A Austrália tem alguns grandes nomes no universo dos bons sons, em vários de seus segmentos, e quando falamos em AC Rock - ou mesmo pop, nos anos mais recentes - o nome de Tina Arena sempre aparece em destaque. Não apenas ela possui uma excelente voz, mas seus álbuns sempre trazem exímia produção e nomes de respeito envolvidos nas gravações, e o excelente "Don't Ask" mantém essa tradição. Produzido pelo grande David Tyson e contando com as presenças dos parceiros compositores Dean McTaggart e Christopher Ward, o álbum foi um tremendo sucesso...na Austrália. No resto do planeta, Tina Arena passou despercebida. Azar de quem não sabia o que estava perdendo!
A introdução de "Chains" mostra o nível de requinte que o AC Rock de Ms. Arena carrega. Esqueça aquele lixo descartável a que muitos estão acostumados e se deixe levar pela envolvente linha de baixo que contrasta com os delicados vocais, tudo isso amarrado por uma melodia bastante intimista. Confesso que acho essa canção uma escolha nada ortodoxa para abrir o álbum, mas sua qualidade é inegável. Prefiro imensamente o poderoso mid-pacer "Heaven Help My Heart" (assista ao vídeo aqui), com sua linha de baixo pulsante e bateria bem marcada, acompanhada por teclados discretos e guitarras ocasionais, provendo riffs envolventes. Uma belíssima canção que esbanja qualidade e bom gosto, seja no arranjo, seja na melodia. Ouça no volume máximo e resista, se puder! O desfile de bom gosto continua na excelente "Sorrento Moon (I Remember)", mais um mid-pacer carregado de qualidade - especialmente na melodia e arranjo - por todos os lados, e que conta com uma das melhores interpretações de Tina Arena nesse álbum.
O álbum segue com "Wasn't It Good", uma balada emocionante que merece ser ouvida com atenção, destacando a métrica extremamente bem calculada. Excelente canção para ser ouvida a dois, pode acreditar. Já "Message" traz um arranjo mais contemporâneo, onde destaco a linha de guitarra e baixo, ambos muito bem trabalhados. Como sempre, Ms. Arena entrega vocais suaves, porém marcantes, em interpretações marcantes. E não é diferente em "Love Is The Answer", uma ótima canção pop que traz a assinatura do amigo Rick Price. Gosto muito do baixo pontuado e da programação bem simples da bateria. O refrão é bastante suave e desce fácil. Vale a pena conferir com atenção e no volume máximo.
Outra canção com apelo pop que merece - e muito - a sua atenção é a excelente "Greatest Gift", com sua bateria programada fazendo base para um discreto piano e baixo que acompanham uma das melhores interpretações de Ms. Arena nesse álbum. A estrutura melódica do refrão - especialmente no que diz respeito aos backing vocals - é arrepiante e merece sua atenção. Gosto bastante da ótima "That's The Way A Woman Feels", um pop rock bastante trabalhado e que me lembra os melhores monmentos da Wilson Phillips, o que serve de referência mais que positiva. Não muito diferente é "Be A Man", outro exemplo do pop rock requintado que Ms. Arena fazia tão bem e que sempre chamou a atenção dos mais atentos. Recomendo uma audição cuidadosa dessa canção e também de "Standing Up", uma das melhores canções do álbum, com sua guitarra acústica fazendo base para o órgão Hammond intercalar os vocais.
Em resumo, caríssimas e caríssimos, este é um dos melhores álbuns lançados na primeira metade da década de 90, sem a menor dúvida. A versão internacional do álbum ainda trazia uma excelente cover de "Show Me Heaven" (assista ao vídeo aqui), belíssima canção originalmente gravada por Maria McKee. Vocais excelentes, aliados à canções extremamente bem construídas e com produção muito acima da média não poderiam dar errado quando reunidas. E o álbum "Don't Ask" traz tudo isso e mais um pouco. Pode apostar!
TINA ARENA - Don't Ask
Released on November 24th, 1991 on Columbia
Cat. #477886 2
Tracklist
01 Chains
02 Heaven Help My Heart
03 Sorrento Moon (I Remember)
04 Wasn't It Good
05 Message
06 Love Is The Answer
07 Greatest Gift
08 That's The Way A Woman Feels
09 Be A Man
10 Standing Up
Musicians
Tina Arena - vocals
Guitars - Tim Pierce, Rick Price, Bob Mann
Bass - John Pierce
Drums - Pat Mastelotto, Carlos Vega
Percussion - Pat Mastelotto, Matt Lang, Peter Asher
Keyboards - David Tyson, Jay Winding
Piano - Jay Winding, Claude Gaudette
Cello - Erika Duke-Kirkpatrick
Violin - Peter Kent
Background Vocals - Tina Arena, Rick Price, Marilyn Martin, David Tyson, Robert Parde, Raven Kane, The Water Family
2 comentários:
Gostei muito da sua recomendação Juliano. Eu sempre ouvi esse álbum e ficava me perguntando como ninguém o conhecia. Tomei conhecimento dele quando ouvi uma música da Tina Arena em um dos episódios da antiga série SOS Malibu (Baywatch). A canção era justamente a linda "Show Me Heaven". Depois disso fui atrás de material da cantora e encontrei esse disco, o qual considero uma das melhores produções da década de 90. Altamente recomendado.
Ass: Allan (AORSoundtracks)
For those that like Tina Arena, I highly recommend her albums, in particular her first one.
Postar um comentário