A década de 90 foi bastante dura para o AOR/Melodic Rock, mas foi justamente naquele período que algumas pérolas foram lançadas, e o projeto Metropolis se inclui nessa categoria. Tendo “apenas” os veteranos e talentosos Stan Meissner (que assina todas as canções do álbum) e Peter Fredette no lineup, o Metropolis lançou em 1999 o excelente "The Power Of The Night", álbum que traz um desfile do melhor radio friendly AOR made in Canada e que ainda consegue impressionar aqueles que não conhecem a alta qualidade do material contido no álbum.
O álbum abre com "Wild And Blue", cuja melodia é empolgante e crescente, explodindo em um refrão absolutamente marcante e bem característico do bom e velho AOR. Uma pancada logo de cara, para mostrar que a dupla Meissner/Fredette não estava brincando em serviço. Em seguida surge "The Drakest Side Of The Night", um mid-pacer caprichado e que me faz lembrar da Bridge 2 Far, especialmente pela linha da guitarra e do baixo bem marcado. O arranjo e andamento são igualmente caprichados e tudo isso faz com que essa canção mereça uma audição bastante cuidadosa. Outra excelente canção é "Never Look Back Again" - composta em parceira com Bruce Turgon - um AOR destruidor e que traz todos aqueles elementos que tanto curtimos: guitarras bem postadas, teclados na medida certa, vocais certeiros e refrão explosivo. Precisa mais? Ouça essa canção no volume máximo e resista se for capaz!!!
Outra canção que merece destaque é "Walk Through The Fire" - escrita com Carl Dixon - com seu refrão pegajoso (no bom sentido) e belas guitarras. Confesso que essa canção não me impressionou na primeira audição, mas hoje curto cada vez mais esse AOR de primeira! Depois de tantos rockers era hora de uma balada, e a belíssima "Restless Moon" se encarrega de impressionar os amantes dos bons sons com facilidade. O arranjo intimista, calcado em piano e baixo, funciona perfeitamente. A métrica dessa canção é bastante tradicional mas a interpretação de Peter Fredette confere brilho ao que poderia soar comum. Ouça sem a menor moderação! Retomamos o caminho mais rocker com "A Million Miles Away", canção bacana e que me remete aos bons sons do Toto, especialmente por causa da integração entre piano e guitarra. Gosto bastante do arranjo e dos vocais e mesmo não sendo uma canção diferenciada, ela me agrada.
Com um approach um pouco mais AC Rock temos "Whatever It Is", um rocker bacana e bastante simples, escrito em conjunto com Stephen Dorff. Gosto da base melódica e do arranjo, além do refrão que funciona muito bem. Voltamos ao lado mais romântico com "The Eyes Of Love", balada bem agradável e que funciona sem problemas, mas que não tem o mesmo brilho de sua antecessora. Talvez porque não tenha o mesmo approach AOR, apesar de ter sido composta juntamente com Peter Fredette e o veterano conterrâneo Dean McTaggart. Enfim, ouça e tire suas próprias conclusões.
Entramos na reta final do álbum com "The Best Is Good Enough For Me", rocker muito bacana e que muito me agrada, especialmente por causa do refrão explosivo e da melodia sempre empolgante. Não muito diferente é "Running After A Dream" com sua melodia onde o baixo assume a frente de combate, sendo seguido de perto pela guitarra que abre caminho para o refrão bem tradicional - mas muito bacana - e que deve agradar em cheio os amantes dos bons sons. Fechamos a sessão com "The Power Of The Night", uma balada bastante intimista e bem interessante, e que conta com um refrão muito bacana. Recomendada para aquele momento a dois...
Enfim, nibelungas e nibelungos, considero este um dos melhores álbuns dos anos 90 por todas as razões descritas acima. Em uma época onde o AOR era dado como morto, haviam artistas preocupados em manter a chama do estilo acessa e Stan Meissner e Peter Fredette faziam parte desse grupo. A preocupação de ambos resultou nesse excelente álbum que é mais que recomendado aos amantes do bom e velho AOR, é obrigatório!!!
METROPOLIS - The Power Of The Night
Released in 1999 via MTM Music GmbH
Cat. #0681-03
Tracklist
01. Wild And Blue
02. The Darkest Side Of The Night
03. Never Look Back
04. Walk Through The Fire
05. Restless Moon
06. A Million Miles Away
07. Whatever It Is
08. The Eyes Of Love
09. The Best Is Good Enough
10. Running After A Dream
11. The Power Of The Night
Lineup
Stan Meissner - guitars, keyboards, drums
Peter Fredette - bass, vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário