sexta-feira, 23 de abril de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A Espanha sempre teve muita cosia bacana além das praias, do futebol e da sangria, e a Nexx era uma dessas coisas. Uma das grandes surpresas de 2003, o quinteto fazia AOR de alta qualidade e deixou sua marca no universo dos bons sons, especialmente a vocalista Patricia Tapia que cantava muito. Mas a banda toda era extremamente técnica e isso só acrescentava qualidade ao excelente “Colours”, primeiro álbum da banda que, infelizmente, só lançaria mais um álbum, e muito inferior a este aqui.

A poderosa “Arches Of Faith” abre o álbum e, pessoalmente, acho a melhor canção da banda. A introdução suave, com guitarras, teclado e voz parece anunciar uma balada, mas logo a bateria surge e as guitarras se transformam, conferindo mais energia à melodia já empolgante. E quando Ms. Tapia solta a voz no refrão você certamente pensa “Caramba, como canta essa mulher!!!”. E canta mesmo. Enquanto se recupera do impacto da primeira canção, o excelente mid-pacer “Remember” apresenta outra melodia muito bem construída, com baixo pulsante e guitarras que se apresentam mais notadamente no refrão que, uma vez mais, é explosivo. Outra pancada sonora que você aceita com prazer é a bacana “Get Fire”, que chega mostrando um lado mais pesado em relação às canções anteriores. A linha de guitarra e bateria é visceral e Ms. Tapia mostra sua versatilidade vocal sem medo. Se não é uma das melhores faixas do álbum, é uma das mais interessantes.

A baladaça “Indifference” se apresenta na sequência com arranjo muito bacana, especialmente a alternância entre a linha piano/voz e a apresença da banda toda entre os versos e refrão. Construção melódica também interessante, o que faz com que essa canção seja mais um destaque desse álbum. O interlúdio instrumental “Sitting There” prepara terreno para o mid-pacer “Wake Up” e suas guitarras gritantes acompanhadas pelo baixo e bateria sempre marcantes, e tudo amarrado pelo refrão arrepiante. De volta à atmosfera mais melodic rock temos a ótima “After The Storm”, com andamento bastante cadenciado e melodia simples, mas muito bacana. O refrão é daqueles próprios prá tocar em rádio, o que deixa a canção toda mais fácil de digerir e, por isso, a considero outro destaque desse álbum.

Depois de tanta coisa boa, a banda deixa a peteca cair em “In A Blue Moon” porque, pessoalmente, acho que o arranjo mais hard dessa canção soa muito com outras duas e isso me dá a sensação de “mais do mesmo”, mas justiça seja feita, gosto muito das bridges e do refrão. Outra balada bem bacana surge em “One More Day”, no surpreendente formato piano/voz – em toda a primeira parte da canção - que só faz ressaltar a capacidade e qualidade vocal de Patricia Tapia. O arranjo é muito bacana e a melodia ainda mais. Outro destaque do álbum, com toda certeza.

A introdução vocal de “Good Time Comes” aponta na direção mais rocker do álbum e as guitarras só confirmam essa suspeita. A melodia é bem simples e a métrica ainda mais, mas o resultado final é bacana, especialmente o refrão. Outra canção que surpreende é “If You Could Read My Mind”, com o arranjo dos versos sempre numa levada mais westcoast, mas isso se alterna nas bridges absolutamente melodic rock. Essa alternância de ares confere um brilho especial à canção, isso sem falar no refrão marcante. Belíssima canção, mas o melhor ainda estava para chegar: a destruidora “40 Days And 40 Nights” é arrepiante, com seu arranjo piano/voz que deixa ainda mais evidente a qualidade vocal de Ms. Tapia. A melodia é linda em sua simplicidade e considero esse o grande segredo dessa canção. Grande maneira de fechar o álbum.

Em suma, caríssimas e caríssimos, considero esse álbum um dos mais interessantes que tenho na minha coleção. Certamente não é o mais bem construído ou o mais coeso, já que a banda passeia por mais de um território e nem sempre acerta. Entretanto, as canções que despontam no tracklist são mais do que suficientes prá justificar a compra do álbum e, acredite, o investimento vale – e muito – a pena. Com sete anos nas costas, esse trabalho dá cacete em muita novidade por aí, pode acreditar. Altamente recomendado...

NEXX – Colours
Released in 2003, through Now & Then
Cat. # NTHEN46

Tracklist
01. Arches Of Faith
02. Remember
03. Get Fire
04. Indifference
05. Sitting There
06. Wake Up
07. After The Storm
08. In A Blue Moon
09. One More Day
10. Good Time Comes
11. If You Could Read My Mind
12. 40 Days And 40 Nights


Lineup
Patricia Tapia - vocals
Bernardo Llobregat - guitars
Oscar Perez - drums
Jose A. de La Banda - bass
Francisco J. Rodriguez - keyboards

6 comentários:

Anônimo disse...

ohhhhh boy!!!!!!!!!!!!!!! Not the goosebumps again!!!!!

Your personal recommendation of this album has got me worth checking out.

Anônimo disse...

Surprisingly I discovered that there are two bands called Nexx.

1) Nexx is a band from Sweden. It comprises of three members, Johanna “Jo” Eriksson, Robert Skowronski and Sebastian Zelle . These two guys is former members from groups like Supernatural and Natural Ex

2) Nexx is a rock band from Spain with Patricia Tapia performing vocals.

I heard the song "Remember" and it appealed to me. Her vocals are great. Now I'm on the hunt!!!!

Thanks a million Juba

jester disse...

Concordo totalmente. Grande banda. Tem tambem algumas demos em espanhol que sao interessantes( a versao de 40 days é matadora)e um bootleg(2005) com audio razoavel que é bem legal(tem a Cover de Eye in the sky do Alan Parsons).
Parabens pelo blog
Juliano
Brasilia

Anônimo disse...

Jester, I don't understand spanish very well, except for the first four words and I am writing to say thanks.

jester disse...

Adriana

I said that I agree with you. They are a great band. They have some demos in spanish that are very interesting and a bootleg(2005)with a good sound quality(with a cover Eye in the Sky from Alan Parsons).
Cheers from Brazil! Adriana

Anônimo disse...

Thank you, and also too our wikipaedia friend Juba San

Cheers from sunny Australia

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...