Falar da tradição da Suécia em lançar grandes bandas é redundância, por isso vamos direto aos fatos: a Masquerade faz parte de um grande grupo de bandas/artsitas que passaram batidos no início da década de 90, e que hoje tem seus álbuns caçados pelos amantes dos bons sons. O primeiro álbum da banda é, sem dúvida, o melhor deles. Fazendo AOR/Melodic Rock direto e sem muitos enfeites, a Masquerade conseguiu agradar mesmo sem ter produzido um álbum clássico. Ainda assim, o álbum vale muito a pena e por isso lhes trago a descrição do mesmo a seguir.
As guitarras insanas de Thomas Eric iniciam os trabalhos com "Gimme All Your Love", um rocker frenético e bem bacana, onde se destacam os vocais de Tony Yoanson, além da bateria estilo bate-estaca e os backing vocals. Faixa perfeita para abrir o álbum e que contrasta violentamente com "Four Letter Words", um radio friendly AOR tradicional e até previsível, mas que funciona muito bem e que traz guitarras cadenciadas e teclados bem discretos, tudo amarrado pelo vocal de Mr. Yoanson. Ouça no volume máximo e tente resistir se puder. Já "Our Time Has Come" é um rocker cadenciado pelos pedais duplos da bateria precisa de Marco Tapani e pela guitarra certeira de Thomas Eric. Gosto bastante da melodia e do andamento dessa canção, com destaque para o refrão!!! Outra canção para ser ouvida sem a menor consideração pelos vizinhos, assim como "Sudden Love Affair", uma balada muito bacana e cujo arranjo privilegia guitarras e bateria e que tem backing vocals e refrão incríveis. Mais um destaque do álbum, sem dúvida.
Outro destaque é "Ride With The Wind", mais um radio friendly AOR onde os teclados fazem a base da melodia por onde as guitarras e bateria fazem a festa, culminando em um refrão memorável e que desce fácil pelos canais auditivos dos amantes do bom e velho AOR. E seguimos pelo bom caminho com "Dawning Of The Day", um surpreendente mid-pacer que tem andamento marcado de maneira precisa pelo baixo e bateria, além do teclado discretíssimo que faz o fundo ao longo da melodia. Volume no máximo, please!!! Logo depois surge o chatérrimo interlúdio instrumental "Le Baugdeux de Triomphe", sobre o qual nem vale a pena escrever; vamos direto à excelente "Wild Child", rocker descomunal pontuado por teclados que desfilam pela base construída por uma guitarra gritante e uma bateria massacrante, cercado por vocais explosivos e que tem refrão arrepiante. Confira sem a menor moderação e deixe o volume arregaçado para "Dancin' On The Edge", outro excelente radio friendly AOR com a dose mais que perfeita de guitarras e teclados, além daqueles backing vocals que tanto conhecemos. Outro grande destaque do álbum, pode apostar!
"Liaison" é outro interlúdio instrumental absolutamente dispensável, mas "Justice" merece sua atenção, especialmente, pelo baixo pulsante sempre acompanhado pela bateria e pelo refrão bacana. Na reta final final do álbum temos "All Night, All Day" (uma balada tradicional e muito bacana, em especial pelo arranjo e pelo refrão emocionante) e "Give It A Shot", um rocker bacana mas que não tem o mesmo brilho de outras canções nesse álbum. Fechamos o caixão com "Lonely World", uma baladinha de quase três minutos onde teclado e voz fazem dupla para uma canção que poderia ser muito melhor se tivesse o acompanhamento dos outros instrumentos e fosse um pouco mais longa também.
Em resumo, nibelungas e nibelungos, esse primeiro álbum da Masquerade é um belo exemplar do AOR/Melodic Rock no melhor estilo sueco e mantém sem dificuldade alguma a sólida tradição nórdica dos bons sons. Melodias empolgantes, guitarras e teclados disputando sua atenção o tempo, uma série de refrões marcantes e vocais sempre precisos garantem sua satisfação. A banda lançou outros três albuns entre 1994 e 2004, mas com sonoridade mais pesada e muito longe do brilho que seu primeiro trabalho ainda hoje mantém. Você ainda consegue encontrar esse primeiro álbum à venda sem muita dificuldade e com variedade de preços, por isso pesquise um pouco antes de comprar o seu. E acredite, o investimento vale cada centavo.
MASQUERADE - Masquerade
Released in 1992 via Zero Corporation (Japanese Pressing)
Cat. #XRCN-1011
Tracklist
01. Gimme All Your Love
02. Four Letter Words
03. Our Time Has Come
04. Sudden Love Affair
05. Ride With the Wind
06. Dawning Of The Day
07. Le Baugdeux De Triomphe
08. Wild Child
09. Dancin' On The Edge
10. Liaison
11. Justice
12. All Night All Day
13. Give It A Shot
14. Lonely World
Lineup
Tony Yoanson - vocals, additional acoustic guitars
Thomas Eric - guitar
Marco Tapani - drum
Henrik Lundberg - bass
Guest Musicians
Magnus Strömberg - keyboards
Thomas G:Son - backing vocals
Ule Andresson - backing vocals
P.O. Petterson - backing vocals
Bengam - sampling and programming
Y. rank - additional programming
Nenhum comentário:
Postar um comentário