Sempre digo que o final da década de 80 e o início dos anos 90 foram repletos de grandes álbuns no universo dos bons sons, apesar de muitos deles permanecerem, até hoje, obscuros. Não é caso do Alias, projeto que reunia ex-integrantes do Heart e do Sheriff. O curioso é que o Alias foi formado meio que por acaso, já que em 1988 a canção "When I'm With You" voltou a tocas nas rádios americanas seis anos depois de seu lançamento, o que levou a gravadora Capitol Records a re-lançar o álbum do Sheriff, de 1982. Isso fez com que o vocalista Freddy Curci e o guitarrista Steve DeMarchi - responsáveis por todas as canções do álbum - procurassem os outros integrantes da banda na tentaiva de reuní-la. O plano não deu certo e os dois, então, resolveram reunir outros músicos e seguir com uma nova banda. Foi uma ótima idéia que resultou em um excelente álbum.
O álbum começa com "Say What I Wanna Say", um radio friendly AOR poderoso e que conta com uma das melhores interpretações de Mr. Curci, além das guitarras sempre bem postadas dentro da melodia. Canção para ser ouvida no volume máximo, assim como a empolgante "Haunted Heart" (composta em parceria com Steve Diamond), outro rocker de arrepiar e que conta com um refrão memorável, como você pode conferir no vídeo promocional hospedado aqui. Já "Waiting For Love" - escrita por Brett Walker e Jeff Paris - é um mid-pacer muito bacana e tradicional, onde destaco as guitarras ocasionais que surgem sobre a base calcada no baixo. A melodia é até previsível, mas funciona perfeitamente e considero essa canção - cujo vídeo pode ser assistido aqui - um dos destaques do álbum.
Mas "The Power" tem uma levada bacana, entretanto, por algum motivo essa canção não me agrada. Ouça e tire suas próprias conclusões e aproveite para encarar "Heroes", um mid-pacer bacana e que desce fácil, mas que também não impressiona. Mas curto bastante "What To Do", rocker muito bem cadenciado que traz métrica excelente, além de ter bridges e refrão marcantes. Ouça no volume máximo e com as janelas abertas, e deixe também rolar "After All The Love Is Gone" (escrita em parceria com Jeff Paris e Rick Neigher), excelente radio friendly AOR que empolga desde o início.
Outro destaque incontestável do álbum é "More Than Words Can Say" - assista ao vídeo aqui - baladaça arregaçante e que permanece até hoje como uma das minhas canções favoritas da banda. O arranjo é característico, mas a interpretação de Mr. Curci faz toda a diferença. Ouça sem nenhuma moderação e, de preferência, acompanhado. Uma brusca mudança de rumos nos traz "One More Chance" (composta por Fee Waybill, John Dexter e Rick Neigher), uma dose cavalar do melhor AOR comprimidos em 03:39 de qualidade. Com guitarras precisamente postadas e melodia envolvente, acanção ainda conta com o melhor refrão do álbum. Resista se for capaz!!! Com um approach mais suave, o rocker "True Emotion" passa batido, apesar de não ser necessariamente descartável, apenas não me parece ter a força de outras canções no álbum. E tenho a mesma impressão com "Standing In The Shadows" (composta em parceria com Dennis DeMarchi), um rocker bacana mas que perde a energia em algum momento.
Seja como for, esse álbum é indispensável em sua coleção. Não apenas pelos grandes momentos contidos aqui, mas especialmente por retratar o que seria o renascimento da carreira de Freddy Curci. A partir daqui, a banda gravaria outro álbum a ser lançado em 1992, mas a mudança de mercado causada pelo nefast movimento grunge fez com que o material ficasse arquivado até 2009, apesar das inúmeras edições bootleg que o álbum ganhou. Pessoalmente, ouço Freddy Curci cantando como nunca nesse álbum e só isso seria motivo suficiente para recomendá-lo, mas a banda mais que afiada e as excelentes canções só fazem melhorar o que já era ótimo. Material mais que recomendado, pode apostar.
ALIAS – Alias
Released in 1990 via Capitol Records/EMI Of Canada Limited
Cat.# CDP-7-93908-2
Released in 1990 via Capitol Records/EMI Of Canada Limited
Cat.# CDP-7-93908-2
Tracklist
01 Say What I Wanna Say
02 Haunted Heart
03 Waiting For Love
04 The Power
05 Heroes
06 What To Do
07 After All The Love Is Gone
08 More Than Words Can Say
09 One More Chance
10 True Emotion
11 Standing In The Darkness
01 Say What I Wanna Say
02 Haunted Heart
03 Waiting For Love
04 The Power
05 Heroes
06 What To Do
07 After All The Love Is Gone
08 More Than Words Can Say
09 One More Chance
10 True Emotion
11 Standing In The Darkness
Lineup
Freddy Curci - vocals
Steve DeMarchi - guitars
Roger Fisher - guitars
Mike DeRosier - drums
Steve Fossen - bass
Freddy Curci - vocals
Steve DeMarchi - guitars
Roger Fisher - guitars
Mike DeRosier - drums
Steve Fossen - bass
Nenhum comentário:
Postar um comentário