A norueguesa Aina Olsen deixou seu nome marcado no universo dos bons sons em 1988, quando lançou “Living In A Boy’s World”, em 1988. Como a Noruega não tem tradição no cenário, esse álbum desapareceu rapidamente nas trevas do esquecimento. Entretanto, em 2005, os executivos da finada gravadora alemã MTM resgataram esse trabalho e acrescentaram cinco bonus tracks ao tracklist. Tenho ambas as edições e, em nome do bom senso, trago o review da re-edição de 2005 por causa das bonus tracks.
“Rocks Off” abre o álbum com guitarras e baixo em primeiro plano, além do teclado que, apesar de bastante discreto, se faz perceber. A melodia é bem bacana e o refrão cumpre seu papel: se enfia em sua cabeça e não sai de lá muito cedo. Um dos destaques do álbum, certamente. Já “I Must Be In Love” é até boazinha, tem refrão fácil, mas não me agrada por algum motivo. Confesso que tenho uma certa dificuldade em localizar exatamente o ponto fraco nessa canção, mas ela não me convence. Já a baladaça “Believe In Me” tem interpretação excelente, melodia linda e letra igualmente. Mas vale ressaltar que essa canção é do canadense Paul Janz e não de Ms. Olsen, mas isso pouco importa já que ela não detona o material; ao contrário, fez jus à versão original. Outro destaque do álbum. Com sonoridade típicamente 80’s – como não poderia deixar de ser – “Shot Down In Flames” se destaca como um rocker bem direto, com guitarras simples e arranjo idem, mas creio ser essa simplicidade o grande segredo dessa canção. Recomendo ouvir no volume máximo, especialmente o refrão no mais característico estilo do Scandal.
Outra balada se apresenta em “You, Babe You” e essa canção me lembra Fiona Flanagan, sobretudo na construção melódica. Gosto bastante das guitarras e backing vocals nessa canção, sem contar a melodia, que é bem amarrada sem ser complicada. Mais um destaque do álbum, assim como “Living In A Boy’s World”, que tem início enrolado mas que se desenvolve numa bela canção, e que só não é melhor – na minha opinião – porque carrega nos teclados em alguns momentos, mas nada que a desabone. Pode conferir sem medo! E eis que surge um mid-pacer na bacana “A Love Forever Story” com sua melodia envolvente e, aleluia!, guitarras e teclados na dose certa. Ouça sem a menor moderação que a satisfação é garantida! Seguimos com “I Need To Know”, uma excelente balada construída sob a linha de baixo por onde guitarras suaves surgem esporadicamente numa melodia toda amarrada pelo sintetizador discretíssimo. Outro destaque desse álbum, sem dúvida alguma.
Infelizmente, o rocker “Pleasure & Pain” não mantém as boas qualidades das canções anteriores e se destaca negativamente. Mas você já estava no lucro porque a edição original do álbum terminava aqui, e depois de nove canções, uma delas desandar não fazia lá muita diferença. Mas chegam agora as bonus tracks, e “Save Me Father” traz peso e guitarras mais ácidas (por assim dizer) ao contrário do resto do material no álbum. Não é uma canção ruim, mas destoa muito do conjunto e por isso não me agrada aqui. E “It’s Raining, It’s Pouring” não é muito diferente, mas a sonoridade dessa canção me remete ao Heart circa 1993, o que é bom sinal. Não é uma maravilha, mas já supera a canção anterior. E eis que “Too Good To Be True” e “If I Can’t Have You” lavam a alma e ouvidos. Ambas são monstruosos radio friendly AOR, daqueles que fazem arrepiar a corcova do camelo, meus caros! Duas pancadas que merecem sua atenção, sem dúvida. Mas “Shake You Good” faz desandar o caldo e joga um pouco de estrume no ventilador, mas não é nada que estrague o resultado final
Resumo da ópera: essa re-edição serve – e muito – como resgate, já que o álbum custava uma barbaridade até ressurgir nas lojas. Entretanto, o conjunto todo funciona perfeitamente até o final das dez faixas originais, já que das cinco bonus tracks, apenas duas me parecem valer a pena. Seja como for, é um álbum bem bacana e que merece um espaço na sua coleção, como amante dos bons sons. Pode apostar que eu garanto...
AINA – Living In A Boy’s World
Released in 1988 through Polygram
Cat. # 834 475-2
Re-released in 2005 through MTM
Cat. #0681-143
Tracklist
01. Intro
02. Rocks Off
03. I Must Be in Love
04. Believe in Me
05. Shot Down in Flames
06. You Babe You
07. Living in a Boy's World
8. A Love-Forever Story
09. I Need to Know
10. Pleasure and Pain
11. Save Me Father (Bonus Track)
12. It’s Raining, It’s Pouring (Bonus Track)
13. Too Good To Be True (Bonus Track)
14. If I Can’t Have You (Bonus Track)
15. Shake You Good (Bonus Track)
Musicians
Aina Olsen - vocals
Rolf Graf - programming, keyboards
Sven Dag Hauge - guitars
Marius Miller - guitars
“Rocks Off” abre o álbum com guitarras e baixo em primeiro plano, além do teclado que, apesar de bastante discreto, se faz perceber. A melodia é bem bacana e o refrão cumpre seu papel: se enfia em sua cabeça e não sai de lá muito cedo. Um dos destaques do álbum, certamente. Já “I Must Be In Love” é até boazinha, tem refrão fácil, mas não me agrada por algum motivo. Confesso que tenho uma certa dificuldade em localizar exatamente o ponto fraco nessa canção, mas ela não me convence. Já a baladaça “Believe In Me” tem interpretação excelente, melodia linda e letra igualmente. Mas vale ressaltar que essa canção é do canadense Paul Janz e não de Ms. Olsen, mas isso pouco importa já que ela não detona o material; ao contrário, fez jus à versão original. Outro destaque do álbum. Com sonoridade típicamente 80’s – como não poderia deixar de ser – “Shot Down In Flames” se destaca como um rocker bem direto, com guitarras simples e arranjo idem, mas creio ser essa simplicidade o grande segredo dessa canção. Recomendo ouvir no volume máximo, especialmente o refrão no mais característico estilo do Scandal.
Outra balada se apresenta em “You, Babe You” e essa canção me lembra Fiona Flanagan, sobretudo na construção melódica. Gosto bastante das guitarras e backing vocals nessa canção, sem contar a melodia, que é bem amarrada sem ser complicada. Mais um destaque do álbum, assim como “Living In A Boy’s World”, que tem início enrolado mas que se desenvolve numa bela canção, e que só não é melhor – na minha opinião – porque carrega nos teclados em alguns momentos, mas nada que a desabone. Pode conferir sem medo! E eis que surge um mid-pacer na bacana “A Love Forever Story” com sua melodia envolvente e, aleluia!, guitarras e teclados na dose certa. Ouça sem a menor moderação que a satisfação é garantida! Seguimos com “I Need To Know”, uma excelente balada construída sob a linha de baixo por onde guitarras suaves surgem esporadicamente numa melodia toda amarrada pelo sintetizador discretíssimo. Outro destaque desse álbum, sem dúvida alguma.
Infelizmente, o rocker “Pleasure & Pain” não mantém as boas qualidades das canções anteriores e se destaca negativamente. Mas você já estava no lucro porque a edição original do álbum terminava aqui, e depois de nove canções, uma delas desandar não fazia lá muita diferença. Mas chegam agora as bonus tracks, e “Save Me Father” traz peso e guitarras mais ácidas (por assim dizer) ao contrário do resto do material no álbum. Não é uma canção ruim, mas destoa muito do conjunto e por isso não me agrada aqui. E “It’s Raining, It’s Pouring” não é muito diferente, mas a sonoridade dessa canção me remete ao Heart circa 1993, o que é bom sinal. Não é uma maravilha, mas já supera a canção anterior. E eis que “Too Good To Be True” e “If I Can’t Have You” lavam a alma e ouvidos. Ambas são monstruosos radio friendly AOR, daqueles que fazem arrepiar a corcova do camelo, meus caros! Duas pancadas que merecem sua atenção, sem dúvida. Mas “Shake You Good” faz desandar o caldo e joga um pouco de estrume no ventilador, mas não é nada que estrague o resultado final
Resumo da ópera: essa re-edição serve – e muito – como resgate, já que o álbum custava uma barbaridade até ressurgir nas lojas. Entretanto, o conjunto todo funciona perfeitamente até o final das dez faixas originais, já que das cinco bonus tracks, apenas duas me parecem valer a pena. Seja como for, é um álbum bem bacana e que merece um espaço na sua coleção, como amante dos bons sons. Pode apostar que eu garanto...
AINA – Living In A Boy’s World
Released in 1988 through Polygram
Cat. # 834 475-2
Re-released in 2005 through MTM
Cat. #0681-143
Tracklist
01. Intro
02. Rocks Off
03. I Must Be in Love
04. Believe in Me
05. Shot Down in Flames
06. You Babe You
07. Living in a Boy's World
8. A Love-Forever Story
09. I Need to Know
10. Pleasure and Pain
11. Save Me Father (Bonus Track)
12. It’s Raining, It’s Pouring (Bonus Track)
13. Too Good To Be True (Bonus Track)
14. If I Can’t Have You (Bonus Track)
15. Shake You Good (Bonus Track)
Musicians
Aina Olsen - vocals
Rolf Graf - programming, keyboards
Sven Dag Hauge - guitars
Marius Miller - guitars
Um comentário:
Great review. Although I prefer Fiona's version of 'Living in a boys world', she sings it with full of energy.
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