sexta-feira, 24 de agosto de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Não há dúvidas de que Steve Newman é um dos mais respeitados nomes do melodic rock britânico nos últimos 20 anos, lançando álbuns consistentes e com muita qualidade. Há 10 anos foi lançada "Decade", coletânea que cobria a primeira parte de sua carreira e em Setembro chega às lojas "Decade II", com os destaques da segunda parte da discografia de Newman. Mas o grande atrativo dessa coletânea é o segundo disco (sim, a coletânea é dupla) que traz nada menos que 17 canções, entre material inédito ou exclusivo do mercado japonês. O disco 1 já faz valer a compra dessa coletânea, mas o segundo traz argumentos inquestionáveis para tanto.

Esse segundo disco poderia ser lançado como um álbum propriamente dito, haja vista conter canções excelentes e inexplicavelmente excluídas dos álbuns lançados pelo Newman entre 2014 e 2016, e exemplo disso são "Breaking The Barrier", "Girl Found Love" e "Liar" três rockers viscerais com todos os elementos que caracterizam a sonoridade do Newman. Já "One More Night With You" foi oferecida para a Frontiers Records, que acabou recusando um rocker empolgante e cheio de energia, qualidades presentes em "Fight No More", uma power ballad de primeira grandeza.

"She's The Woman" é outro rocker dinâmico e repleto de guitarras e com refrão massacrante, assim como a cadenciada "Nightmare" (com versos delicados e refrão explosivo) e "Angel", que alterna versos contidos (em sua primeira parte) com um refrão marcante e elegante. Já "World Keeps Turning" foi submetida à Frontiers para possível inclusão no álbum solo de Toby Hitchcock e, mais uma vez, a gravadora italiana deixou passar um rocker caprichado e empolgante. Che fottuto, Frontiers!!!

A espetacular "In Too Deep" é um rocker arrasador e imponente, com um arranjo caprichado e com melodia envolvente, além de um refrão marcante, enquanto "The More I Love" traz baixo e teclados para a linha de frente em um rocker menos agressivo, mas igualmente impactante. A surpreendente "Crossed My Heart"  tem arranjo mais intimista e uma sonoridade ímpar para Newman, mas o resultado é fantástico, e "A Witness To Love's Decline" resgata a sonoridade que estamos acostumados a ouvir nos álbuns dos britânicos, com melodia envolvente e um refrão memorável.

E na reta final temos a linda power ballad "Does It Feel The Same?" (canção oferecida pela banda e  recusada pela Frontiers) seguida pelo excelente radio friendly rocker "Race Of A Lifetime" e pelo maiúsculo "Never Becomes Again", enquanto "My Fantasy" fecha o álbum com propriedade, mas sem o impacto das canções anteriores.

Steve Newman, circa 2018
Em resumo, caríssimos e caríssimas, esse segundo disco da "Decade II" poderia tranquilamente ser lançado como um álbum propriamente dito, como já mencionei antes. Cada uma dessas canções poderia ter sido incluída nos respectivos álbuns para as quais foram gravadas. Se analisarmos o conjunto, há momentos mais convincentes que outros, mas a qualidade permeia todas as canções que, inegavelmente, soam como o Newman. Assim sendo, essa coletânea me parece ser objetivamente dirigida aos fãs da banda, sem a preocupação de angariar mais admiradores. Mas é fato que, ao expor um incauto a esse material todo, a chance de conversão é enorme. Enfim, "Decade II" trará grandes canções em seu disco I, mas a grande sacada estará, sem dúvida, no disco II, que justifica a aquisição dessa coletânea muito bem recomendada...

NEWMAN - Decade II (Disc 2)
To be released on Sept. 28th via AOR Heaven
Cat. #AOR Heaven 00173

Tracklist
01 Breaking The Barrier
02 Girl Found Love
03 Liar
04 One More Night With You
05 Fight No More
06 She's The Woman
07 Nightmare
08 Angel
09 World Keeps Turning
10 In Too Deep
11 The More I Love
12 Crossed My Heart
13 A Witness To Love's Decline
14 Does It Feel The Same?
15 Race Of A Lifetime
16 Never Becomes Again
17 My Fantasy

Tracks 01/02/06/15/16 from the 2014 "Elegance Machine" sessions
Tracks 03/05/08/10/12/13/17 from the 2016 "Aerial" sessions
Tracks 07/11 from the Japanese edition of the 2010 album "Under Southern Skies"
Tracks 04/09/14 submitted to Frontiers Records

Musicians
Steve Newman: vocals, guitars, keyboards
Rob McEwen: drums, percussion
Shaun Bessant: guitars
Geoff Wootton: backing vocals
Mark Thompson-Smith: backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...