Ainda ontem postei que o título do novo trabalho do talentoso Richie Sambora (foto) é "Aftermath Of The Lowdown", e que o álbum chegará às lojas em Setembro.
Pois é, mas tio Juba.San já colocou as mãos nas doze canções que supostamente integram o tracklist do trabalho de Mr. Sambora e lhes trago, em primeira mão, uma descrição de cada uma delas.
"Every Road Leads Home To You": um AC Rock bem contemporâneo, com base de piano e bateria bastante evidentes. Gostei bastante do andamento dessa canção, que conta com uma melodia crescente e com um refrão fácil de grudar na cabeça. Soa como uma mistura de elementos de seus dois álbuns anteriores. Bacana para abrir o álbum;
"Sugar Daddy": rocker que apresenta as guitarras em primeiro plano, com uma delas emulada por um efeito que, pessoalmente, não me agradou. A melodia é bacana, mas achei o refrão chato e amador, até. Não curti;
"Weathering The Storm": mid-pacer muito bacana, com métrica e andamento tradicionais. Gostei bastante da linha de baixo em primeiro plano, acompanhada pela guitarra caprichada de Mr. Sambora. O refrão é simples, mas marcante. Essa canção já carrega uma sonoridade que se aproxima mais do excelente "Undiscovered Soul", de 1998;
"Burn The Candle Down": outro AC Rock, mas com sonoridade mais pesada, e que inclui um bacana Hammond B-3 Organ. A melodia soa como uma variação de "Sugar Daddy", mas o refrão tem mais pegada. Mas a virada de bateria e guitarra não me agradou, pelo menos nas primeiras audições. Mas o solo de guitarra é infernal e mostra porque Richie Sambora é, sem dúvida, o melhor músico no Bon Jovi;
"Takin' A Chance On The Wind": balada bem inocente que conta com uma ótima melodia, com um clima de southern rock bem evidente, especialmente na métrica da canção. Curti bastante a melodia e, especialmente, o trabalho de guitarra de Mr. Sambora. Belíssima canção;
"Nowadays": um rocker mais moderninho que bem poderia ter sido gravado pelo Bon Jovi. O arranjo me remete à algumas canções dos anos 60, mas a melodia é turbinada por guitarras em primeiro plano e por uma linha frenética de bateria. Não é boa, nem ruim. É inofensiva. Talvez mais algumas audições me façam mudar de idéia;
"Learning How To Fly (Broken Wing)": outro rocker com peso. A melodia é bem bacana, com a bateria no estilo bate-estaca acompanhando guitarras bem distribuídas. O refrão é "nervoso" e apresenta guitarras que se espalham em todas as direções. Canção bem bacana, mas não espere nenhuma maravilha;
"Forgiveness Street": Baladaça caprichada, com percussão ganhando destaque dentro da melodia. Curti demais o arranjo, simples e eficaz. Os vocais são bem arranjados e não fogem daquela interpretação já conhecida por Mr. Sambora quando o assunto é "o momento romântico do álbum", mas o cidadão caprichou e acertou em cheio;
"Walk Besides You": mid-pacer bem bacana que se apresenta em formato acústico, mas que se transforma em uma canção "full band" sem errar a medida. A melodia é muito bacana, com teclados bem discretos e uma bela guitarra acústica. A transição entre o acústico e o elétrico se dá aos poucos, com a bateria servindo de ponte por onde as guitarras vão, aos poucos, se revelando. O refrão é arrepiante e o solo de guitarra também. Outro grande momento do álbum, pessoalmente falando;
"Seven Years Gone": um dos melhores mid-pacers do álbum, com guitarras predominantes na melodia, onde baixo tem destaque, conferindo mais volume. O arranjo é bastante tradicional, mas não deixa de trazer um toque mais contemporâneo na mid-section.Mas nada prejudica essa canção que também me soa como um dos grandes momentos do álbum;
"You Can Only Get So High": balada comportada, com melodia bacana, com base no piano, e arranjo tranquilo. Não é uma canção ruim, mas ela destoa demais do conjunto apresentado até agora. Acredito que ela teria sido melhor usada como bonus track ou mesmo b-side de algum single. Canção bacana, repito, mas que me soa deslocada dentro do tracklist;
"World": mid-pacer inofensivo até demais, com arranjo bem simples e melodia arrastada. Não fede, nem cheira.
Enfim, nibelungas e nibelungos, depois de ouvir esse álbum três vezes, posso afirmar que Richie Sambora vai chegar com um álbum "mérdio", como diria meu amigo Daniel Felippe Bello. O álbum tem seus momentos, sem dúvida alguma, mas o conjunto me parece fraco. Ainda, "Aftermath Of The Lowdown" traz muitas baladas e mid-pacers em sequência, o que pode soar cansativo para muita gente. Os rockers são, em sua maioria, bem bacanas e usam a sonoridade contemporânea na medida certa, salvo um ou outro caso.
Não tenho medo em dizer que "Aftermath Of The Lowdown" é um álbum absolutamente voltado para quem é fã do trabalho solo de Richie Sambora. Não acredito que ele vá conseguir mais seguidores com esse álbum, ainda mais na época em que vivemos, onde as pessoas curtem "músicas", e não artistas ou bandas.
O álbum "Aftermath Of The Lowdown" chegará às lojas no dia 04 de Setembro, pela gravadora independente Dangerbird Records.
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