sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Não há dúvidas de que uma das grandes vozes do universo AOR/Melodic Rock pertence a Jeff Scott Soto, um dos vocalistas mais versáteis nesse lado da galáxia. Com uma carreira mais que consolidada e que inclui passagens como frontman em bandas do calibre de Journey, Talisman, Human Clay e W.E.T. (entre outras), o cidadão não precisa provar nada à ninguém. E em sua extensa discorafia, um dos trabalhos que mais curto é o E.P. "Believe In Me", que apesar de ser relativamente curto, traz canções muito bacanas em uma seleção nada ortodoxa, já que o tracklist carrega nada menos que quatro baladas!!! Mas acredite, a qualidade transborda em cada uma delas...

O tracklist abre com "Believe In Me", rocker cavalar composto em parceria com o pentelhérrimo Neal Schon, que inclusive assumiu as guitarras. Um belíssimo melodic rock que conta com uma sólida base de baixo e backing vocals muito bem postados. Andamento e arranjo são perfeitos e culminam em um refrão explosivo, daqueles que tanto curtimos. Canção para ser ouvida no volume máximo, com as janelas abertas mesmo em dias chuvosos.

Seguimos com "As I Do 2U", legítima power ballad que conta com partes acústicas em sua base, pontuada por guitarras bem distribuídas por um arranjo caprichado. O andamento é perfeito, assim como a melodia crescente que converge a um refrão marcante, tudo interpretado magistralmente por Mr. Soto. Certamente, uma de suas baladas mais marcantes e que merece audições múltiplas. Da mesma maneira que "This Ain't The Love", emocionante balada que conta com um arranjo delicado, andamento mais cadenciado e uma interpretação mais suave, o que confere um clima bastante intimista à essa canção. Um grande exemplo da versatilidade musical a que havia me referido no início dessa resenha. Grande canção que também merece múltiplas audições e volume máximo.

Na sequência temos "Lonely Shade Of Blue", baladaça que conta com uma pesada base de baixo em primeiro plano, pontuada por guitarras ocasionais e um teclado discreto. A melodia segue a linha mais tradicional, mas o grande destaque é, como sempre, a interpretação caprichada de Mr. Soto, mas ainda temos aqui o arrepiante solo de saxofone, que confere mais brilho a canção. Volume máximo uma vez mais, e já o mantenha no limite para curtir "Still Be Loving You", balada absolutamente intimista, graças a seu arranjo acústico, com percussão em segundo plano e vocais mais contidos, mas sempre marcantes. A melodia é muito bonita e tem o baixo à frente, pontuado por guitarras acústicas perfeitamente distribuídas. Um dos grndes destaques desse trabalho, sem dúvida alguma.

O E.P. chega ao fim com o vídeo promocional de "Believe In Me" - assista aqui - e que traz uma série de efeitos mais que vagabundos. Se os vídeos da Frontiers são capengas hoje em dia (e a grande maioria é, infelizmente), você descubrirá que já foram piores.

Resumindo a ópera, nibelungas e nibelungos, esse E.P. traz algumas canções absolutamente excelentes do grande Jeff Scott Soto. Esse E.P. promovia o ótimo álbum "Lost In Translation" que ganhou uma reedição em 2009 que incluiu as três demos desse trabalho. Seja como for, fica a dica para um grande momento de Jeff Scott Soto, que merece um lugar de destaque em sua coleção.

JEFF SCOTT SOTO - Believe In Me E.P.
Released in 2004 via Frontiers Records
Cat. #FR CD 198

Tracklist
01 Believe In Me
02 As I Do 2 U
03 This Ain't The Love (Unreleassed demo from "Three Kings")
04 Lonely Shade Of Blue (Unreleassed demo from "Slam")
05 Still Be Loving You (Unreleassed demo from "Ku De Ta")
06 Believe In Me (Video)

Musicians
Jeff Scott Soto: vocals, bass
Guitars: Neal Schon, Ricky Phillips, George Bernhardt, Marcu Nand, Goran Elmquist
Bass: Ricky Phillips, Nalle Person, George Bernhardt
Drums: Jaime Borger, Glen Sobel
Drum Programming: George Bernhardt
Programming: Goran Elmquist
Keyboards: Goran Elmquist
Saxophone: Jamie Brown
Percussion: Joey Finger
Backing Vocals: Ricky Phillips

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JEFF SCOTT SOTO DIZ: "NÃO QUERO ENGANAR NINGUÉM"

O grande Jeff Scott Soto, circa 2020 Em anos recentes, cada vez mais artistas têm usado recursos tecnológicos para que seus shows soem mais ...