sexta-feira, 8 de julho de 2011

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Um dos grandes nomes do cenário musical norte-americano, Kenny Loggins é um veterano dos mais respeitados pela extensa carreira e pelos vários excelentes álbuns lançados em diversos projetos, além de seus trabalhos solo. Gosto muito da fase 80's de sua carreira, fase essa que é renegada pelos fãs mais xiitas e radicais. E o álbum que mais me agrada desse período é o arrasador "Back To Avalon", lançado em 1988, e que traz algumas das canções que mais me agradam no extenso catálogo de Mr. Loggins. Assim como em seu álbum anterior - o igualmente "Vox Humana" de 1985 - ele mistura elementos do hi-tech westcoast com alguma coisa de AOR e AC Rock (dependendo da canção), e o resultado me agrada bastante.

O álbum abre com "Nobody's Fool", um rocker contagiante que conta com uma linha pesada de baixo e com a ilustre guitarra de Dann Huff e backing vocals de Jeff Pescetto. A canção foi usada na trilha do filme "Caddyshack II" e teve boa execução nos U.S.A. na época de seu lançamento. Vale a pena ouvir no volume máximo, com toda certeza. Já "I'm Gonna Miss You" revela o lado westcoast do álbum com um belíssimo mid-pacer, calcado no baixo e com guitarras muito bem postadas. A melodia é muito bacana e conta com backing vocals de Mickey Thomas e Donny Baldwin, o que só agrega qualidade à canção que merece volume máximo. Mr. Loggins injetou adrenalina em "Tell Her" - canção do legendário Bert Russell, gravada originalmente em 1962 por Johnny Thunder que, na verdade, se chamava Gil Hamilton, mas essa é outra história. A base melódica é a mesma mas a versão original me agrada muito mais. Retornando ao lado westcoast do álbum temos "One Woman", canção com arranjo bem tradicional e muito bacana, especialmente a dupla baixo e teclados. Gosto bastante da métrica dessa canção que usou o guitarrista Steve Farris, o baterista Pat Mastellotto e o tecladista Steve George (do Mr. Mister) na gravação, além de contar com os backing vocals de Richard Page no refrão. Qualidade de sobra e que merece sua atenção.

Seguimos com "Back To Avalon", uma das mais lindas baladas da década de 80 (na minha humilde opinião) e que carrega a assinatura do veterano produtor e multiinstrumentista Peter Wolf e do baixista Nathan East. A melodia é suave, crescendo nas bridges para explodir em um refrão arrebatador, cortesia de uma boa e saudável dose de AOR no arranjo. Com os backing vocals de Ina Wolf e as guitarras de Dann Huff, essa canção deve agradar em cheio os amantes dos bons sons. Quem já é familiarizado com a carreira de Kenny Loggins não se surpreenderá com o dueto com Michael McDonald em "She's Dangerous", já que ambos colaboram um com o outro em seus álbuns desde o início dos anos 80, normalmente com resultados bem interessantes. Esse rocker não foge a regra e guarda boas surpresas aos ouvidos mais atentos, por isso suba o som e preste atenção. Mas o melhor ficou reservado para "True Confession", um mid-pacer forjado pelas belas virgens que vivem nas mais altas montanhas sagradas no universo AOR. Desde a introdução fica claro que as guitarras - de Dann Huff, novamente - e teclados conspiram à nosso favor e o resultado é absurdamente excelente. A melodia é arrepiante, o arranjo é perfeito e a interpretação é irretocável, além de contar com os backing vocals de Mickey Thomas, Donny Baldwin e Grace Slick. Aponto sem medo essa canção como o grande destaque do álbum. Retomando o caminho westcoast temos "Hope For The Runaway", faixa composta em parceria com o renomado Patrick Leonard. Gosto bastante da melodia e do arranjo, ambos recorrentes em muitos dos álbuns de westcoast do período 82-89.

Na reta final temos "Isabella's Eyes", canção que havia sido escrita para sua filha. O arranjo é muito bem trabalhado e a melodia incorporou os luxuosos metais de Jerry Hey, Larry Williams e Gary Grant. O resultado é muito bacana e te prepara para "Blue On Blue", rocker com tempero AOR e que funciona espetacularmente bem. Gosto muito do andamento dessa canção, perfeita para ser ouvida naqueles dias ensolarados. E quem dá as caras aqui são o veteraníssimo guitarrista Tim Pierce e seu irmão, o baixista John Pierce. Além disso, Mike Baird assume a bateria e Kim Bullard fas as honras nos teclados. A edição em cd ainda inclui "Meet Me Half Way", canção lançada em 1986 e que integra a trilha sonora do filme "Over The Top". Impossível que você não a conheça, já que tocava - e ainda toca - frequentemente em rádios mundo afora. E depois de tantos anos, ainda curto essa canção.

Enfim, nibelungas e nibelungos, "Back To Avalon" não é um álbum para quem não admite variações, musicalmente falando. O trabalho tem mudanças bastante evidentes e é, em síntese, um belo álbum de hi-tech westcoast, ams que incorpora facilmente elementos de AOR e AC Rock em vários momentos. Não há como questionar a qualidade do conjunto, seja pelas belas canções, seja pelos grandes nomes envolvidos na gravação do álbum. Se você já conhece o trabalho de Kenny Loggins, sabe do que estou falando. Se ainda não conhece, recomendo expandir seus horizontes musicais e dar uma chance à este álbum. Posso garantir que você se surpreenderá algumas vezes.

KENNY LOGGINS – Back To Avalon
Released in 1988 via Columbia
Cat. #CK40535

Tracklist
01. Nobody's Fool
02. I'm Gonna Miss You
03. Tell Her
04. One Woman
05. Back to Avalon
06. She's Dangerous
07. True Confessions
08. Hope for the Runaway
09. Isabella's Eyes
10. Blue On Blue
11. Meet Me Halfway

Musicians
Kenny Loggins:
vocals
Guitars: Dann Huff, Tim Pierce, Steve Farris, Peter Wolf, Kenny Loggins, Richie Zito, David Williams
Bass: John Pierce, Arthur Barrow, Peter Wolf
Drums: John Robinson, Mike Baird, Mickey Curry, Peter Wolf, Jonathan Moffett
Keyboards: Michael McDonald, Patrick Leonard, Claude Gaudette, Peter Wolf, Steve George, Kim Bullard
Synthesizers: Patrick Leonard, Gary Chang
Piano: Jai Winding
Percussion: Luis Conte, Peter Wolf
Sax: Larry Williams, Dan Higgins
Trumpet: Jerry Hey, Gary Grant
Backing Vocals: Mickey Thomas, Richard Page, Jeff Pescetto, Siedah Garrett, Donny Osmond, Grace Slick, Tata Vega, Carol Dennis, Ina Wolf, Tampa Lann

2 comentários:

Anônimo disse...

I'm lovin these recommendations.

An excellent album filled with awesome catchy upbeat songs. Kenny Loggins is still one of my favorite singers to this day.

Great review as always.

Keep up the good work Juliano

Thiago Lúcio disse...

Adoro este álbum do Kenny Loggins. Sem dúvida um dos melhores dele. É puro AOR.

O destaque mesmo fica com "Nobody's Fool", que traz um refrão arrasador (bem ao estilo dos antigos comerciais da Hollywood).

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...