Zeno Roth não tem o reconhecimento que merece. Muitos lembram-se dele apenas como sendo irmão do grande Uli John Roth, mas o Roth menos famoso faz miséria com sua guitarra e em 1986 lançou um maravilhoso álbum que passou batido por muita gente, e que em pleno século 21 ainda surpreende quem o ouve pela primeira vez. Um belo pedaço do AOR da década de 80 te aguarda aqui.
O álbum abre com "Eastern Sun", rocker bacana e bem cadenciado e que desce fácil, mas mostra desde cedo que Zeno Roth não é apenas o irmão de Uli; ele sabe - e muito - o que fazer com a guitarra. Em seguida temos "A Little More Love" - assista ao vídeo aqui -, uma paulada que foi usada como single de lançamento do álbum. Aqui, Michael Flexig solta a garganta e Mr. Roth arregaça sua guitarra em um solo arrepiante. Talvez o grande destaque do álbum, e não seria nenhuma surpresa se vocês concordassem com isso. E então chega "Love Will Live" - assista ao vídeo aqui - com sua introdução toda construída em teclados, dando um ar quase que fantasmagórico à canção. Uma balada bem bacana e com formato bastante tradicional - especialmente o arranjo - mas que cumpre seu papel dentro do álbum. Vale a pena uma audição a todo volume.
Já "Signs On The Sky" retoma o caminho rocker sem muito brilho, admito. Mas essa canção não faz feio, mas concordo, não se destaca dentro do tracklist. O mid-pacer "Far Away" é mais interessante - pessoalmente falando - e tem um refrão daqueles que você jura já ter ouvido em outra canção, mas é marcante e isso é o que mais interessa. outra canção que merece uma audição mais cuidadosa, assim como a ótima "Emergency" que por causa dos teclados me remete aos bons sons do Europe. Um rocker absolutamente radio friendly e que deve agradar em cheio os amantes dos bons sons, especialmente quando o refrão pomposo arregaçar seu equipamento de som. Ouça sem a menor moderação!
Gosto muito da introdução de "Don't Tell The Wind" e do arranjo como um todo. Uma linda balada que tem em sua simplicidade o maior segredo para se destacar dentro do tracklist desse álbum. Recomendo algumas audições a todo volume e tenho certeza de que você vai se viciar nessa canção. Já "Heart On The Wing" não empolga e acho que essa canção é o ponto fraco do álbum, mas como sempre, deixo que vocês ouçam e tirem suas próprias conclusões. Já "Circles Of Dawn" é mais bacana, tem mais pegada e conta com um refrão forte, o que já garante a diversão. Ainda temos a interessante "Sent By Heaven" - um rocker inofensivo, mas bacana - e "Sunset", um interlúdio instrumental que até hoje não sei o que faz no álbum.
Em resumo, caríssimas e caríssimos, esse álbum diverte facilmente sem exigir muito de você. Excelentes canções, guitarras avassaladoras e performances marcantes do grande Michael Flexig amarram o pacote de maneira magistral. A produção do veterano Terry Manning só agregou mais brilho a um trabalho que já contava com grandes nomes e falando em nomes, fica claro que a EMI gastou uma nota preta para reunir todos eles no mesmo álbum. Esse álbum ganhou uma reedição em 2005 - pela finada gravadora MTM - trazendo cinco bonus tracks, mas não acho que nenhuma delas acrescente nada que o tracklist original não tenha mostrado. Um excelente álbum com o mais tradicional AOR europeu da década de 80. Aventure-se e prepare-se para uma ótima surpresa.
ZENO - Zeno
Released in 1986 via EMI Japan
Cat. #TOCP8051
Tracklist
01. Eastern Sun
02. Little More Love
03. Love Will Live
04. Signs On The Sky
05. Far Away
06. Emergency
07. Don't Tell The Wind
08. Heart On The Wing
09. Circles Of Dawn
10. Sent By Heaven
11. Sunset
02. Little More Love
03. Love Will Live
04. Signs On The Sky
05. Far Away
06. Emergency
07. Don't Tell The Wind
08. Heart On The Wing
09. Circles Of Dawn
10. Sent By Heaven
11. Sunset
Lineup
Zeno Roth - guitars, backing vocals
Michael Flexig - vocals
Stuart Elliot - drums, percussion
Uli Winsomie Ritgen - bass, backing vocals
Don Airey - keyboards
Guest Musicians
Rudy Kae - drums
Chuck Burgi - drums
Carl Marsh - keyboards
Chris Thompson - backing vocals
David Austin - backing vocals
Martin Jay - backing vocals
John Quist - backing vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário