sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Alguns álbuns são envoltos em histórias e curiosidades que só fazem agregar mais valor ao corpo do trabalho, e esse único álbum da Witness se encaixa no perfil. Tudo porque reza a lenda que o guitarrista Damon Johnson só teria se juntado a banda depois que todo o material estava gravado. Os guitarristas responsáveis pelos bons sons do álbum seriam Neal Schon e Brad Gillis. Ainda, especula-se que o legendário Steve Smith teria assumido a bateria em várias canções! O mesmo boato envolve o baixista Eddie Usher. Seja como for, este álbum é muito bacana e retrata o que acontecia no cenário AOR na terra do Tio Sam.

O álbum abre com "Show Me What You Got", um rocker empolgante e com guitarras voando por todos os lados. Logo de cara fica evidente o poderio vocal de Debbie Davis, talvez o grande segredo da banda. Com a cadência mais marcada e com a ajuda de um sequenciador a bacana "Do It Till We Drop" chega mantendo o nível da primeira canção, e confesso gostar o trabalho das guitarras e teclado nessa canção. A introdução singela de "Am I Wrong?" logo é cortada pelas guitarras - sempre elas - e logo estamos dentro de mais um rocker bem característico, onde os teclados tem um pouco mais de espaço, mas na medida exata. O refrão é absolutamente radio friendly e merece sua atenção, sem dúvida alguma.

Seguimos com "Desperate Lover", rocker que tem melodia bacana e arranjo idem, além do refrão marcante, especialmente pelos backing vocals. Já "Let Me Be The One" dá mais espaço aos teclados nesse mid-pacer bastante tradicional e que parece ter sido retirado da trilha de algum filme. Gosto muito do andamento e arranjo dessa canção, além da interpretação matadora de Ms. Davis, especialmente no refrão arrepiante. Ouça sem a menor moderação! Na sequência chega "You're Not My Lover" (cover dos suecos do Dalton), mais um rocker totalmente radio friendly e que, por isso mesmo, deve ser ouvido em toda sua plenitude, no limite de seu equipamento de som. Pode confiar, é coisa boa!

Entretanto, "Jump Into The Fire" não me agrada muito, tanto melodia quanto arranjo. Certamente alguns de vocês gostarão, por isso ouçam e tirem suas próprias conclusões. Prefiro muito mais a destruidora "When It Comes From The Heart" com suas guitarras cirurgicamente postadas na melodia que é temperada por teclados discretos, mas muito eficientes. Mais uma vez, os vocais de Ms. Davis fazem a festa dos amantes dos bons e por tudo isso considero essa canção o grande destaque do álbum. Ainda temos "Borrowed Time" - que anima mas não empolga - e "Back To You", outro rocker bacana, porém inofensivo, e que merece sua atenção.

Nessa reedição ainda temos seis bonus tracks: "Lucky Tonight" é um radio friendly AOR bem bacana e que merecia estar incluído no tracklist original, acredito eu. Da mesma maneira, o mid-pacer "You're Never Alone" faz bonito com seus teclados e baixo em primeiro plano (quebrando o molde do álbum até agora). Outro excelente mid-pacer é "Is It Too Late?" que, inexplicavelmente, ficou de fora do tracklist original. Canção simples mas muito eficiente e que recomendo a audição sem medo de acordar os vizinhos.

Mas "Only Love Can Save You" não tem o mesmo brilho das canções anteriores, apesar de não ser uma porcaria absoluta. E "Lot To Learn" é outra canção que não me agrada muito, um rocker sem brilho algum e que se apresenta em um molde bastante batido. Prefiro a baladaça "Round And Round" que, sejamos francos, não é nenhuma novidade, mas talvez pelo fato de o álbum não ter outra canção como esta, ela se destaque entre outras.

Em resumo, esse álbum vale muito a pena. Se você conseguir essa edição com as bonus tracks, ótimo, mas o tracklist original se garante sem problema algum. A versão original é rara, mas em 2009 uma reedição do álbum trouxe o nome da Witness de volta e acredito que você consiga encontrar um exemplar sem grandes problemas. Ainda, com canções assinadas por Michael Bolton, Martin Briley, Desmond Child, Jon Bon Jovi e Richie Sambora, e com a produção dos veteranos Kevin Elson e Bill Drescher, esse álbum é uma pérola entre os grandes trabalhos do final da década de 80 nos U.S.A. . Altamente recomendado!!!

WITNESS - Witness
Originally released in 1988 via Arista Records
Reissue released in 1995 via Arista Records
Cat. #259 308

Tracklist
01. Show Me What You Got
02. Do It Till We Drop
03. Am I Wrong?
04. Desperate Lover
05. Let Me Be The One
06. You’re Not My Lover
07. Jump Into The Fire
08. When It Comes From The Heart
09. Borrowed Time
10. Back To You
11.Lucky Tonight
12. You're Never Alone
13. Is It Too Late?
14. Only Love Can Save You
15. Lot To Learn
16. Round And Round

Lineup
Debbie Davis - vocals
Damon Johnson - guitars
Joey Huffman - keyboards, guitars
Eddie Boyd - drums
Eddie Usher - bass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...