Em 1986, a Columbia Pictures Television lançou o projeto The New Monkees em comemoração dos 20 anos do seriado original. O guitarrista e vocalista Larry Saltis era um dos integrantes da banda que lançou um álbum naquele ano, e que continha uma canção composta por ele em parceria com um tal Mike Slamer. O seriado foi um fracasso e poucos anos depois Larry Saltis se reuniu com seu irmão Heath Saltis e com o amigo T.P. Weiner e juntos formaram a Tower City. Em 1996 a banda lançou seu primeiro – e clássico – álbum, uma verdadeira pérola perdida no meio do lixo grunge que dominava o cenário naquela época.
O álbum abre com "Talking To Sarah", um rocker agressivo, com base de baixo pesada e guitarras gritantes, mas com approach melódico e refrão impressionante, o que faz dessa canção um dos destaques do álbum e um ótimo cartão de visitas. Em seguida temos "Little Bit Of Fire", um AOR arrasador que merece sua total atenção. A base é compacta, permeada por teclados discretíssimos e amarrada pelos potentes vocais de Mr. Saltis. O refrão é absurdamente memorável e, pessoalmente, aponto essa canção como a melhor de todo o álbum. Volume máximo, por favor!!! Com andamento mais cadenciado, a bacana "Ain’t Nobody To Love" chega com o baixo em primeiro plano, sendo acompanhado pela guitarra e teclados que convergem à um refrão empolgante, como o manual dos bons sons ensina. Com um approach que lembra o Harem Scarem – especialmente a introdução – o excelente mid-pacer "I’ll Sleep Tonight" diminui o ritmo sem deixar baixar o nível de adrenalina, graças ao arranjo bastante versátil. Mais uma canção que merece ser ouvida por você e os vizinhos, logicamente.
O álbum abre com "Talking To Sarah", um rocker agressivo, com base de baixo pesada e guitarras gritantes, mas com approach melódico e refrão impressionante, o que faz dessa canção um dos destaques do álbum e um ótimo cartão de visitas. Em seguida temos "Little Bit Of Fire", um AOR arrasador que merece sua total atenção. A base é compacta, permeada por teclados discretíssimos e amarrada pelos potentes vocais de Mr. Saltis. O refrão é absurdamente memorável e, pessoalmente, aponto essa canção como a melhor de todo o álbum. Volume máximo, por favor!!! Com andamento mais cadenciado, a bacana "Ain’t Nobody To Love" chega com o baixo em primeiro plano, sendo acompanhado pela guitarra e teclados que convergem à um refrão empolgante, como o manual dos bons sons ensina. Com um approach que lembra o Harem Scarem – especialmente a introdução – o excelente mid-pacer "I’ll Sleep Tonight" diminui o ritmo sem deixar baixar o nível de adrenalina, graças ao arranjo bastante versátil. Mais uma canção que merece ser ouvida por você e os vizinhos, logicamente.
Outra canção bacana é o rocker "Moonlight", cuja base de guitarra é bastante característica do AOR de década de 80, ainda mais quando o baixo aparece e encorpa a canção. Vale - e muito - a pena curtir essa canção com volume aberto, da mesma maneira que o excelente mid-pacer "Surrender" deve ser ouvido com atenção não só pela base acústica, mas especialmente por causa do refrão arrepiante que revela teclados incríveis. Retomando o caminho rocker do álbum temos "Closer To The Heart" (não, não é cover do clássico do Rush), canção bacana e que tem um refrão poderoso, mas o conjunto não me impressiona muito. Já "Stop Runnin'" é um mid-pacer avassalador com assinatura de Mike Slamer, com base de baixo pulsante e guitarras sempre precisas, além dos teclados absurdamente bem colocados, isso sem contar o refrão arrebatador. Outro grande destaque do álbum e que merece ser ouvido até o sangue escorrer de seus ouvidos.
Com sonoridade mais 80's, "When It All Falls Down" agrada em cheio aos saudosistas de plantão com seus teclados mais destacados, especialmente no refrão (que também merece destaque). Outra faixa que remete aos anos 80 é "Something About You", um radio friendly AOR que tem uma das melhores melodias do álbum mas que, pessoalmente falando, desanda um pouco no refrão. Acredito que o andamento deveria ter sido mantido, mas de qualquer maneira, essa é um dos grandes momentos do álbum, assim como a ótima "Hooked On Hope" com sua levada de baixo e bateria capaz de levantar defunto!!! Gosto bastante das guitarras - especialmente nos versos - e do refrão explosivo, que é pontuado por teclados ocasionais. Na reta final temos a bacana "Down All Night", um mid-pacer caprichado e com guitarras versáteis e refrão poderoso e que é sucedido por "Love And Money", um rocker despojado e direto, curto e grosso feito coice de porco. Uma injeção de adrenalina na última canção do álbum e que te deixa pronto para recomeçar a ouvir tudo outra vez.
Em resumo, nibelungas e nibelungos, este é um dos melhores álbuns de AOR lançados pela finada MTM na década de 90. Não apenas pela participação mínima de Mike Slamer, mas pela muscialidade da banda, pela versatilidade musical dentro do mesmo álbum, mas sem experimentalismos. A produção é bacana mas o resultado final é bem acima da média. Ainda considero esse álbum melhor do que muita coisa lançada posteriormente. Para sua sorte, não é muito difícil encontrar este trabalho da Tower City e acredite, ele merece um lugar de destaque na sua coleção. Palavra do Tio Juba.
TOWER CITY - A Little Bit Of Fire
Released in 1996 via MTM Music
Cat. #19966
Tracklist
01. Talking To Sarah
02. Little Bit Of Fire
03. Ain't Nobody To Love
04. I'll Sleep Tonight
05. Moonlight
06. Surrender
07. Closer To The Heart
08. Stop Running
09. When It All Falls Down
10. Something About You
11. Hooked On Hope
12. Down All Night
13. Love And Money
Lineup
Larry Saltis – vocals, guitars
Heath Saltis – drums, keyboards, backing vocals
T.P. Weiner – bass, backing vocals
Released in 1996 via MTM Music
Cat. #19966
Tracklist
01. Talking To Sarah
02. Little Bit Of Fire
03. Ain't Nobody To Love
04. I'll Sleep Tonight
05. Moonlight
06. Surrender
07. Closer To The Heart
08. Stop Running
09. When It All Falls Down
10. Something About You
11. Hooked On Hope
12. Down All Night
13. Love And Money
Lineup
Larry Saltis – vocals, guitars
Heath Saltis – drums, keyboards, backing vocals
T.P. Weiner – bass, backing vocals
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