sexta-feira, 10 de junho de 2011

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Poucos projetos chamaram tanta a atenção da mídia e dos amantes dos bons sons como o Lionville, um poderoso grupo de músicos que lançará amanhã seu primeiro álbum, intitulado simplesmente "Lionville". O projeto é resultado da cabeça pensante dos irmãos genoveses Stefano Lionetti e Alessandro Lionetti, e teve inspiração musical em grandes nomes como Toto, Richard Marx, Giant, Bad English, Survivor e Boulevard. Acompanhados por Pierpaolo "Zorro" Monti - da Shining Line - e Alessandro Del Vecchio - da Eden's Curse - os irmãos recrutaram ninguém menos que Lars Säfsund - da Work Of Art - como vocalista. O material começou a ser gravado no segundo semestre de 2010 e só terminaram no início de 2011. O resultado é avassalador, para dizer pouco.

O álbum abre com "Here By My Side", um radio friendly AOR de arrepiar os cabelos! Com base melódica bem caracterísica, a canção é calcada nas guitarras e conta ainda com teclados precisamente posicionados na melodia. Tudo isso aliado aos incríveis vocais de Lars Säfsund e às guitarras de Bruce Gaitsch só poderia resultar em uma poderosa canção, assim como o rocker "With You" - composta com Robert Säll - e sua introdução com guitarra e bateria que revela a melodia aos poucos, de maneira crescente e envolvente, para explodir em um refrão contagiante e digno do volume máximo em seu equipamento de som. Já "Centre Of My Universe" mostra o lado westcoast da banda, onde desfilam requinte e bom gosto em um arranjo maravilhoso e que lembra - e muito - o Toto e mesmo a Work Of Art. Uma belíssima canção que merece sua atenção, da mesma maneira que "Thunder In Your Heart", regravação do clássico de John Farnham e que ganhou nova vida com essa versão que mescla perfeitamente os melhores elementos de ambas as versões.

Seguimos com "The World Without Your Love", uma baladaça arrepiante, cuja melodia é suave e que conta com arranjo envolvente, mas que tem refrão forte sem soar pesado. Essa canção traz as assinaturas de Richard Marx, Bruce Gaitsch e Amy Sky, o que já dá medida da tremenda qualidade que a canção tem. Retomamos o caminho rocker com "Power Of My Dreams" e suas guitarras e teclados que disputam sua atenção o tempo todo e que explodem em um refrão absolutamente incrível, anabolizado pelos arregaçantes vocais de Mr. Säfsund. Já a ótima "No End In Sight" - também escrita em parceira com Robert Säll - é um mid-pacer simplesmente maravilhoso e que lembra bastante o Street Talk, e não por acaso Sven Larsson - um dos guitarristas da banda - contribui na canção de maneira notável. Mais um rocker daqueles se apresenta em "The Chosen Ones", composto juntamente com Tommy Denander e que conta com a ilustra presença de Arabella Vitanc - a nova vocalista da Alyson Avenue - que acrescenta ainda mais brilho a uma canção já perfeita. Volume máximo e mais um pouco, por favor!

Mais uma balada arrepiante chega em "Over And Over Again", com seu arranjo construído em piano acompanhado das guitarras precisas de Stefano Lionetti, Sven Larsson e Bruce Gaitsch. O refrão é bem tradicional e os vocais de Mr. Säfsund fazem a grande diferença nessa canção, assim como em "Dreamhunter", um rocker que chega atropelando tudo com bateria e guitarras em primeiro plano, sempre acompanhados por teclados discretos - mas essenciais - e que conta com um dos melhores refrões do álbum. O álbum chega ao fim com "Say Goodbye", um mid-pacer que se apresenta em versão acústica até a metade da canção, quando os outros instrumentos se integram e agregam mais volume ao arranjo. Uma bela canção que merece ser ouvida várias vezes e que vem como uma boa surpresa.

Resumo da ópera: aponto sem nenhum pudor que este álbum é seríssimo candidato a ser o "Álbum Do Ano" da AORWatchTower, e motivos para isso não faltam. Não bastassem as excelentes e irretocáveis canções que compõe o tracklist, a banda contou com a exímia produção de Alessandro Del Vecchio (também responsável pela mixagem e gravação do álbum) e com um time de grandes músicos, além do vocalista Lars Säfsund que fez muita diferença no resultado final. Considero este álbum um daqueles raros exemplos de qualidade em abundância, mas sem soar artificial, onde é fácil identificar cada elemento que compõe as maravilhosas canções. Álbum mais que recomendado, "Lionville" é obrigatório na coleção dos amantes do bom e velho AOR.

LIONVILLE - Lionville
To be released on June 10th 2011, via Avenue Of Allies
Cat. #Avenue 11 10 0030

Tracklist
01 Here By My Side
02 With You
03 Centre Of My Universe
04 Thunder In Your Heart
05 The World Without Your Love
06 Power Of My Dreams
07 No End In Sight
08 The Chosen Ones (With Arabella Vitanc)
09 Over AndOver Again
10 Dreamhunter
11 Say Goodbye

Lineup
Stefano Lionetti - guitars, vocals
Lars Säfsund - vocals
Alessandro Del Vecchio - keyboards, backing vocals
Pierpaolo "Zorro" Monti - drums, percussion
Mario Percudani - guitars
Andrea Madallone - guitars
Anna Potalupi - bass
Amos Monti - bass
Guest Musicians
Arabella Vitanc - vocals on "The Chosen Ones"
Erik Martensson - backing vocals on "Thunder In Your Heart"
Bruce Gaitsch - guitars
Tommy Denander - guitars
Sven Larsson - guitars

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...