quinta-feira, 17 de maio de 2012

TOTO E FRONTIERS RECORDS EM DISPUTA JUDICIAL

A notícia saiu durante o final de semana, mas resolvi buscar algumas informações a respeito antes de publicar a notícia sem saber exatamente do que se tratava.

E agora, com detalhes sórdidos da coisa toda, vamos aos fatos...

No contrato firmado ente o Toto (foto) e a Frontiers Records, lê-se o seguinte:  

"O contrato de licenciamento entre as duas partes estabelece que o TOTO cederá os seguintes poderes à FRONTIERS RECORDS:  

01 distribuição mundial, com exceção dos Estados Unidos e Canadá
02 direito de fabricação, venda, distribuicão, sublicenciamento, anúncios e execução pública do álbum
03 preferência na eventualidade de um terceiro interessado igualar a mesma proposta para lançamento de um álbum e/ou DVD ao vivo do TOTO
04 todos os direitos sobre o novo álbum do TOTO, se for gravado
05 direito para negociar quaisquer cópias do álbum que o TOTO tenha fabricado antes do final do termo contratual, acrescido do período de seis meses

Em troca destes direitos, a FRONTIERS RECORDS concorda em pagar o adiantamento no valor de U$ $350,000, assim como pagar royalties com base na taxa acordada entre as partes, válida durante a vigência do contrato. Ainda, a FRONTIERS RECORDS se compromete a enviar ao contratado balanços bianuais refletindo as vendagens dos álbuns".

Pois bem, há rumores de que a Frontiers Records teria concordado em eleger a Califórnia como foro para resolução de quaisquer problemas, abrindo mão das leis italianas para tanto, logicamente.

Com base nessas informações, vamos ao problema em questão:  O Toto assinou contrato com a Frontiers Records em meados de 2005, e em 2006 a gravadora lançou o álbum "Falling In Between". Em 2007, a banda lançou o álbum "Falling in Between Live" nos Estados Unidos - via Eagle Records - território onde a gravadora italiana não tem direitos, de acordo com o contrato.

Até então, tudo estava normal. Foi quando o Toto acionou judicialmente a Frontiers Records, alegando descumprimento de cláusulas e falta de envio de royalties relacionados ao seu último álbum de estúdio, "Falling In Between".

Era óbvio que a gravadora italiana não ficaria calada. Em anúncio oficial, Serafino Perugino (presidente da gravadora) negou todas as acusações dirigidas à Frontiers, e contra-atacou dizendo que foi o Toto quem não cumpriu o contrato, que prevê mais um álbum. 

Curiosamente, no dia 27 de Julho de 2011, a gravadora Mascot Records anunciou a contratação do Toto já prometendo um álbum e DVD gravados ao vivo. O show foi gravado no dia 17 de Julho passado, em Verona, no Castello Scaligero Di Villafranca, no último show da tour. Esse material permanece inédito.

Vale lembrar que a Mascot Records também foi responsável pelo lançamento do álbum "All's Well That Ends Well", mais recente trabalho solo do guitarrista/vocalista Steve Lukather.

Em Agosto de 2011, a Frontiers Records emitiu comunicado em que deixava claro que o Toto ainda estava sob obrigações contratuais com a gravadora italiana, e que a mesma se reservava ao direito de defender seus interesses, mesmo que judicialmente.

Enquanto isso, Perugino declarou: "Ainda queremos uma solução amigável, mas fomos forçados a entrar em litígio, já que não conseguimos resolver isso na boa fé dos envolvidos. Apenas queremos nossos direitos".

Essa história ainda vai dar muito pano prá manga. Mais detalhes em breve.

Stay tuned...

Um comentário:

DEEMON disse...

É impressionante notar como a Frontiers se tornou uma gravadora forte nos últimos anos porém, já ouvi falar por bocas de muitos de que o Serafino só pensa na grana que vai ganhar...(????)
Obs:
Agora eu compriendo porque o Toto deu um tempo nas atividades no ano passado!!!

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...