sexta-feira, 31 de agosto de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O vocalista, compositor, produtor e multi-instrumentista Adrian Gurvitz é um dos nomes mais reconhecidos e respeitados no universo westcoast desde a década de 70, e a década seguinte viu a consolidação dessa reputação com o excelente "Classic", de 1982. Mas resolvido a se arriscar em outro estilo, Gurvitz se reuniu com seu irmão Paul no Tower Studios - em Londres - em 1983 e gravou "No Compromise", um fantástico álbum AOR cujo inegável apelo radio friendly remete aos melhores momentos de 1986 (sim, o álbum tem essa sonoridade a frente de seu tempo). Os irmãos Gurvitz se encarregaram de tudo, das composições, instrumentos, performances e produção do álbum. Mas em um daqueles momentos de imbecilidade, a Geffen Records (logo quem!!!) recusou o material, já que esperavam que Gurvitz insistisse no westcoast que fazia tão bem. "No Compromise" ficou no limbo até 2000, quando a gravadora japonesa Cool Sound resgatou e lançou o álbum exclusivamente no mercado daquele país. Desde então, vem sendo caçado pelos amantes dos bons sons, e nem é difícil entender o porque.

A excelente "Ain't Always The Same" dá a tônica do álbum, onde guitarras e teclados dividem todos os espaços nesse rocker caprichado, com melodia envolvente e refrão marcante, exatamente como acontece em "No Compromise" e sua avalanche de teclados e guitarras (especialmente  o refrão), enquanto os versos são mais suaves e conduzem a um refrão explosivo. Por outro lado, "I'm Not Cryin' Over You" é um mid-pacer fantástico, com melodia envolvente  e arranjo caprichado, além de um refrão arrepiante. Essas três canções são motivo suficiente para adquirir o álbum, sendo merecedoras de múltiplas audições com volume máximo.

"The Price You Pay" é outro rocker empolgante, com guitarras na linha de frente e teclados discretos e bem distribuídos, além do refrão matador. Já "Punch" é um rocker bacana e muito bem construído, parecendo ter sido retirado daquelas trilhas sonoras dos anos 80, enquanto "No One's In Love" desponta como uma power ballad massacrante, com andamento tradicional e arranjo emocionante que culmina em um refrão poderoso e memorável, como deve ser. Múltiplas audições com volume máximo se fazem necessárias, uma vez mais.

Adrian Gurvitz, circa 1983
Outro rocker que parece ter sido retirado de uma trilha sonora é "Can't Buy Time", com suas camadas de guitarras repousando sobre baixo e bateria precisos e que, somados os elementos, produzem um refrão espetacular, assim como acontece em "High Point Of Love", um mid-pacer maravilhoso, com arranjo bem trabalhado e um refrão que fará transbordar um arco-íris de seus ouvidos, enquanto "The Last Laugh" - outro mid-pacer - é bem mais cadenciado, apresentando guitarras e teclados onipresentes ao longo dos versos e, principalmente, no refrão cuidadosamente explosivo e absolutamente memorável. Não há como não recomendar mais audições com volume máximo.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "No Compromise" é uma daquelas pérolas que o tempo espalhou e que foram resgatadas pelos japoneses. É impressionante um álbum com essa qualidade ter sido recusado pela gravadora, uma vez que qualidade não falta aqui. Gurvitz se revela um espetacular intérprete e compositor de AOR, com canções absurdamente bem trabalhadas e irretocavelmente bem interpretadas. E olha que tudo foi feito apenas pelos irmãos Gurvitz!!! Apenas lamento o fato de os japoneses não terem remasterizado o álbum, mantendo a versão original de 1983 que poderia ter sido muito melhorada com a tecnologia de hoje. Seja como for, esse álbum é um fiel retrato do AOR que dominaria os Estados Unidos poucos anos depois e permanece, ainda hoje, como material mais que recomendado a qualquer sério entusiasta do bom e velho "AOR Made in the U.S.A" na década de 80...

ADRIAN GURVITZ - No Compromise
Released on May 25th 2000, via Cool Sound
Cat. #COOL 0048

Tracklist
01 Ain't It Always The Same
02 No Compromise
03 I'm Not Cryin' Over You
04 The Price You Pay
05 Punch
06 No One's In Love
07 Can't Buy Time
08 High Point Of Love
09 The Last Laugh

Musicians
Adrian Gurvitz: vocals, guitars, drums, keyboards, backing vocals
Paul Gurvitz:bass, backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...