sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Há décadas vivemos um período musicalmente tenebroso no Brasil, sob todos os aspectos. Além da mídia insistir e investir em artistas pré-fabricados (vide os exemplares presentes em programas abomináveis como "Superstar"), há um velado desinteresse do público pela qualidade. O que se busca é o hit fácil e igualmente descartável, coisa que poderia ser descrita perfeitamente usando a analogia "amor de verão". 

Mas no meio dessa terra de chapelões e bundas, há quem batalhe com talento na mãos e boas ideias na cabeça. Parte desse nobre grupo está incluída em "Road Songs Collection", coletânea 100% brazuca que tem por objetivo mostrar que temos mais a oferecer do que esses "Canarinho & Vira Bosta" que infestam o Brasil. A coletânea reúne bandas de São Paulo, Curitiba, Caxias do Sul e Salvador e apresenta coisas bem bacanas em sua maioria.

O quesito produção - sempre ele - separa Fairoff, Marenna e Adellaide das outras bandas. Essas três apresentaram canções com um tratamento mais elaborado, mas ainda assim passível de melhora. E a diferença entre a produção do material todo é gritante. Não sei se as bandas não tiveram tempo suficiente para trabalhar no material, ou se foi descuido, mas o fato é que a diferença entre algumas canções na coletânea beira o absurdo. E isso é mais a constatação de um fato do que apenas uma crítica.

Sobre as canções, "Fall In Love Again" e "Forever" só confirmam que Marenna tem tudo para entrar facilmente no mercado internacional. Ambos rockers são melodicamente simples e altamente contagiantes, até porque Rodrigo Marenna entrega interpretações empolgantes. Marenna não só tem chance real de invadir território gringo, mas também me parece capacitado a emplacar por lá. E há uma grande diferença em "lançar trabalho por selo internacional" e "se estabelecer no mercado internacional". Enfim, vamos aguardar...

Já o pessoal da Fairoff conta com as ilustres presenças de Allan Juliano e Marcos Peres, ex-batera e ex guitarrista (respectivamente) da Paradise Inc. e que arquitetam com a nova banda um retorno ao cenário. As excelentes "The Day After Tomorrow" e "Take Me Higher" são rockers caprichados e estruturas melódicas que lembram bastante a Paradise Inc., mas a diferença aqui são os vocais da loirosa Lan Weiss, nome conhecido no circuito paulista dos bons sons. Lan é o que eu chamaria de "diamante bruto", dona de um vocal poderoso, arregaçante, mas que precisa de um ajuste aqui, outro ali. Vejo a Fairoff quase pronta a alçar vôos mais altos e, sem dúvida, aposto nessa banda como sendo um dos nomes a prestarmos atenção.

A Adellaide traz "Save Your Love" e "Edge Of Feelings", dois rockers bem produzidos, os arranjos elaborados demais se tornam cansativos. Teclados demais e viradas demais me lembram - e muito - o Horyzon, banda que conseguiu contrato internacional e que morreu na praia. Mas não vejo a Adellaide fadada ao ostracismo, de maneira alguma. Pessoalmente, acredito que pouco se faz necessário para que a banda soe mais enxuta e direta e, dessa maneira, fuja da sonoridade comum que bandas influenciadas pelo AOR dos anos 80 apresentam.

Finalmente, Vallet, Hot Foxxy e Trigger empatam tecnicamente em vários quesitos, sendo a produção fraca o maior deles. E apesar de algumas canções até serem legais, me parece faltar muito para que pudessem estar em uma coletânea. Algumas parecem demos e tem mixagem horrível (Hot Foxxy e Trigger, especialmente), o que me leva a pensar nos motivos que levaram as bandas a incluir esse material na coletânea.

Finalmente, caríssimas e caríssimos, "Road Songs Collection" serve mais para mostrar que nem só de sertanejo e funk vive a música nacional do que para outra coisa. Infelizmente, a disparidade na qualidade entre as canções prejudica - e muito - o álbum como um todo. Entretanto, serve para mostrar alguns nomes que, em breve, poderão estar presentes na sua coleção. Fique de olhos e ouvidos bem abertos porque tem coisa boa da Terra Brazilis chegando em breve...

VARIOUS ARTISTS - Road Songs Collection
Released independently on Dec. 20th, 2016
No catalogue number available

Tracklist
01 Fall In Love Again - Marenna
02 Save Your Love - Adellaide
03 The Day After Tomorrow - Fairoff
04 How Much Love - Vallet
05 Red Head Rocker - Hot Foxxy
06 Forever - Marenna
07 Edge Of Feelings - Adellaide
08 Take Me Higher - Fairoff
09 Living On The Road - Vallet
10 Born To Be A Rockstar - Hot Foxxy
11 Satisfaction - Trigger

Musicians
Too many to mention...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...