Anunciei aqui que o Toto fará alguns shows na Europa para ajudar o grande Mike Porcaro, ex-baixista da banda que luta contra uma esclerose lateral amiotrófica. Não bastasse o lineup da banda ser dos melhores, não posso deixar de expressar minha opinião pessoal sobre Joseph Williams (foto), que assume os vocais do Toto nesse momento.
Nunca foi segredo minha predileção pelos vocais de Mr. Williams, e o considero o melhor vocalista que a banda já teve, mesmo reconhecendo o belíssimo trabalho de Bobby Kimball e Fergie Frederiksen. E olha que, naquele distante 1985, Steve Lukather queria que Eric Martin tivesse assumido a função, mas ele preferiu seguir com sua carreira solo naquele monento. Ainda bem...
O que mais me agrada nas performances de Williams é sua versatilidade e maleabilidade. Ele transita facilmente pelo lado mais rocker da banda, mas não tem nenhum problema em desfilar tranquilamente pelos mid-pacers e baladas tão características do Toto. Não por acaso os álbuns "Fahrenheit" e "The Seventh One" (especialmente) figuram entre os meus preferidos de todo o catálogo da banda. Além disso, Joseph Williams é um dos mais respeitados nomes do cenário westcoast contemporâneo.
E não poderia ser diferente. Acompanho sua carreira solo desde 1986, e tive a oportunidade de vê-lo ao vivo com o Toto em 5 oportunidades, durante a Seventh One Tour. Não bastasse isso, sua discografia solo e os inúmeros projetos dos quais fez parte, além dos incontáveis álbuns dos quais participou como convidados e outras tantas trilhas sonoras onde se fez presente são mais que suficientes prá mostrar algumas das qualidades que Joseph Williams tem.
Como amigo de longa data de todos os integrantes do Toto, e especialmente de Mike Porcaro, sua escolha para retomar o posto de frontman da banda nessa ocasião me parece mais que adequada. Além disso, os fãs certamente serão agraciados com um setlist que privilegiará os monstruosos álbuns lançados pelo Toto em 1986 e 1988.
Infelizmente, essas apresentações não significam que o Toto retomará suas atividades e, muito menos, que Joseph Williams abandonará sua bem sucedida carreira solo. Mas quem sabe, em um futuro próximo, não volto aqui trazendo a notícia da volta do Toto e, quem sabe, com Mr. Williams!
Sonhar não custa muito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário