sexta-feira, 29 de março de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O sueco Göran Edman trem uma das mais respeitadas vozes dentro do cenário AOR/Melodic Rock, o que faz com que sua presença em qualquer projeto chame a atenção dos amantes dos bons sons para o mesmo. E é exatamente o que acontece com "Impact", novo álbum do projeto Covered Call que lançou seu primeiro trabalho em 2009, tendo Thomas Vikström nos vocais. Na nova empreitada, Edman assumiu todos os vocais e ajudou a criar um álbum absolutamente excelente para quem curte o AOR mais tradicional.  Esse álbum, sem dúvida, é uma das grandes surpresas do ano...

Logo de cara temos "Lorraine", um cavalar radio friendly AOR que serve de modelo para a sonoridade predominante no álbum, onde as guitarras tem grande destaque. A melodia é envolvente e crescente, impulsionada por um baixo pulsante e por harmonias arrepiantes. Os backing vocals são perfeitamente distribuídos e explodem em um refrão maravilhoso, fazendo dessa canção, desde já, um dos grandes destaques do álbum, e que merece janelas abertas e volume máximo. Em seguida chega "When The Lights Are Out", canção muito bem trabalhada, com arranjo um pouco mais elaborado e refrão menos impactante, mas igualmente carregado de qualidade. Vale a pena ouvir essa canção mais de uma vez, mas "Think About All Times" te cativa já na introdução. Eis outro monstruoso radio friendly AOR, onde o arranjo é dinâmico e a melodia, uma vez mais, envolvente como deve ser. A métrica funciona perfeitamente e as bridges preparam o ouvinte para o refrão empolgante, e esse conjunto de fatores faz dessa canção mais um dos grandes destaques do álbum, assim como a arrepiante "Look Into Your Mind", mid-pacer emocionante e que traz uma das melhores interpretações de Göran Edman nesse álbum. Essa canção me lembra o saudoso Street Talk e, com isso em mente, você pode imaginar do que se trata o material. Simplesmente excelente!!!

Seguimos com "Hold On", rocker que apresenta um arranjo levemente mais pesado, mas igualmente impressionante. As guitarras linhas das guitarras são diretas, desprovidas de brilho, mas altamente eficientes, assim como os sempre precisos vocais de Mr. Edman. o refrão é bastante simples, mas cumpre sua função de empolgar o ouvinte de maneira inequívoca. Já "Make A Wish" tem o arranjo menos óbvio e uma melodia bacana, mas sem o mesmo impacto das canções anteriores. Recomendo múltiplas audições para que vocês tirem suas próprias conclusões, mas o mid-pacer "Nothing Lasts Forever" certamente lhe agradará na primeira audição, com um arranjo mais elaborado, com guitarras mais atrevidas e um refrão cativante, temos aqui outro grande destaque do álbum, sem dúvida, assim como "Wake Up", rocker arrepiante e que me lembra - mais uma vez - do Street Talk. O arranjo é envolvente, a melodia constantemente crescente e o refrão arregaçante, com Mr. Edman atropelando os morcegos com seus vocais sempre precisos. Aponto essa canção como outro grande destaque do álbum, sem medo de errar.

Covered Call: Loos, Rosenquist, Edman, Svanströmer e Carlsson
Na reta final temos "When I'm Gone" e "Live It Up", ambos rockers bacanas, mas que não tem o mesmo brilho de outras canções, mas ainda assim, merecem sua atenção e audições múltiplas. Fechando o caixão chega "Last Goodbye", esse um rocker mais empolgante e de estrutura bastante simples. As guitarras se complementam e criam a base onde Mr. Edman solta a voz de maneira impecável, o que faz dessa canção mais um destaque do álbum.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, o Covered Call voltou ao cenário AOR/Melodic Rock com estilo. Pessoalmente, "Impact" me agradou mais que "Money Never Sleeps", de 2009. E não é por uma questão de vocais, mas simplesmente pelo resultado final do álbum como um todo. É bem verdade que o álbum me parece perder um pouco de força no final, mas ainda assim, o conjunto funciona perfeitamente, resgatando a sonoridade mais tradicional do AOR centrado totalmente nas guitarras. E se essa é a sua cena, prepare-se para uma belíssima surpresa. Além disso, Göran Edman demonstra, mais uma vez, o porque é um dos mais respeitados vocalistas dentro do universo dos bons sons. Isto posto, não há muito mais o que dizer, a não ser que "Impact" é mais que recomendado...

COVERED CALL - Impact
Released on March 28th 2013, via AOR Heaven
Cat. # AOR 0079

Tracklist
01 Lorraine
02 When The Lights Are Out
03 Think About All Times
04 Look Into Your Mind
05 Hold On
06 Make A Wish
07 Nothing Lasts Forever
08 Wake Up
09 When I'm Gone
10 Live It Up
11 Last Goodbye

Lineup
Göran Edman: vocals
Joel Carlsson: guitars
Morgan Rosenquist: guitars
Andy Loos: bass
Ronny Svanströmer: drums

Um comentário:

Daniel Punisher disse...

Lorraine, já chega chutando a porta.
Look into your mind = BLOW MY MIND
Hold On na pegada do Jimi Jamison!
Make a Wish CHUTANDO BUNDAS!
Nothing last forever = Power Ballad com uma bateria MATADORA.
Wake Up faz um melodic rock com um efeito na voz meio DEGREED, pegajosa.
When im gone parece que se inspira no grande Paul Rodgers. Merece respeito tb.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...