sexta-feira, 16 de julho de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A canadense Luba Kowalchyk já desfrutava de grande sucesso em sua terra natal, mas ela queria - assim como sua gravadora - figurar nos charts dos U.S.A., e ambos sabiam que algumas mudanças seriam necessárias para se arriscar no mercado norte-americano. Pensando nisso, a Capitol-EMI Of Canada contratou mais de uma dúzia de sessions musicians (onde destaco os bateristas Mickey Curry e Kenny Aronoff, o guitarrista Mike Campbell e o tecladista Paul Shaffer), utilizou sete estúdios ao longo de um ano e meio para que "All Or Nothing" fizesse bonito. Não fez. Pelo menos na terra do Tio Sam, mas isso não quer dizer que o álbum não tenha qualidade. Na verdade, é um dos melhores álbuns de AC Rock made in Canada que tenho em minha coleção.

A introdução tranquila de "Wild Heart" logo revela guitarras que dão mais vida à melodia, sendo que os outros instrumentos se apresentam em seguida, acompanhados dos belos vocais de Luba, em um dos melhores rockers do álbum. Simples e despojada, a canção tem em seu arranjo o seu ponto forte, creio eu. Na sequência, "On My Way" apresenta um rocker bastante comedido e bem marcado, pontuado por uma linha de baixo marcante e guitarras estrategicamente distribuídas pela canção. Se não é um dos destaques, também não é um desperdício. Mas o mid-pacer "Giving Away A Miracle" é bem melhor, e tenho certeza de que agradará aos mais exigentes amantes dos bons sons. Não bastasse a melodia ser aconchegante,o refrão consegue ser explosivo sem ser agressivo. Um dos melhores momentos do álbum, pode apostar.

A balada "No More Words" dá continuidade ao álbum, com seu arranjo predominantemente acústico, pelo menos até pouco mais da metade da canção, onde a canção ganha mais corpo, mas mantendo a suavidade desde o início. Essa é uma das canções que mais gosto neste álbum, assim como o radio-friendly rocker "As Good As It Gets" que apresenta o arranjo uptempo logo de cara, e põe o álbum em outra direção, mantendo a qualidade apresentada até aqui. Outro grande destaque do álbum que é seguido por "Too Much Of A Good Thing", outro mid-pacer matador e com melodia mais animada que a fórmula normalmente dita. Entretanto, o resultado é absolutamente positivo e recomendado.

"Little Salvation" resgata a aura rocker das primeiras canções com propriedade, e se você curtiu as anteriores certamente vai gostar desta aqui, já que não há muita variação entre elas, mas apesar disso, eu curto bastante essa canção. Mas "In Trouble Again" não apresenta o mesmo brilho de outras canções, apesar de o refrão ser bacana. Entretanto, o radio friendly rocker "Milena" recupera os melhores momentos deste álbum e desponta como mais um destaque, assim como os excelente mid-pacers "Promise Me Anything" e "Bringing It All Back Home", ambos entre os melhores momentos deste trabalho.

Se você conhece nomes como Sass Jordan e Melissa Etheridge (inclusive seu álbum mais recente) e curte a sonoridade delas, este álbum cairá como uma luva em sua coleção. Um belo exemplo da musicalidade que o Canadá tinha na época e que, infelizmente, só aproveitou quem estava lá. Enfim, recomendo aos amantes do melhor AC Rock e curioso de plantão. Curto demais este álbum e acredito que qualquer amante dos bons sons também vai curtir. Recomendo sem medo...

LUBA - All Or Nothing
Released in 1989 through Capitol-EMI Of Canada
Cat. # CDP79 3176 2

Track listing
01.Wild Heart
02.On My Way
03.Giving Away A Miracle
04.No More Words
05.As Good As It Gets
06.Too Much Of A Good Thing
07.Little Salvation
08.In Trouble Again
09.Milena
10.Promise Me Anything
11.Bringing It All Back Home

Lineup
Luba: Vocals, Acoustic Guitar
Jeff Smallwood: Guitars, Mandolin, Pedal Steel, Five String Banjo, Background Vocals
Michel Corriveau: Organ, Piano, Wurlitzer, Harmonium, Synthesizers, Background Vocals
Peter Marunzak: Drums, Background Vocals
Guest Musicians
Michael Bell: Additional Bass on "On My Way"
Mike Campbell: Guitar, Bass, Keyboards, Mandolin on "Wild Heart"
Mickey Curry: Drums on "Giving Away A Miracle"
Seth Glassman: Bass
Larry Hughes: Background Vocals
Frank Pagano: Percussion
Steve Reid: Percussion
Paul Shaffer: Piano Solo on "As Good As It Gets"
Dorian Sherwood: Background Vocals
Bette Sussman: Additional Keyboards on "No More Words"
Tom Torre: Fiddle on "Wild Heart"
Jimmy Vivino: Rhythm Guitar on "In Trouble Again", Acoustic Guitar on "Little Salvation", Slide Guitar on "On My Way", Background Vocals
Peter White: Classical Guitar on "Milena"

Um comentário:

Anônimo disse...

Luba....Juba....hahahahahaha

Great review. I prefer her 1986 album. She surely has powerful vocals.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...