segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FIONA FLANAGAN

Desde o lançamento do clássico "Squeeze" - em 1992 - os fãs do bom e velho AOR aguardavam pelo retorno de Fiona Flanagan (foto), fato que parecia cada vez mais distante da realidade. Mas eis que no ano passado ela anuncia sua volta aos estúdios, sendo empresariada por ninguém menos que Robin Beck. Descenessário dizer que a ansiedade tomou conta da comunidade AOR e agora que o lançamento do álbum e aproxima - 17 de Outubro - Ms. Flanagan retorna à AORWatchTower para falar sobre seu mais recente trabalho.


01.
Lá se vão vinte anos desde "Squeeze" e eu sei que você recebeu muitos convites para retomar a carreira ao longo dos anos. Porque agora, então?


Fiona: Robin me fez voltar. Ela conversou comigo e me me mostrou a idiota que estava sendo por não estar mais cantando. Deu certo.


02. Robin Beck é sua empresária. Como vocês se envolveram profissionalmente?


Fiona: Essa é uma pergunta muito pessoal e ambas somos casadas (risos)


03. Uma pergunta que eu realmente preciso fazer: esse retorno é apenas para um álbum ou você realmente está retomando a carreira?


Fiona: Me diga você. Eu não tenho idéia. A coisa toda está me surpreendendo. Estou me divertindo muito e amo cantar.


04. Ok, vamos falar de "Unbroken". Qual o conceito por trás do nome do álbum?


Fiona: Minha canção favorita no álbum é "Broken". Parece divertido, não? Enfim, James Christian escreveu o refrão, Tommy Denander e eu escrevemos o resto. Quando Andrew tirou a foto que está na capa do álbum minha irmã e eu enlouquecemos! A imagem lembra a Vitória da Samotrácia e ela está quebrada, mas ainda maravilhosa e resistindo ao tempo. Naquela altura eu iria batizar o album de "Broken" mas aí resolve dar um enfoque mais positive e que refletisse como sou, por isso mudei para "Unbroken".


05. Você cercou-se de grandes nomes para graver esse album e entre seus colaboradores estão Tommy Denander, Holly Knight e James Christian. Como foi trabalhar com eles?


Fiona: Bem, eu compus com Holly anos atrás e foi muito divertido. Eu fui até sua casa com algumas idéias e ela tocou teclados e brincamos um pouco com o material, mas ela sempre sabe o que está fazendo. Ela foi muito gentil e tem uma casa muito bacana. Já com Tommy e James foi um pouco diferente: eles me mandavam as trilhas e eu compunha melodia e letras e quando me encontrava em um beco sem saída, James aparecia e colaborava, mesmo durante as gravações. Eu dizia coisas como "Ahhh, eu não sei, você tem alguma idéia melhor para essa linha melodia?"


06. Eu sei que James Christian se envolveu no projeto por ser marido de Robin, mas como Denander e Knight foram trazidos?


Fiona: Como eu disse, Holly e eu havíamos trabalhado juntas quando gravei "Squeeze". Adorei aquela canção mas a Geffen não e por isso ela acabou ficando de fora do álbum. Agora tudo isso dependia apenas de James e eu e adoramos isso. Tommy é um grande amigo de Robin e James, então ele começou a enviar trilhas, e eu nem o conhecia. Nos comunicávamos por mensagens. Ele é muito divertido e adoro a maneira como toca guitarra.


07. Você também teve a oportunidade de trabalhar novamente com Marc Tanner e Bobby Messano. Deve ter sido muito bacana para você...


Fiona: Bobby e eu começamos e tocar juntos pela região há alguns anos e sempre falávamos em fazer alguma coisa juntos, mas nunca fizemos. Eu estava muito nervosa quando comecei a cantar com ele, só nós dois, mas ele é um grande músico e resolvi relaxar. Ele continua a mesma pessoa que conheci há anos atrás, divertido, carinhoso, reclamão, ele é um doce. Ele organizou um show com minhas canções antigas para que pudéssemos abrir o show da banda Starz. Foi muito legal porque eu não cantava aquelas canções haviam anos Ele também me ajudou com um show beneficiente para uma escola local e adoramos conversar e sair juntos. Ele está na estrada agora com seu novo álbum de blues. É ótimo. Marc Tanner! Eu o encontrei em um restaurant em Santa Monica no ano passado e quase desmaiei. Foi maravilhoso encontrá-lo. Ele estava de ótimo humor. Foi divertido apresentá-lo para meus filhos. Ele tem sua própria empresa hoje, chamada Chime Entertainment. Ele tem um grande coração e sempre lhe digo que ele é muito famoso na Escandinávia!


08. O album tem várias canções ótimas e gostaria de falar sobre algumas delas: vamos começar com a excelente "This Heart" que é um belíssimo dueto entre você e Robin. De quem foi a idéia do dueto e como foram as gravações dessa canção?


Fiona: Laura McDonald e eu escrevemos essa canção há anos. Eu tentava cantá-la como Lou Gramm. Robin e eu queríamos um dueto, nada muito meloso e sim algo mais forte, então Bobby veio e escrevemos um novo refrão e regravamos tudo. Robin foi muito divertida porque comecei a cantar antes e usei notas muito altas que eram fáceis de vocalizar. Foi estranho! Às vezes as notas altas são as mais fácies porque você consegue transparecer emoção sem precisar forçar a voz. Foi maravilhoso cantar com ela e isso ela sabe fazer. Eu não converso sobre a mecânica de vocais porque poucas pessoas na minha vida fazem isso como meio de vida como eu fazia, então eu me sentia no paraíso. Robin é uma vocalista de outro mundo. Ela mal levanta, abre a boca e canta. Você precisaria estar lá para ver.


09.
Duas canções que chamaram minha atenção desde a primeira audição foram "I’ve Released You" e "I Love You But Shut Up", ambas compostas por um trio chamado The Elements. Como vocês acabaram trabalhando juntos?


Fiona: Eles são amigos de James. Ele me enviou a versão deles para “I've Released You” e eu adorei. Mudamos o tom e James me ajudou muito. Foi a mesma coisa com “I Love You But Shut Up” . Canção bem divertida,meus filhos a adoram.


10. Também há uma versão para "Shadows Of The Night", de Pat Benatar. Porque uma cover ao invés de outra canção inédita e porque aquela canção, especificamente?


Fiona: Quando eu estava escrevendo e compilando material para o album, Bobby sugeriu que eu desse uma olhada em canções de DL Byron e eu descobri a versão original de "Shadows Of The Night" tinha letra diferente. Achei que seria uma ótima idéia para um dueto e propus à John Eddie, mas ele recusou. Então comecei a rir, balançando minha cabeça em surpresa e pensei "Que se dane, isso é muito bacana e amo essa canção". Eu cantei em um tom mais baixo propositalmente porque não queria soar como uma mera cópia de Pat Benatar, ela é maravilhosa, mas de alguma maneira quis tornar aquela canção minha. Ela significa muito para mim, a letra é pesada. Foi muito divertido e diferente de todas as outras canções no álbum.


11. Você começou sua própria gravadora, a Life On The Moon Records. Esse é o nome de uma canção composta para você por Jani Lane, e que está no álbum "Squeeze". Quais suas lembranças dele?


Fiona: Eu lembro de Jani como um deus, como Apolo. Todos os caras do Warrant, eu ia com Beau Hill vê-los tocar em Northridge em um clube antes de eles assinarem contrato com a Columbia Records. Acho que o empresário deles havia contatado Beau, etc. Enfim, eles estavam todos vestidos de branco, subindo uns nos ombros dos outros e tocando muito bem. Foi um show maravilhoso e meus hormônios estavam enlouquecendo. Beau acabou produzindo os dois ou três primeiros álbuns deles então vi os caras subirem cada vez mais alto. Eles eram tão cheios de vida e compartilhei disso. Eu não tinha tido contato com Jani desde que Beau e eu nos separamos anos atrás e fiquei arrasada quando soube de sua morte. Eu estava me enrolando para lançar esse álbum, já estava pronto, e depois da morte de Jani eu pensei "O que estou esperando? De que tenho medo?" Por isso batizei a gravadora Life on the Moon Records.


Fiona, foi um enorme prazer falar contigo novamente. Gostei muito de "Unbroken" e te desejo todo sucesso que você merece. Espero que você retome sua carreira e mal posso esperar por mais material inédito. As portas de AORWatchTower estão sempre abertas à você...


Fiona: Obrigado, Juliano, e Bom Dia!!!! Eu amei o Rio. Nunca vi lugar mais lindo em minha vida. Espero voltar ao Brasil em breve. E se vocês quisrem ouvir minha música, visite o site www.fionarock.com. Espero que vocês curtam ouví-las tanto quanto eu curti gravá-las.


Fiquem bem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...