segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O ÁLBUM SOLO DE CHRIS OUSEY

Na manhã de sábado recebi um dos promos que mais aguardava em 2011: o primeiro trabalho solo do veterano Chris Ousey, veterano do cenário AOR e responsável por bandas como Heartland, The Distance e Virginia Wolf, entre outras. Não bastasse sua experiência, ele reuniu uma banda composta por grandes nomes como Mike Slamer, Tommy Denander, Neil Murray e Gregg Bisonette. A ansiedade só fez aumentar...

Logo de cara posso lhes afirmar uma coisa: se você espera alguma coisa na linha dos trabalhos da
Heartland, esqueça. A sonoridade do bacana "Rhyme & Reason" é muito mais melodic rock oriented, e isso nos proporciona ouvir um pouco mais do poder vocal de Mr. Ousey. Ainda bem... Como não poderia deixar de ser, as guitarras são o centro das atenções ao longo do álbum, mas ela convivem em harmonia com teclados sempre bem postados e, aparentemente, na medida certa. A cozinha baixo/bateria desfila com propriedade e não aparecem como mera coadjuvante, mas sim como uma importante peça de sustentação melódica nas canções escritas por Ousey e Denander.

Gostei muito de
"The Mother Of Invention" e "Bleeding Heart", dois rockers de peso que cumprem muito bem a função de apresentar ao ouvinte a proposta melódica do álbum. A primeira canção tem alguma coisa dos anos 70 em sua estrutura que me agrada bastante, enquanto a segunda já tem um ar bem contemporâneo, mas que não soa como "algo que já ouvi em algum outro álbum". Já "Break A Heart" é carregada de peso e tem melodia bem cadenciada, onde destaco os teclados pomposos no refrão e as guitarras infernais de Mike Slamer. Com aura mais AOR temos duas ótimas canções: a bacana "Motivation" e "A Chemical High", ambas trazendo guitarras absurdamente perfeitas e refrões arrepiantes. A primeira canção tem mais pegada, enquanto a segunda é um pouco mais contida. Entretanto, ambos rockers são certeza de satisfação sonora aos amantes dos bons sons.

E
"Give Me Shelter" é muito boa, com métrica diferente das demais canções, mas com arranjo bem interessante e refrão forte, especialmente no que tange os teclados. Outra canção bacana é "The Reason Why", que tem uma das melodias que mais me agradam nesse álbum. Essa canção me remete aos melhores momentos do projeto Radioactive, de Tommy Denander. A base de teclados tem alguma coisa de westcoast enquanto as guitarras são puro AOR, desnecessário dizer, portanto, o quanto gostei dessa canção. Também destaco "Any Other Day", melodic rock empolgante cuja melodia é muito bacana, dentro da qual destaco as macaquices de Mike Slamer nas guitarras. Outro rocker poderoso é "Don't Wanna Dance", canção com melodia contagiante e refrão marcante. Ainda, a dose de teclados nessa canção é absolutamente perfeita e agrega a quantidade exata de brilho à canção. Mas "Watch That Space" é algo que ainda não entendi dentro da proposta do álbum. A melodia soa como Toto com approach melodic rock e o resultado não convence. Apesar disso, as guitarras são bem bacanas, mas é só isso que me agrada.

O álbum ainda traz
"By Any Other Name", rocker bacana que conta com um dos melhores refrões do álbum e que apresenta melodia cheia de detalhes que são descobertos a cada audição. E a baladaça "A Natural Law" chega como uma bela surpresa no final do álbum, com um arranjo excelente e melodia envolvente que favorecem os vocais de Mr. Ousey. Outro destaque do álbum, com toda certeza.

Confesso que minhas impressões sobre esse álbum ainda mudarão, pois a cada nova audição descubro detalhes em algumas canções e isso muda um pouco meu conceito sobre elas, mas também reafirma minha opinião sobre outras. No geral, o trabalho me agradou bastante e recomendo
"Rhyme & Reason" sem medo para os amantes dos bons sons. Um conjunto de melodic rock de alta qualidade, executado por músicos que dispensam qualquer apresentação e por um dos melhores vocalistas que o universo dos bons sons tem à sua disposição.

CHRIS OUSEY - Rhyme & Reason

To be released on November 11th, via Escape Music

Cat. # ESM 233


Tracklist

01 Mother Of Invention
02 Motivation
03 To Break A Heart
04 Bleeding Heart
05 A Chemical High
06 Give Me Shelter
07 The Reason Why
08 Any Other Day
09 Don't Wanna Dance
10 Watch This Space
11 By Any Other Name
12 A Natural Law

Musicians
Chris Ousey - vocals
Mike Slamer - guitars, keyboards
Tommy Denander - guitars, keyboards
Neil Murray – bass
Gregg Bisonette - drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...