Hoje completam dezoito anos que o universo dos bons sons perdeu o mestre Jeff Porcaro (foto), um dos mais inovadores e absurdamente técnicos bateristas que o mundo já viu, além de ser dono de um feeling e requinte incomparáveis. Seus shuffle grooves e a legendária ghost hit permanecem únicos e inigualáveis até hoje. Confira o que esse cara era capaz de fazer clicando aqui, aqui, aqui e aqui. Eu tenho essa vídeo-aula em VHS (mais tarde transferida para DVD) e considero um dos tesouros da minha coleção.
Nascido em Hartford - no estado de Connecticut - Jeff Porcaro começou a tocar bateria aos sete anos de idade, inentivado por Joe Porcaro, seu pai. Mais tarde, ele teve aulas com Bob Zimmitti e Richie Lepore. Porcaro começou a se apresentar profissionalmente tocando na banda de Sonny Bono e Cher e, mais tarde, gravou vários álbuns com o Steely Dan. Também prestou bons serviços à Boz Scaggs, pouco antes de fundar o Toto com seu irmão Steve Porcaro e os amigos Steve Lukather e David Paich.
A discografia que inclui Jeff Porcaro é monstruosamente extensa, mas pode ser conferida aqui e, certamente, haverão álbuns em que você nem imaginava que Mr. Porcaro tinha tocado. Alguns artistas com quem ele trabalhou incluem Michael Jackson (contribuindo também como compositor no histórico álbum "Thriller"), Richard Marx, Go West, Don Henley, Dire Straits, Madonna, Eric Clapton, Bruce Springsteen, Pink Floyd, Elton John, Bee Gees, Peter Frampton, Joe Cocker, Michael McDonald, Christopher Cross e muitos outros.
Jeff Porcaro faleceu no dia 05 de Agosto de 1992, aos aspirar, acidentalmente, uma quantidade letal de veneno enquanto cuidava do jardim de sua casa. Ele tinha 38 anos de idade. Posteriormente, a autópsia revelou outros problemas cardíacos até então desconhecidos por todos.
O Jeff Porcaro Memorial Fund foi criado para beneficiar os departamentos de música e artes da Grant High School em Los Angeles, onde o baterista havia estudado no início dos anos 70. Um maravilhoso concerto em sua homenagem foi realizado no Universal Amphitheater, também em Los Angeles, no dia 14 de Dezembro de 1992. Entre os artistas que se apresentaram estavam Boz Scaggs, Donald Fagen, Don Henley, Michael McDonald, George Harrison, David Crosby, Eddie Van Halen e vários integrantes do Toto.
Uma perda irreparável, sem dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário