pode ser visto aqui. Outro destaque do álbum, mas em outra direção, é a bacanérrima “Too Much Love”, onde a guitarra dispara riffs ao longo da melodia bem marcada pela bateria e baixo. O refrão é simples e marcante e a melodia embalada se apresenta como um belo contraste em face da primeira canção. Outro destaque aqui, sem dúvida. Outro rocker é “Make Me A Believer” onde as guitarras assumem controle, mas sempre seguidas de perto pela bateria nessa canção que me lembra muito o estilo da canadense Sass Jordan, o que já serve de boa recomendação por si só.

Em seguida temos a baladaça “Sometimes Love Just Ain’t Enough”, um dueto emocionante com ninguém menos que Don Henley. Acompanhado de um vídeo muito bacana (e que pode ser visto aqui) o single chegou fácil a posição #1 no U.S. AC Rock Chart e #2 no Billboard Hot 100 (o único single #1 da carreira de Smyth) com uma melodia delicada e arranjo muito bem trabalhado, cheio de camadas a serem descobertas a cada audição. Uma belíssima canção que merece sua atenção, especialmente se você tiver companhia por perto...hehehe. Já a excelente “Out There” chega para animar o ambiente com melodia muito semelhante ao que o Scandal fazia, mas com tratamento AC Rock que lhe cai tão bem. Essa é uma daquelas canções perfeitas para serem ouvidas na estrada, com as janelas abertas. Já o arranjo de “River Of Love” é mais sofisticado e apresenta uma quebrada de bateria e riffs de guitarra ao longo da melodia. É uma boa canção, mas nada que mereça comemoração.

Retomando a aura rocker que lhe cai perfeitamente, Patty Smyth manda muito bem na ótima “My Town”, canção de arranjo simples e com guitarras precisas que costuram toda a melodia. Grande som, assim como a excelente “Shine”, um mid-pacer com andamento bem marcado e linha vocal muito bacana, assim como o arranjo todo trabalhado e muito bem construído. E mais um rocker despretensioso e muito bacana é “One Moment To Another”, talvez a canção que mais remeta ao som do Scandal, especialmente no refrão onde os backing vocals se fazem notar, além de ter a melodia toda construída sobre as guitarras, da mesma maneira que sua antiga banda. Belo som que é um tremendo contraste com a balada “I Should Be Laughing”, uma canção bastante delicada que merece mais de uma audição. Gosto muito da guitarra acústica e da linha de baixo, sem falar nos vocais. Talvez não fosse a melhor canção para fechar o álbum, mas é um dos destaques do álbum, sem a menor sombra de dúvida.

Um belo álbum de AC Rock que não só resgatou uma bela vocalista, mas que também mostrou à crítica e público que nem só de AOR Patty Smyth vivia. Sua versatilidade e bom gosto como artista ficou ainda mais evidente nesse trabalho que considero um de seus melhores e que, por isso mesmo, trago muito bem recomendado às nibelungas e nibelungos da casa.

PATTY SMYTH – Patty Smyth
Released on 18th 1992, through MCA Records
Cat. # MCD10633

Tracklist
01. No Mistakes
02. Too Much Love
03. Make Me A Believer
04. Sometimes Love Just Ain't Enough (with Don Henley)
05. Out There
06. River Of Love
07. My Town
08. Shine
09. One Moment To Another
10. I Should Be Laughing


Musicians
Patty Smyth - Lead Vocals
Tim Pierce - guitars
Rusty Anderson - guitars
Jimi Ripp - guitars
Roy Bittan - keyboards
John Pierce - bass
Kenny Aronoff - Drums, Percussion
Suzie Davis - Backing Vocals
Sheryl Crow - Backing Vocals
Gia Ciambotti - Backing Vocals
Kip Lennon - Backing Vocals
Arnold McCullough - Backing Vocals
Terry Young - Backing Vocals
Robert Molnar - Backing Vocals
Ruby's Class - Backing Vocals

2 comentários:

Anônimo disse...

Great musicians appear on this album and your description of the songs are always pleasing to read.

Rafa Librenz disse...

Não achei em lugar nenhum. =\

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...