sexta-feira, 26 de março de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Sempre que se fala em AOR a Suécia é lembrada, e não por acaso. Casa de alguns dos maiores nomes do universo dos bons sons, o país nos apresentou a Alyson Avenue em 2000 com o fabuloso álbum “Presence Of Mind”. Trazendo todos os elementos mais tradicionais do AOR escandinavo – leiam-se guitarras e teclados aos montes – a banda ainda contava com o tremendo talento vocal de Anette Blyckert (pseudônimo de Anette Olzon), além de uma banda muito técnica que só vinha a acrescentar ao resultado final. Cabe aqui destacar o tecladista Niclas Olsson, autor de absolutamente todas as canções do álbum.

O álbum abre com “Free Like The Wind”, apresentando base de guitarras bacana e uma bela performance vocal de Ms. Blyckert, mas essa canção não é nenhuma pérola e, por isso mesmo, achei uma escolha estranha prá abrir o álbum. Eu teria escolhido “Every Now & Then” com seus teclados e baixo em primeiro plano que moldam a melodia quase como um mid-pacer que se transforma num AOR visceral já na primeira bridge, e descamba num refrão poderoso e memorável. Um torpedo sonoro que certamente vai agradar aos mais veteranos no assunto e que surge como um dos grandes destaques desse álbum. Já “Lost & Lonely” mescla os melhores elementos das duas canções anteriores e obtém resultado excelente: um AOR com melodia empolgante e com guitarras mais pesadas, acompanhadas de perto por teclados ocasionais, porém precisos. Outro destaques do álbum, pode apostar.

A melodia de “Tell Me You Love Me (Or Leave Me)” traz linha de bateria bem bacana logo no início, mas na bridge ela adota postura mais tradicional e se mostra um mid-pacer totalmente radio-friendly, onde os teclados tem mais destaque apesar da constante presença das guitarras. Gosto muito do andamento dessa canção e da linha de baixo que, apesar de discreto, se faz perceber. Belíssima canção, assim como a bacanérrima “One Desperate Heart” que surge na sequência com o baixo em primeiro plano e guitarras sempre cortantes, além da melodia perfeita. Outro destaque desse grande álbum. Outra canção que merece destaque é “Call Out My Name”, uma balada que se apresenta mais pesada nos versos e bridges, mas que muda o approach no refrão – cortesia dos teclados – e surpreende de maneira excelente. Ah, o solo de guitarra é um caso à parte...

Outro pancada chega com “Walk Away”, desde o início se mostrando absolutamente um legítimo radio-friendly AOR, graças ao arranjo bem cortado e à melodia absolutamente envolvente e que destaca os dotes vocais de Ms. Blyckert. Guitarras por todos os lados e teclados idem, essa canção é – pasme! – mais um destaque desse belíssimo álbum. O bacana heavy mid-pacer que surge em “It’s In Your Eyes” mantém as guitarras em primeiro plano, juntamente com o baixo pulsante, e jogando os teclados para o fundo da sala, mas sem fazê-los desaparecer completamente. Belo arranjo, melodia certeira...destaque fácil fácil. E prá não sair muito da receita, “Without Your Love” é outro heavy mid-pacer bem bacana, mas que traz melodia diversa da canção anterior, portanto não espere mais do mesmo. Isso prá não falar do refrão, mais agressivo e memorável, mesmo sem soar pesado. Gosto bastante da linha de bateria dessa canção e a linha vocal é uma das melhores do álbum. Com tudo isso, não tem como não ser destaque...hahaha.

Na reta final temos “All This Time”, esse sim um mid-pacer bem tradicional e muito, muito bacana. Sintetizadores criam uma base discreta por onde guitarras e baixo desfilam acompanhando vocais muito bem postados, e tudo cadenciado pela bateria bem simples, mas muito eficiente. E “One Touch” fecha o álbum e maneira excelente, em um mid-pacer que mostra que se pode variar – e muito – dentro de um mesmo estilo. Mas isso requer muito talento meu caros, e é justamente aí que a coisa complica prá muita gente.

Resumo da ópera: um excelente álbum de AOR escandinavo que deve figurar em sua coleção. A banda ainda gravaria mais um álbum em 2004, mas sem o mesmo brilho deste trabalho. A vocalista Anette Blyckert deixou oficialmente a Alyson Avenue em 2007 para juntar-se aos finlandeses do Nightwish. Desde então Arabella Vitanc assumiu a posição de vocalista, mas a banda não gravou outro álbum – infelizmente – apesar de se apresentar frequentemente na Europa. Enquanto isso, aproveite o hiato da banda e corra atrás de seus dois álbuns, mas se tiver que escolher entre eles, aposte sem medo neste aqui. Satisfação garantida...

ALYSON AVENUE – Presence Of Mind
Released in 2000 through AOR Heaven
Cat. # Alyson01

Tracklist
01. Free Like The Wind
02. Every Now & Then
03. Lost & Lonely
04. Tell Me You Love Me (Or Leave Me)
05. One Desperate Heart
06. Call Out My Name
07. Walk Away
08. It's In Your Eyes
09. Without Your Love
10. All This Time
11. One Touch


Lineup
Anette Blyckert – all vocals
Niclas Olsson - keyboards, backing vocals
Thomas Loyska - bass, acoustic guitar
Roger Landin - drums
Jarmo Piiroinen - guitars

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...