A década de 90 sepultou o AOR logo em seu início, mas junto com pavoroso movimento grunge explodia na terra do tio Sam o movimento indie, que revelou uma série de grandes bandas e entre elas estavam os autralianos da Baby Animals. Com seu rock cru e extremamente bem composto, a banda tinha como grande trunfo os poderosos vocais de Suze DeMarchi e uma banda extremamente competente. O resultado foi o melhor possível, e que contou com a exímia produção do veterano Mike Chapman!
O álbum abre com "Rush You", um petardo que impõe respeito desde sua introdução feroz e que muda drasticamente o andamento, revelando uma melodia bastante empolgante e cujo refrão é marcante, e se você tem alguma suspeita assita aqui ao vídeo dessa canção, lançada como segundo single do álbum. Antes que você se recupere da dose cavalar de rock'n roll chega "Early Warning" para te jogar nas nuvens, com seu baixo pulsante e guitarras gritantes, além do refrão poderoso e mais que memorável. Não por acaso essa canção foi usada como single de lançamento do álbum, acompanhada de um vídeo muito bacana e que pode ser assistido aqui. Em seguida temos a contagiante "Painless" - o terceiro single - com seu andamento mais preguiçoso e guitarras que se derramam pela melodia, fazendo dessa canção - assim como as outras duas - um dos grandes destaques do álbum. Ouça todas as três no volume máximo!
Continuamos com "Make It End", uma balada bem sensual e com arranjo intimista, ao contrário do que você ouviu até agora. Os vocais de Ms. DeMarchi se encaixam perfeitamente a esse tipo de canção e o resultado é surpreendente, assim como a transformação da canção em um rocker poderoso em sua parte final. Uma bela supresa assim como "Big Time Friends" e sua levada de guitarra contagiante que desfila sob a linha constante do baixo que se faz perceber ao longo da melodia, e falando em levada, a bacana "Working For The Enemy" tem a sua fornecida pela bateria e baixo, de maneira impecável.
Continuamos com o rocker "One Word" - lançada como quarto single - cuja linha de bateria e guitarra me agrada mais que qualquer outra canção, talvez pela simplicidade do arranjo em conjunto com a melodia arrepiante, no bom sentido! Ainda temos o sensual e bacanérrimo mid-pacer "Break My Heart" para completar o pacote, mas a nervosa "Waste Of Time" me desagrada como conjunto, apesar de gostar da bateria. Mas é só isso mesmo.
Na reta final temos "One Too Many" - um rocker calculadamente despretencioso e que funciona bem e é bacana - e a frenética "Ain't Gonna Get" - o último single do álbum - que apresenta um arranjo sem novidades, mas ainda assim não faz feio em relação ao conjunto de canções. Boa pedida, mas nada além disso.
Fazendo um balanço da década de 90, esse álbum se destaca entre os dez melhores. Em comparação com a grande maioria dos álbuns que o movimento grunge despejou no mercado - e mesmo comparando com outros álbuns de bandas indie - a Baby Animals tinha sua grande vantagem na vocalista Suze DeMarchi. Uma belíssima e potente voz que era acompanhada por uma banda muito afiada. Um belíssimo álbum, além de uma mudança de ares - que sempre faz bem - e um conjunto de canção absolutamente mais que recomendado.
BABY ANIMALS - Baby Animals
Released in 1991 on Imago Records
Cat. #21002-2
Tracklist
01. Rush You
02. Early Warning
03. Painless
04. Make It End
05. Big Time Friends
06. Working For The Enemy
07. One Word
08. Break My Heart
09. Waste Of Time
10. One Too Many
11. Ain't Gonna Get
Lineup
Suze DeMarchi - Guitar, Vocals
Frank Celenza - Drums
Dave Leslie - Guitar
Eddie Parise - Bass
Dave Leslie - Guitar
Eddie Parise - Bass
Nenhum comentário:
Postar um comentário