sexta-feira, 14 de março de 2014

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Enquando o Def Leppard se recuperava da trágica - mas aguardada - morte do genial Steve Clark, o álbum "Adrenalize" foi gravado (com Phil Collen assumindo todas as guitarras) e os singles faziam bonito nas paradas. "Tonight" (assista ao vídeo aqui) foi o quinto deles a ser lançado, com uma das melhores canções do álbum e que conseguiu se destacar, apesar do movimento grunge já estar instalado mundo afora naquela época. E justiça seja feita, não poderia ter sido diferente.

"Tonight" tem uma introdução marcante, com aqueles backing vocals tradicionais do Def Leppard, acompanhadas por uma guitarra quase despretenciosa. Com a chegada do baixo e bateria, a canção ganha corpo e apresenta um arranjo envolvente. Me agrada muito a linha de baixo e bateria, além das b-sections crescentes e do refrão explosivo. Essa canção tem todos os elementos dos maiores sucessos da banda, mas existe algo diferente que me faz destacá-la entre outros singles. Seja como for, "Tonight" é uma canção totalmente excelente e que merece múltiplas audições no volume máximo.

Em seguida temos "Now I'm Here", cover do Queen gravada ao vivo durante o Freddie Mercury Tribute Concert (evento que marcou a estréia de Vivian Campbell como integrante do Def Leppard) e que contou com a ilustre presença de Brian May na guitarra. Nunca foi segredo a admiração que o Def Leppard tem pelo Queen e nessa cover eles adicionaram uma saudável dose de esteróides (se é que existe isso) numa das melhores canções da banda de Mr. May. E isso fica mais evidente na bateria pesada de Rick Allen. Um grande momento na carreira da banda e uma bela regravação, sem dúvida alguma.

Na sequência temos a versão ao vivo da clássica "Photograph", gravada em 1992 em Bonn, Alemanha. Nessa canção podemos perceber melhor o desempenho de Mr. Campbell na nefasta tarefa de substituir Steve Clark, mas apesar de tudo, é inegável que Campbell segura bem a onda. Entretanto, é notável a diferença entre ambos e a genialidade de Clark faz falta em qualquer uma das canções que ele gravou com o Def Leppard. Ainda assim, "Photograph" agrada sempre e merece múltiplas audições.

Def Leppard, circa 1992: Allen, Elliott, Collen e Savage
Finalmente, a versão demo de "Tonight" apresenta uma dose extra de backing vocals logo na introdução e também entre os versos. A linha de baixo também é um pouco diferente, ganhando mais evidência. Já a bateria é mais contida, se revelando totalmente apenas no refrão. De maneira geral, essa versão é cansativa e, por vezes, soa redundante. A superioridade da versão que acabou em "Adrenalize" é gritante e agradeço aos deuses pela escolha da banda.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, "Tonight" é um single que merece lugar em sua coleção, especialmente pelas versões ao vivo e pela demo da faixa-título. E apesar de não ser considerada um grande sucesso do Def Leppard, esse single teve desempenho melhor do que outros mais conhecidos, como "All I Want Is Everything", "Promises" ou "Stand Up (Kick Love Into Motion)". Um single de respeito, e que merece estar em sua coleção.

DEF LEPPARD - Tonight CDS
Released on March 1993 via Mercury/Bludgeon Riffola
Cat. # 862 231-2

Tracklist
01 Tonight
02 Now I'm Here (Live)
03 Photograph (Live)
04 Tonight (Demo)

Lineup
Joe Elliott: vocals
Phil Collen: guitars, backing vocals
Rick Allen: drums, backing vocals
Rick Savage: bass, backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...