sexta-feira, 5 de junho de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em sua longa e distinta discografia, não hesito em afirmar que os anos passados na Capitol Records  (entre 1985 e 1993) produziram os álbuns do Heart que mais me agradam. Focados em um radio friendly AOR difícil de ser comparado, a banda alcançou status de primeira grandeza dentro do cenário, lotando estádios mundo afora e vendendo álbuns de maneira sem precedente até então. Em 1990, "Brigade" chegava às lojas e, na minha modesta opinião, aquele foi o último grande álbum do Heart. Depois do estrondoso sucesso de "All I Wanna Do Is Make Love To You", a excelente "I Didn't Want To Need You" foi eleita como segundo single promocional, e mesmo sem ter alcançado o topo das paradas, a canção fez bonito ao emplacar na posição #23 do Billboard Hot 100.

"I Didn't Want To Need You" (assista ao vídeo aqui) foi composta pela veterana Diane Warren e carrega todos os elementos tradicionais de suas canções: versos envolventes e refrões explosivos. Adicione à essa equação os poderosos vocais de Ann Wilson e você tem a garantia de um resultado positivo. A canção é um mid-pacer caprichado, com uma sólida base de guitarra que é pontuada por delicadas camadas de teclados bem distribuídos. O refrão é simplesmente arrepiante e os vocais de Ann Wilson funcionam como fogo na gasolina, conferindo toda a energia que uma canção como essa necessita e que, por isso, deve ser ouvida sempre com volume máximo e sem nenhuma moderação.

"The Night"  - composta em parceria com Sammy Hagar - é um rocker bem cadenciado e com uma generosa dose de peso, além de uma evidente aura southern quando a dobro guitar de Mr. Leese entra em cena. Versos curtos e bem cortados são embalados por guitarras despidas de qualquer requinte e que direcionam o ouvinte até um refrão igualmente simples, mas altamente eficiente. Essa canção certamente soa mais familiar à quem conhece os trabalhos que o Heart lançou na década de 70 e que, por isso, contrastam violentamente que a proposta mais melódica dos anos 80. Ainda assim, essa é uma excelente canção e merecedora de sua total atenção.

Heart, circa 1990: Mark, Nancy, Howard, Ann e Denny
Finalmente, "The Will To Love" é uma power ballad arrebatadora, onde teclados envolventes se apresentam ao longo dos versos, pontuados por guitarras acústicas que abrem espaço para suas versões elétricas assumirem a cena que culmina em um refrão explosivo, característico do melhor AOR da época. Essa canção foi lançada na maravilhosa edição japonesa de "Brigade" em um bonus disc que ainda traz outras duas canções também inéditas. Ainda, vale lembrar que Robin Beck regravaria essa canção dois anos depois, em uma versão que também merece ser ouvida.

Em resumo, caríssimos e caríssimas, se é humanamente possível que você ainda não tenha o obrigatório "Brigade" em sua coleção, recomendo ouvir "I Didn't Want To Need You" para ter uma boa ideia da direção musical que o álbum apresenta. Um AOR refinado, executado com maestria e interpretado à perfeição por uma das maiores vocalistas que o estilo tem. Muitos fãs renegam a fase mais comercial do Heart, o que é uma tremenda ignorância, já que não bastasse o sucesso que a banda obteve, a qualidade de seus álbuns supera - e muito - grande parte do que havia sido previamente lançado, apesar da abissal diferença musical entre esses álbuns. Seja como for, a excelente "I Didn't Want To Need You" é um cartão de visitas de peso e que merece sua total e irrestrita atenção. Pode acreditar, é material de altíssima qualidade...

HEART - I Didn't Want To Need You CDS
Released in 1990 via Capitol Records
Cat. #CDCL 580

Tracklist
01 I Didn't Want To Need You
02 The Night
03 The Will To Love

Lineup
Ann Wilson: vocals
Nancy Wilson: vocals, guitars, keyboards
Howard Leese: guitars, keyboards, dobro guitar, vocals
Mark Andes: bass, vocals
Denny Carmassi: drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...