sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

No universo dos bons sons há um grande número de artistas e bandas que deveriam ter muito mais reconhecimento do que efetivamente tiveram, e nesse grupo incluo Van Stephenson. Com apenas três trabalhos solo, ele deixou sua marca no cenário AOR na década de 80 com o álbum "Righteous Anger", de 1984. Acompanhado por um músicos de primeira linha, o álbum ainda hoje permanece acima da média e, pode apostar, o conjunto todo é muito bacana.

O álbum abre com a excelente "Modern Day Delilah", um rocker contido ao longo dos versos, mas que transforma em um poderoso radio friendly AOR no refrão explosivo, pontuado pelas precisas guitarras de Dann Huff, que também faz miséria no solo. Essa canção é um dos grandes destaques do álbum, sem a menor sombra de dúvida. Em seguida temos "I Know Who You Are (And I Saw What You Did)", canção que segue a mesma linha melódica da anterior mas sem o mesmo brilho, apesar de não passar batida. Recomendo mais de uma audição antes que vocês tirem conclusões precipitadas. Mas "What The Big Girls Do" desponta como outro grande destaque do álbum, com uma linha pesada de baixo pontuada pelo riff certeiro de guitarra. Gosto muito do andamento dessa canção e, logicamente, do refrão mais que empolgante. Recomendo audições múltiplas no volume máximo, porque o material é muito fino!!!

"Don’t Do That" parece ter sido inspirada em alguma canções do Eagles, já que o riff da guitarra soa totalmente country (e para quem não sabe, Van Stephenson foi guitarrista da banda country Blackhawk entre 1994 e 2000) mas o que não me agrada é o andamento e o refrão. Ou seja, ouça por sua conta e risco. Mas a balada "Others Only Dream" retoma o caminhos dos bons sons e é bem bacana, mesmo sem ser uma maravilha. Vale a pena ouví-la mais de uma vez antes de passar à próxima canção. E falando na próxima canção, "Righteous Anger" é um rocker excelente, com baixo e guitarra à frente e refrão muito bacana. Outra canção para ser ouvida no volume máximo, pode apostar.

Outra canção interessante é "The Cure Will Kill You", e confesso que sempre me recordo do primeiro trabalho do Mr. Mister quando a ouço. Gosto do andamento e da linha de guitarra, discreta mas não insossa. Vale a pena ouvir essa canção mais de uma vez, assim como "You’ve Been Lied To Before", rocker bacana e direto, com melodia bem bacana e arranjo trabalhado. Outra balada chega em "Heart Over Mind", mas sem muita novidade. Me agrada bastante a melodia, já o arranjo nem tanto, mas aina assim é uma canção que vale a pena ser ouvida com atenção, ao contrário de "All American Boy", rocker que soa como as famosas trilhas sonoras daqueles filmes adolescentes dos anos 80. Com melodia direta e arranjo simples, destaco o solo de sax quando todos esperam uma guitarras. Canção muito bacana para fechar o álbum.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, "Righteous Anger" é um álbum consistente, apesar de alternar altos e baixos ao longo de suas dez canções. Apesar disso, a musicalidade dos integrantes da banda é inquestionável e mesmo não sendo uma assumidade como vocalista, Van Stephenson sabia usar seus vocais de maneira magistral. O guitarrista faleceu em 2000, vítima de melanoma, mas deixou um legado bastante interessante e que merece ser conhecido pelos amantes dos bons sons.

VAN STEPHENSON – Righteous Anger
Released on 1984 on MCA Records, and re-released in 1996 on High Vaultage Records.
Cat. # HV-1003

Tracklist
01 Modern Day Delilah
02 I Know Who You Are (And I Saw What You Did)
03 What The Big Girls Do
04 Don’t Do That
05 Others Only Dream
06 Righteous Anger
07 The Cure Will Kill You
08 You’ve Been Lied To Before
09 Heart Over Mind
10 All American Boy

Musicians
Van Stephenson – vocals, guitars
Dann Huff – guitars
Mike Baird – drums
Alan Pasqua – keyboards, synthesizers
Dennis Belfield – bass
Ken Mims – additional guitars
George Doering – additional guitars
Mike Hanna – additional keyboards
Richard Landis – percussion
Tom Kelly – backing vocals

Bill Champlin – backing vocals

Phil Brown - Backing vocals

Um comentário:

Ingmar Trindade disse...

O Dann Huff gravou três discos com a banda Giant. Conhece?

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...