sexta-feira, 19 de março de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O canadense Stan Meissner nunca teve o devido reconhecimento pelas suas inestimáveis contribuições ao universo AOR, seja como compositor/produtor, seja como intérprete. E visando amenizar o prejuízo, a recomendação dessa semana traz o excelente “Undertow”, um dos álbuns que mais gosto em minha coleção e que me custou muito tempo e uma boa dose de grana prá conseguir. O cara pratica um AOR bem tradicional e absolutamente radio-friendly, sempre com muita qualidade. Se você não conhece o trabalho dele, imagine uma mistura entre Richard Marx, Eddie Money e Stan Bush...esse é Stan Meissner.

O álbum abre com “It’s No Secret” um torpedo que, logo de cara, joga o nível nas nuvens; rocker construído sob guitarras ríspidas e certeiras, que somadas à um refrão explosivo parece não poder ter comparação no resto do álbum. Mas logo no início de “River Of Love” você percebe que o álbum ainda vai render muito, já que esse mid-pacer – escrito em parceria com Glen Burtnik - mantém o alto nível da canção anterior e, uma vez mais, apresenta refrão que não sai da cabeça e tem a melodia calcada no baixo e guitarra acústica discretamente passeando ao fundo, mas surpreende com o solo de sax. Já “No Way Out” deixa a peteca cair e não consegue empolgar – pessoalmente - e culpo a melodia que se alterna constantemente, especialmente no refrão.

Já o mid-pacer “Someone Like You” recupera o selo de qualidade e faz bonito com sua melodia liderada por bateria e teclados, com o baixo aparecendo ao fundo e as guitarras discretamente se fazendo presentes. Uma belíssima canção, sem a menor sombra de dúvida. Retoma-se o caminho mais rocker com “If It Takes All Night”, um AOR carregado de guitarras e teclados sob medida e com um refrão daqueles!!! Uma pancada que emociona até a mais insensível das criaturas, pode apostar. Mais um destaque surge no mid-pacer “Shelter In My Heart”, com sua guitarra acústica e piano acompanhados por guitarras e bateria, e que traz a colaboração do grande Jesse Harms na composição, o que por si só significa qualidade aos montes.

O rocker “Day After Day” foi composto em parceria com Billy Sherwood, mas essa se canção se perde no refrão, justamente o momento em que tudo deve ser perfeito. Além disso não me agradam os teclados, mas a linha da guitarra é bacana. Mas você supera isso tudo quando “When I Look In Your Eyes” começa impiedosamente com a bateria programada e piano acompanhando o baixo e teclados. Uma belíssima balada que mostra como elementos hi-tech não precisam deixar uma boa canção com aquele som enlatado. Coisa de quem sabe muito bem o que faz, e outro exemplo desse talento surge na matadora “I Don’t Believe It’s Over”, outro AOR certeiro que traz as guitarras para a frente, juntamente com a bateria e baixo, ambos pesados. O refrão é um caso a parte e conta com os vocais de Carl Dixon, co-autor desse paulada sonora. O álbum fecha com a emocionante “The Lucky One”, uma balada cuja melodia foi construída sob uma base de guitarra acústica, baixo envolvente e um teclado quase imperceptível, assim como a bateria. Certamente, uma das melhores canções de todo o catálogo do canadense. Ouça e tente não se emocionar.

Em resumo, esse álbum é ridiculamente espetacular. Stan Meissner tem um talento peculiar para criar melodias que, mesmo encerradas dentro de um estilo bem determinado, conseguem soar diferentes umas das outras e surpreender quem tem a sorte de ouvir seus álbuns. Um dos melhores álbuns de AOR da minha coleção, afirmo sem medo de errar, e que por isso, recomendo aos amigos da casa. Mais que recomendável, é obrigatório.

STAN MEISSNER – Undertow
Released in 1992 through Duke Street Records
Cat. # DSRD 31077

Tracklist
01. It's No Secret
02. River Of Fire
03. No Way Out
04. Someone Like You
05. If It Takes All Night
06. Shelter In The Heart
07. Day After Day
08. When I Look In Your Eyes
09. I Don't Believe It's Over
10. The Lucky One

Musicians
Stan Meissner – vocals, all instruments
Guest Musicians
Peter Cardinali - bass
Pat Perez - soprano sax solo
John Panchyshyn - saxophone solo
Carl Dixon - backing vocals
Terry Crawford - backing vocals
Lori Yates - backing vocals

2 comentários:

Anônimo disse...

More goosebumps!!!!!hahahahahahah

I have the original album and I can definitely say the same, that it took time to track it down.

The entire album is a KILLER.

Anônimo disse...

Stan Meissner composed a song on Celine Dion's album (Unison)in 1990 titled "If we could start over", which is a stunning ballad. I recommend to all Stan Meissner fans to check it out.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...