sexta-feira, 13 de abril de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Joseph Williams já era conhecido e respeitado no universo dos bons sons muito antes de tornar-se frontman do Toto, em 1986. Sua carreira solo havia começado quatro anos antes e ele já era um dos session musicians mais requisitados de Los Angeles. Mas depois de sua grandiosa passagem pelo Toto, Williams retomou a carreira solo - com um intervalo de 14 anos - com o belíssimo álbum "I Am Alive", cujo single de lançamento foi "Heroes". Não bastasse a qualidade das canções incluídas, o single trazia grandes nomes que conferiram não apenas brilho, mas muita qualidade ao que já era ótimo.

"Heroes" é uma balada construída em teclados e baixo em primeiro plano, constituindo uma base marcante, pontuada por guitarras precisamente distribuídas. A melodia é suave, envolvente, enquanto o refrão é contidamente explosivo, onde Williams desfila discretamente seu poderoso vocal. Os backing vocals complementam o conjunto e pode-se ouvir, de maneira distinta, as vozes de Bill Champlin e Jason Scheff na segunda parte da canção. Também me agrada muito o fade out, onde a guitarra ganha absoluto destaque, sendo acompanhada apenas pela bateria e por camadas de guitarras secundárias. Uma grande canção que merece sua absoluta e irrestrita atenção, em múltiplas e barulhentas audições.

"I Believe In You" é um rocker direcionado ao westcoast. Baixo e guitarra assumem a linha de frente, acompanhadas por uma base programada de percussão e uma bateria contida, que vai crescendo ao longo da canção. O refrão surge fácil e é tão explosivo quanto o westcoast permite. Uma vez mais, os backing vocals preenchem perfeitamente os poucos espaços que Mr. Williams deixa. Ainda, aqui Mr. Landau pôde desfilar com mais folga, criando o aspecto rocker que a canção engloba tão confortavelmente. Mais um grande momento, uma grande canção que merece múltiplas audições e nenhuma moderação.

Joseph Williams, circa 1996
Finalmente, "Heroes" retorna em formato instrumental porque o karaokê é uma mania nacional no Japão, e como esse single foi lançado exclusivamente naquele mercado, pareceu uma estratégia óbvia incluir a faixa-título sem vocais. 

O bacana dessa ideia é que esse formato lhe permite ouvir com mais cuidado e atenção o aspecto musical - propriamente dito - da canção. Muitos dos detalhes ouvidos aqui passam em branco na versão original e, por isso mesmo, essa faixa instrumental merece tantas audições quanto as outras no single.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Heroes" é um belíssimo single e que traz Joseph Williams em plena forma. Vale muito a pena ouvi-lo fora do ambiente do Toto, mesmo trazendo muito da sonoridade da banda para seu universo particular. Enquanto Williams é um compositor mais que respeitado, ele cercou-se de músicos de qualidade inquestionável para acompanhá-lo aqui e o resultado não poderia ser nada além de totalmente excelente. Se você curte o trabalho solo de Joseph Williams, sabe do que estou falando. mas se você ainda desconhece sua discografia solo, "Heroes" é um ótimo cartão de visitas e, sem dúvida alguma, é material mais que recomendado...

JOSEPH WILLIAMS - Heroes CDS
Released in 1996 via Kitty Records Japan
Cat. #KTDR - 2502

Tracklist
01 Heroes
02 I Believe In You
03 Heroes (Instrumental)

Musicians
Joseph Williams: vocals, drum programming, keyboards, backing vocals
Michael Landau: guitars
Joey Carbone: drum programming, keyboards
Jason Scheff: backing vocals
Bill Champlin: backing vocals
Amye Williams: backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...