sexta-feira, 2 de julho de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A norte-americana Jaime Kyle já era compositora de respeito no cenário AOR quando lançou “Back From Hollywood”, em 1996. Seguindo a mesma linha de seu álbum anterior, o material apresentado aqui varia entre rockers viscerais, mid-pacers empolgantes e baladas incríveis. Certamente, algumas dessas canções você já ouviu em outras vozes, mas aqui você tem a versão da própria autora. E acredite, não fica devendo absolutamente nada à quem já teve o prazer de gravar canções assinadas por Ms. Kyle.

O álbum abre com “The Best Of My Heart”, um maravilhoso radio friendly AOR que dá a tônica do álbum, ou pelo menos, de parte dele. Um belo trabalho de guitarra somado aos poderosos vocais de Ms. Kyle completam a melodia mais que contagiante, tudo concentrado num refrão explosivo e arrasador. Um dos grandes destaques da carreira dessa loira natural de Kentucky. Em seguida “Everything But Love” chega e mantém o mesmo nível que a canção anterior, já que apresenta os mesmos ingredientes, mas não espere simplesmente “mais do mesmo”. Um belo rocker, com arranjo até simples mas muito bem amarrado, e que conta com um refrão marcante. Outra bela canção, assim como “Understanding”, mid-pacer cativante e que me faz lembrar de Stan Bush, melodicamente falando. Toda a estrutura dessa canção remete aos trabalhos de Mr. Bush e até mesmo a interpretação de Ms. Kyle, e se essa comparação não lhe convencer, sinceramente, não sei o que o faria...hehehe.

Essa “Bed Of Roses” foi regravada por Faith Hill – estrela country norte-americana – mas aqui ela recebe o tratamento rocker com que foi concebida, e a diferença é gritante. As guitarras são muito mais agressivas, o vocal mais postado e o approach AOR transformam uma canção mediana em algo muito melhor. Ouça no volume máximo, assim como “Love Comes Unwound”, outro destaque do álbum com seu arranjo bem equilibrado entre peso e suavidade. Um mid-pacer excelente, uma das canções que mais curto nesse álbum e, sem dúvida, um dos destaques desse trabalho. E imagino que você já conheça “Stranded”, baladaça que foi gravada pelo Heart em 1990. A estrutura da canção se manteve intocada, mas aqui fica bastante evidente a diferença que faz um produtor, mas ambas são excelentes e aqui você pode conferir a versão a própria autora faz de sua canção. Outro destaque do álbum, afirmo sem medo.

Retoma-se o caminho AOR com “Silent Rain”, com sua melodia suave e arranjo envolvente, essa canção parece ter sido retirada daquelas trilhas sonoras dos filmes dos anos 80, além de ter uma das interpretações mais bacanas do álbum. Grande destaque que é seguido por “Crossing Over”, um rocker mais direto e que soa bastante como as duas primeiras canções, especialmente, a bateria e as guitarras. Outra canção que merece sua atenção, assim como a belíssima “How Do I Stop the Tears?”, uma balada forjada na mais tradicional fornalha do AOR, com guitarras discretas, baixo em primeiro plano, bateria pesada e teclados ocasionais, tudo isso amarrado pelos belos vocais de Ms. Kyle. Satisfação garantida ou um aparelho de surdez para você...hehehe. Outro grande destaque do álbum, pode apostar.

Na reta final do álbum “Is There Still Time?” surpreende com uma sonoridade mais acústica, mas a excelente melodia e o arranjo perfeitos compensam a diferença no approach. Ouça sem medo, mas se você prefere a sonoridade mais tradicional, “Back From Hollywood” traz de volta as guitarras e o peso das canções anteriores, e “Where Was I?” fecha o álbum com uma melodia bastante intimista, construída em piano e guitarra acústica. Uma ótima balada que carrega uma aura country em algum lugar, mas sem prejuízo algum, pode acreditar.

Resumindo, caras nibelungas e nibelungos, este é um excelente álbum do mais tradicional radio friendly AOR made in the U.S.A., e que conta não só com grandes músicos, mas especialmente com excelentes canções de uma das mais respeitadas compositoras do universo dos bons sons. Recomendo este “Back From Hollywood” sem medo de errar e corra trás do seu porque ele ainda pode ser encontrado por aí. Acredite, o investimento vale muito a pena.

JAIME KYLE – Back From Hollywood
Released in 1996 through Now & Then Records
Cat. # NTHEN 28

Tracklist

01. The Best Of My Heart
02. Everything But Love
03. Understanding
04. Bed Of Roses
05. Love Comes Unwound
06. Stranded
07. Silent Rain
08. Crossing Over
09. How Do I Stop the Tears?
10. Is There Still Time?
11. Back From Hollywood
12. Where Was I?


Musicians
Jaime Kyle
- vocals, guitar
Guitars - Dale Oliver, Kenny Greenburg, Mark Williams, Paul Pearce, Pat Buchanon, Gary Burnette
Drums - Craig Krampf, Steve Brewster, Mike Demus, Jeffrey Perkins, Greg Marrow
Keyboards - Doug Sizemore, Nick Graham
Bass - Mike Brigardello, Jimmy Lee Sloas, Randy Threet, Giles Reaves
Viola - Tammy Rogers
Organ - Tony Harrell
Piano - Tony Harrell
Backing vocals – Jaime Kyle, Robert White Johnson, Mike Brigardello, Craig Krampf

Um comentário:

Anônimo disse...

What a great line-up of musicians, surely it must be worth the listen.

A great review as always.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...