sexta-feira, 12 de abril de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Os suecos do Europe já desfrutavam de reconhecimento mundial desde 1986 quando lançaram o excelente "Out Of This World", dois anos depois. Pessoalmente, considero esse álbum como melhor da primeira fase da carreira da banda e procurei comprar o máximo de material referente à ele. E dentre os singles gerados pelo álbum, tenho um apreço especial por "Let The Good Times Rock", não apenas por ser uma das melhores canções da banda, mas porque esse single abrange três momentos diferentes, o que nos permite fazer uma comparação do momento mais ascendente do Europe.

A primeira canção do single é "Let The Good Times Rock" (assista ao vídeo aqui), um AOR descomunal que conta com doses cavalares de teclados e guitarras, além do baixo onipresente que constrói uma base discreta. O arranjo é empolgante e culmina em um refrão explosivo e marcante. Considero essa canção um dos grandes destaques do álbum "Out Of This World" (trabalho que marcou a estréia em estúdio do guitarrista Kee Marcello) e também da carreira do Europe, e não me refiro apenas à década de 80. Grande canção, merecedora de múltiplas audições com volume máximo.

Seguimos com "Dreamer", balada construída com base de teclados e piano em primeiro plano. Com arranjo e métrica bastante tradicionais, essa canção foi um pontos altos do álbum "Wings Of Tomorow", lançado em 1984. Lançada como single apenas no Japão, "Dreamer" não é uma canção espetacular - especialmente se comparada a outras lançadas posteriormente - mas ainda assim merece sua atenção. Ouçam e tirem suas próprias conclusões.

Europe: Michaeli, Marcello, Tempest, Léven e Haugland
Finalmente, "Heart Of Stone" chega com seus teclados e guitarras em primeiro plano. Um dos destaques do ótimo álbum "The Final Countdown", essa canção tem uma linha de baixo muito bacana. E mesmo sem brilho, o arranjo funciona bem, assim como o refrão. Há que destacar as guitarras do grande John Norum, que deixaria a banda pouco tempo depois. Belíssima canção, merecedora de múltiplas audições.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, esse single apresenta três momentos distintos do Europe, e não me parece difícil perceber a evolução do trabalho da banda. Desde os arranjos mais bem construídos, até a sonoridade mais coesa e mesmo interpretações mais seguras, pode-se perceber que o Europe soube planejar sua trajetória e, como diria o poeta, o resto é história. 

EUROPE - Let The Good Times Rock
Released in 1988 via Epic Records
Cat. # 654573 3

Tracklist
01 Let The Good Times Rock
02 Dreamer
03 Heart Of Stone

Lineup
Joey Tempest: vocals
Kee Marcello: guitars, vocals (track #1)
John Norum: guitars (tracks #2 and #3)
Mic Michaeli: keyboards, vocals
John Léven: bass
Ia Haugland: drums, vocals
Tony Reno: drums (track #2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...