Entre os muitos artistas que mereciam muito mais reconhecimento do que já tem, enquadro o grande John Wetton. Todos sabem do seu inquestionável trabalho como frontman da Asia, mas são poucos os que conhecem sua rica carreira solo, e dentre os álbuns lançados por Mr. Wetton destaco "Battle Lines" como um dos melhores. Este álbum havia sido lançado apenas no Japão com arte diferente - via Pony Canion - em 1992, com o nome de "Voice Mail", sendo lançado dois anos depois na Europa com o nome de "Battle Lines". O tracklist das duas edições é exatamente igual, mas em 1995 o álbum ganhou uma nova versão européia com uma versão acústica da faixa título. Bacana, mas nada que compense a troca do exemplar que já está na coleção.
Com os elementos mais tradicionais presentes nas melhores canções da Asia, aliados a elementos AOR e AC Rock, este álbum traz canções assinadas por Mr. Wetton em parceria com Bob Marlette, Bruce Turgon, Simon Phillips, Jim Peterik, Bob Mitchell e John Young, além da exímia produção do veterano Ron Nevison e do time de músicos convidados que dispensa qualquer comentário. E os bons sons se apresentam desde a primeira canção...
O álbum começa com a poderosa "Right Where I Wanted To Be", um rocker contagiante que poderia ter sido facilmente gravado pela Asia (sentimento recorrente ao longo do álbum). Gosto muito da linha de baixo e bateria, com os teclados surgindo eventualmente e conferindo brilho à uma melodia excelente e que explode em um refrão absolutamente empolgante. Impossível não se animar com essa canção. Já "Battle Lines" é a clássica balada que a Asia tantas vezes gravou - sempre com resultados positivos - e que funciona muito bem aqui também. O arranjo é bastante tradicional e a interpretação de John Wetton também é, mas isso pouco importa desde que haja qualidade, e aqui você a tem aos montes. Ouça sem moderação e deixe a introdução de "Jane" te jogar de volta nos anos 80, com seu teclado totalmente vintage. Me agrada muito a linha das guitarras e a melodia, de maneira geral. Outra bela canção!
Outra faixa que merece destaque é "Crime Of Passion", cuja base de piano e teclados lembra - e muito - os bons sons da Asia, e que isso lhe sirva de recomendação. Uma belíssima canção, com arranjo crescente e refrão simples - porém marcante - te aguardam aqui. Mas uma das melhores canções desse álbum é a arregaçante "Sand In My Hand", mid-pacer que traz a luxuosa assinatura de Bruce Turgon. Com o baixo em primeiro plano e backing vocals perfeitos, essa canção só poderia se destacar no tracklist. Ouça no volume máximo e imagine como seria a versão que o Foreigner deveria gravar...hehehe. Com um arranjo mais envolvente, a bacana "Sea Of Mercy" traz guitarras ocasionais que conferem peso à uma melodia toda construída sob uma base pesada de baixo, amarrada por teclados muito discretos e bateria precisa. excelente canção e uma das minhas preferidas nesse álbum.
Em "Hold Me Now" temos uma balada até previsível, mas bem bacana. Gosto da linha de bateria e baixo, além da interpretação de Mr. Wetton ser acima da média nessa canção. Com a ótima "Space And Time" voltamos ao território mais rocker, onde guitarras e teclados convivem muito bem em uma melodia simples, mas empolgante e com refrão marcante. Na reta final temos a introspectiva "Walking On Air" - outra balada cuja melodia é construída com teclados, mas sem exagero, e um baixo bem discreto - e a ótima "You're Not The Only One", uma linda balada que talvez seja a melhor do álbum todo. Gosto muito do arranjo e andamento dessa canção, e falar da interpretação de John Wetton é chover no molhado. Pode ouvir no volume máximo que a satisfação é garantida.
Enfim, caríssimas e caríssimos, "Battle Lines" é um álbum que agradará em cheio aos fãs da Asia, mas não somente. Apesar das muitas referências, John Wetton não se limitou a fazer uma cópia de sua banda e gravou um álbum que pode surpreender os mais incrédulos. Se você não conhece esse álbum, recomendo ir atrás dele sem medo de errar. Um belo trabalho de um músico mais que talentoso, e que merece figurar em sua coleção.
JOHN WETTON - Battle Lines
Released on August 15th 1994, via JWL/Cromwell Productions (European Pressing)
Cat. #084-46552
Tracklist
01 Right Where I Wanted To Be
02 Battle Lines
03 Jane
04 Crime Of Passion
05 Sand In My Hand
06 Sea Of Mercy
07 Hold Me Now
08 Space And Time
09 Walking On Air
10 You're Not The Only One
02 Battle Lines
03 Jane
04 Crime Of Passion
05 Sand In My Hand
06 Sea Of Mercy
07 Hold Me Now
08 Space And Time
09 Walking On Air
10 You're Not The Only One
Musicians
John Wetton - vocals, bass, keyboards, guitars
Drums - Michael Cartellone, Simon Phillips
Guitar - Michael Landau, Robert Fripp, Steve Lukather
Keyboards - Bob Marlette, Claude Gaudette
Nenhum comentário:
Postar um comentário