sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Só conheci o REO Speedwagon em 1982 - aos 10 anos - e desde então me tornei fã da banda. Hoje, tenho a coleção completa de uma verdadeira instituição musical dos U.S.A., cujo catálogo alterna álbuns excelentes com outros menos dignos de nota. Apesar das críticas desfavoráveis e da cara feia dos fãs mais veteranos, considero "The Earth, A Small Man, His Dog And A Chicken" um dos melhores trabalhos da banda, com uma sonoridade absolutamente AC Rock e com elementos - especialmente nas melodias - de AOR. Inclusive, grandes nomes do estilo - como Mark Spiro, Tom Kelly e Jesse Harms - contribuíram nas composições. Este álbum marcou a estréia do guitarrista Dave Amato e do baterista Bryan Hitt, substituindo os integrantes originais Gary Richrath e Alan Gratzer.

O álbum abre com "Love Is A Rock", um belíssimo rocker que tem a cara do Starship. Com uma base acústica, a melodia é crescente e conta com um refrão arrepiante. Um tremendo cartão de visitas que é seguido por "The Heart Survives", um poderoso mid-pacer que é um dos destaques do álbum. Gosto muito do andamento e melodia, e também do arranjo dos vocais que me parecem o melhor de todo o álbum. Em seguida temos "Live It Up", um rocker contagiante e que funcionava perfeitamente ao vivo - sim, eu assisti alguns shows dessa tour nos U.S.A. - e não é difícil imaginar o porque, ainda mais quando o refrão explode em seu som. Maximum volume here, please!

Então "All Heaven Broke Loose" - o single de lançamento do álbum - chega com sua introdução singela e se transforma em um rocker matador, com doses de guitarras e teclados absolutamente perfeitas. A melodia é belíssima e o arranjo idem, tudo isso culminando em um refrão arrepiante e perfeito para ser ouvido no volume máximo. Outro mid-pacer bem bacana é "Life In The Future", cuja melodia se arrasta feito uma balada até o refrão, onde se transforma completamente. E mais uma vez o arranjo merece sua atenção. Mas o melhor mid-pacer do álbum é "Half Way", sem dúvida alguma. Assinado pelo mestre Mark Spiro, essa canção tem melodia lindíssima, arranjo envolvente - apesar de simples - e uma das melhores interpretações de Kevin Cronin. Ouça sem a menor moderação!!!

Retomando o lado rocker da banda, "Love To Hate" é interessante mas, pessoalmente, a considero o elo fraco do álbum, apesar do refrão bacana. Prefiro "You Won't See Me" com sua melodia bem característica da banda, mas com guitarras um pouco mais abertas, o que confere um pouco mais de peso. E nenhum álbum do REO Speedwagon está completa sem uma balada daquelas, e "Can't Lie To My Heart" cumpre facilmente essa função. Com uma melodia absolutamente perfeita - cortesia da veterana Diane Warren e do vocalista Kevin Cronin - e arranjo matador, essa canção tem todos os principais ingredientes das melhores baladas da banda, mas com um approach levemente diferente. Abra as janelas, arregace o som e alegre a vizinhança!

Chegamos na reta final do álbum com "L.I.A.R.", um rocker bem cadenciado e com guitarras assumindo a frente com propriedade. A interpretação de Mr. Cronin também merece ser mencionada, mas gosto ainda mais de "Go For Broke", outro rocker poderoso e que foi usado pela NASCAR na época. Guitarras aos montes, bateria bem marcada e uma interpretação excelente de Mr. Cronin fazem dessa canção outro destaque do álbum. Ouça no volume máximo!

Resumindo, nibelungas e nibelungos, esse é um excelente álbum. O REO Speedwagon sofre do mesmo mal que aflige Toto, Bryan Adams e outros grandes nomes: todos tiveram baladas incluídas em trilhas de novelas, o que levou um grande número de pessoas a pensar que tais nomes só sabem fazer esse tipo de canção. Acredito que esse álbum faça você mudar de idéia! Grandes composições, produção excelente - do veterano Tom Lord-Alge - e a banda em um de seus melhores momentos garantem sua satisfação. Pode apostar, é coisa boa!!!

REO SPEEDWAGON - The Earth, A Small Man, His Dog And A Chicken
Released on Aug. 30th, 1990, via Epic Records
Cat. #EK 45246

Tracklist
01. Love Is A Rock
02. The Hear Survives
03. Live It Up
04. All Heaven Broke Loose
05. Love In The Future
06. Half Way
07. Love To Hate
08. You Won't See Me
09. Can't Lie To My Heart
10. L.I.A.R.
11. Go For Broke

Lineup
Kevin Cronin - lead vocals, acoustic guitar
Dave Amato - guitar, backing vocals
Neal Doughty - hammond organ
Bruce Hall - bass
Bryan Hitt - drums, percussion
Jesse Harms - keyboards, backing vocals

Um comentário:

Anônimo disse...

I was only three years older than you when I first heard their music, especially “Gonna keep on loving you” and “Can’t fight this feeling” which are my old time favourites.

Tom Lord-Alge is a three-time Grammy-Award winning record producer, whom I admire very much.

Having listened to the songs on this album, they are great, and like Uncle Juba San says it is recommendable indeed.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...