Em 1985 o AOR estava chegando ao seu ápice dentro do mercado norte-americano, o que fez com que houvesse uma avalanche de lançamentos bacanas, e entre eles estava "Twitch", terceiro álbum do canadense Aldo Nova, e que trazia a sonoridade característica daquele momento: guitarras e teclados aos montes, com baterias e baixo sempre pesados. Junte-se à isso canções com um apelo veladamente radio friendly e algumas ilustres participações (de gente como Michael Bolton e Fiona Flanagan) e você tem um álbum pronto para satisfazer os amantes dos bons sons.
O álbum abre com "Tonight (Lift Me Up)", rocker que traz guitarras em primeiro plano, acompanhadas de perto por teclados bem distribuídos ao longo dos versos. O arranjo e andamento são bastante simples, mas o refrão é explosivo e marcante, digno de ser ouvido no volume máximo. Logo na primeira canção já temos um dos destaques do álbum, e o feito se repete na ótima "Rumours Of You" (assista ao vídeo aqui), mid-pacer que conta com os vocais de Fiona Flanagan. O arranjo privilegiou os teclados e sintetizadores, mas não existe nenhum excesso, já que as guitarras (sempre presentes) ajudam a equilibrar os elementos nessa canção. O andamento é perfeito, assim como a melodia e o refrão, memorável e carregado de energia, como deve ser. Oura bela canção que merece sua atenção, assim como "Surrender Your Heart", baladaça capaz de fazer arrepiar o rabo do cão Cérbero. Gosto demais do arranjo intimista e do contraste criado pela execução mais pesada. Os sintetizadores ganham mais destaque, criando a base por onde guitarras e teclados desfilam lado a lado, criando uma belíssima canção. Essa canção requer, sem dúvida alguma, volume máximo e janelas abertas, sempre. E então surge "If Looks Could Kill", um descomunal radio friendly AOR de fazer Noé tocar a bicharada da arca e enchê-la com mulherada. Guitarras em primeiro plano voam baixo, acompanhadas por bateria e baixo precisos na base da canção que ainda apresenta teclados perfeitamente distribuídos. Os backing vocals marcam presença nos versos e não apenas no refrão, que é absolutamente monstruoso!! Pessoalmente, aponto essa canção como o grande destaque de "Twitch" sem medo de errar.
Seguimos com "Heartless", rocker com arranjo mais dinâmico e que poderia ter sido usada na trilha sonora de algum daqueles filmes adolescentes tão famosos na década de 80. As guitarras tem mais destaque aqui, mas os teclados estão presentes o tempo todo. O arranjo é simples, mas bastante eficiente, assim como o refrão que, mesmos em ter grande impacto, fica ecoando na cabeça. Mesmo sem o brilho de canções anteriores,"Heartless" merece audições múltiplas e cuidadosas. Já "Long Hot Summer" é um rocker mais cadenciado e com uma inegável aura pop, construído sob uma base de bateria e baixo bem evidenciados, tendo teclados e sintetizadores em segundo plano, mas que ganham mais destaque no refrão. Mesmo sendo inofensiva, curto bastante essa canção e recomendo. Em "Fallen Angel" temos outro rocker bastante caraterístico das trilhas sonoras da década de 80, mas sem a mesma força de outras canções desse álbum que seguem a mesma linha. Não é uma canção ruim, longe disso, apenas não me agradou muito, mas ouçam e tirem suas próprias conclusões. Mas o mid-pacer "Stay" me agrada em cheio com seus teclados bem colocados, mantendo o equilíbrio melódico com as guitarras. O refrão é simples, mas muito marcante e o conjunto funciona perfeitamente, o que faz dessa canção mais um destaque do álbum.
![]() |
| Anúncio do lançamento de "Twitch" em jornal canadense |
E na reta final do álbum temos "Lay Your Love On Me", um rocker despido de teclados e focado nas guitarras, o que lhe confere mais peso e cria um saudável contraste com as canções apresentadas até agora. Arranjo simples, melodia cativante e refrão explosivo fazem dessa canção outro destaque do álbum. Mas todos os teclados desaparecidos na canção anterior foram desastrosamente reunidos em "Twitch", faixa que soa mais como Arthur Baker (lendário produtor e remixer dos anos 80) do que com Aldo Nova. Teclados e sintetizadores programados atiram em todas as direções, sendo que guitarras ocasionais surgem em meio a uma verdadeira guerra sonora. Lamentável.
Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Twitch" retrata de maneira perfeita a sonoridade que dominava as rádios na segunda metade da década de 80. Dentro da discografia de Aldo Nova, tenho esse seu terceiro álbum como um dos que mais gosto, e não por uma questão de saudosismo, mas sim pela qualidade das composições apresentadas e pela proposta que o álbum apresentava na época. E graças aos deuses, boa música não tem prazo de validade. Um belo álbum que certamente merece lugar em sua coleção.
ALDO NOVA - Twitch
Released in 1985 via Portrait Records
Cat. # RK40001
Tracklist
01 Tonite (Lift Me Up)
02 Rumours Of You
03 Surrender Your Heart
04 If Looks Could Kill
05 Heartless
06 Long Hot Summer
07 Fallen Angel
08 Stay
09 Lay Your Love On Me
10 Twitch
Musicians
Aldo Nova: vocals, guitars, synthesizers, keyboards, programming
Guitars: Lennie Petze, Paul Kayen
Bass: Neil Jason
Drums: Billy Carmassi, Anton Fig, Alan Schwartzberg
Keyboards: Anton Fig, Dave Lebolt, Michael Rudetsky
Synthesizers: Robbie Kilgore, Dave Lebolt
Programming: Michael Rudetsky
Fairlight: Michael Rudetsky
Castanets: Lennie Petze
Backing vocals: Michael Bolton, Fiona Flanagan, Angela Clemmons, Peppi Castro, Bob Christianson, Dwight Druick


Nenhum comentário:
Postar um comentário