Este é mais um daqueles álbuns que passaram despercebidos por muita gente na época de seu lançamento.Azar de quem perdeu! O projeto Greenhouze teve origem na Noruega e contava com músicos veteranos, como os vocalistas Solli e Leif Johansen, além do baterista Mike Sturgis. Produzindo um AOR absolutamente empolgante e de alta qualidade, a Greenhouze tinha tudo para se tornar um grande nome no cenário. Infelizmente, isso não aconteceu. Mas o álbum merece estar em sua coleção, e os motivos para isso serão descritos a seguir.
O álbum começa com "The Point", um mid-pacer pesado e que mostra algumas da habilidades vocais de Solli. Gosto muito do arranjo dessa canção e, em especial, das guitarras e do baixo discretíssimo, que costura a melodia de forma sutil. Já "Waterline" mostra o lado rocker da banda, com todos os melhores elementos do AOR escandinavo. Mais uma vez, as guitarras me agradam muito e, além do arranjo, o andamento dessa canção é muito bacana. Outra boa canção é "Here In The Air", rocker mais tradicional mas muito interessante. Apenas acho o refrão fraco em comparação com o corpo da canção. Uma pena, mas ainda assim, vale a pena ouví-la com atenção. Em seguida temos "Remember", uma balada simplesmente arrepiante. Com melodia delicada - pontuada por teclados mutio discretos - e arranjo perfeito, essa canção privilegia os vocais de Solli e mostra que nem só de guitarras gritantes vive o bom AOR. Pessoalmente, incluo essa canção entre as mais lindas baladas que já ouvi e acho o ponto alto do álbum. Seguimos com "Train Song", um rocker empolgante que conta com linha de baixo pulsante e bateria bem marcada, além de guitarras mais ácidas. Gosto muito desse tipo de melodia e o arranjo é certeiro - me lembra os melhores momentos do Gotthard - contando com refrão explosivo sem ser agressivo. Outra bela canção do álbum, assim como "Insanity" e suas guitarras em primeiro plano, acompanhadas de perto pela bateria. Gosto muito do arranjo vocal dessa canção, especialmente nas bridges e refrão.
Outra canção que merece destaque é a excelente "Tall Grasses", balada cuja melodia é construída sob uma base de guitarra acústica e baixo, tudo amarrado com percussão. O arranjo e andamento são excelentes e, por tudo isso, essa canção merece uma audição cuidadosa. Já "Clouds" é um interlúdio instrumental totalmente dispensável, mas "Rain" mostra logo de cara suas guitarras e aponta para o lado mais rocker do álbum. Gosto muito da linha de baixo e bateria e essa canção me agrada bastante, mesmo não sendo uma das minhas preferidas.
Na reta final do álbum temos "Snow On The Roof", uma poderosa faixa insrumental que merece ser ouvida no volume máximo. Um rocker intenso, com baixo e bateria precisos, acompanhados por guitarras empolgantes. Uma canção excelente, assim como "Everything", outra balada envolvente e que merece atenção, especialmente no refrão e na riqueza do arranjo. E fechamos o caixão com "Highway In The Sun", um radio friendly AOR inofensivo, mas de qualidade. Gosto bastante do baixo e teclados, em especial.
Em resumo, nibelungas e nibelungos, esse álbum mostra que qualidade não se encontra em qualquer álbum. O que faz esse trabalho ser diferente de tantos outros é um conjunto de fatores que vai desde os mais básicos acordes até as últimas fases da produção. Um excelente vocalista, músicos talentosos e belas canções, tudo isso sob os cuidados de uma grande - hoje finada - gravadora: o resultado só poderia ter sido perfeito. Se você ainda não tem Greenhouze em sua coleção, saiba que você encontra o álbum sem muito problema por aí. Material de alto nível e, por isso mesmo, muitíssimo recomendado.
GREENHOUZE – Greenhouze
Released in 2005 via MTM Music
Cat.#0681-114
Tracklist
01. The Point
02. Waterline
03. Here In The Air
04. Remember
05. Train Song
06. Insanity
07. Tall Grasses
08. Clouds (Instrumental)
09. Rain
10. Snow On The Roof (Instrumental)
11. Everything
12. Highway In The Sun
Lineup
Solli - Vocals
Lars Levin - Electric & Acoustic Guitars, Bass, Keyboards, Backing Vocals
Frank Tostrup - Drums, Percussion
Mike Sturgis – Drums, Samples
Celio De Carvalho - Percussion
Leif Johansen - Backing Vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário