sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Enquanto se preparava para lançar seu terceiro álbum, o Boston enfrentava uma batalha judicial contra a CBS, gravadora que processava a banda em U$ 60 milhões, alegando quebra de contrato por não ter recebido o álbum devido pela banda em tempo. Mas em Abril de 1990, o multiinstrumentista e fundador da banda, Tom Scholz, saiu vencedor e acabou recebendo milhões de dólares em royalties não pagos e outros tantos milhões por danos morais e coisas do tipo. A banda e mudaria para a MCA Records em 1994, mas a gravadora já distribuía os material da banda em alguns países.

Mas, voltando para 1986, o álbum "Third Stage" foi promovido pelo single "Amanda", canção que já havia vazado do estúdio em 1984. Aparentemente, foi uma estratégia da gravadora e que rendeu muito, já que transformou a canção em um sucesso em várias partes do Estados Unidos, onde as rádios se arriscaram em tocar a canção, apesar da péssima qualidade do áudio.

Seja como for, o single provou ser uma ótima escolha mesmo dois anos depois, toda retrabalhada e devidamente produzida, apesar de soar muito diferente do que a banda costumava produzir. Mas o resultado foi mais que excelente...

"Amanda" é uma linda balada, com base acústica e arranjo bastante intimista. O andamento é bastante tradicional, mas o grande diferencial é a irretocável interpretação do grande Brad Delp (R.I.P.), perfeito em cada nota. Até mesmo as macaquices instrumentais de Tom Scholz estão bem medidas nessa canção que se transformou em um dos grandes sucessos do Boston. Na época de seu lançamento, "Amanda" atingiu a posição #1 do Billboard Hot 100 Singles Chart, o que acabou refletindo também nas vendagens do álbum, que chegou à mesma posição no Billboard Hot 100 Albums Chart. Nada mal. 

Vale destacar que, na década de 80, pouquíssimas bandas emplacaram nas paradas quando seus singles não eram acompanhados por um vídeo. O Boston foi um desses casos raros, já que nunca foi produzido um vídeo, mesmo que promocional, para "Amanda". Seja como for, essa canção permanece como um dos pontos altos da década de 80 e também da carreira da banda. Um clássico sob todos os aspectos...

Boston, circa 1986
"My Destination" é quase que um snippet, tendo pouco mais de dois minutos e sendo, na verdade, uma releitura de "Amanda", com a mesma base melódica mas com foco nos teclados e com um solo de guitarra absolutamente diferente. Os vocais são igualmente distintos, mas esse conjunto permite comparar duas leituras do mesmo material.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Amanda" é uma daquelas canções que acabam por representar uma banda para uma geração inteira. Muita gente veio a descobrir o Boston por causa dessa canção. Infelizmente, a qualidade dos bons sons da banda vem caindo consistentemente. Além disso, o trágico suicídio de Brad Delp em 2007 foi um duro golpe para os fãs mais fervorosos, se bem que Fran Cosmo fez um trabalho excepcional na banda durante os anos 90. Enfim, caso você não seja iniciado nos bons sons do Boston, "Amanda" é uma ótima opção para começar sua jornada pelos álbuns da banda. Apague a luz, suba o som e prepare-se... vem coisa muito boa por aí!!!

BOSTON - Amanda 7" Single (Japan Pressing)
Released in 1986 via MCA Records
Cat. # P-2173

Tracklist
Side One
01 Amanda
Side Two
01 My Destination

Musicians
Brad Delp: vocals
Tom Scholz: guitars, piano, electric piano, drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...