sexta-feira, 6 de julho de 2012

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O nome de James Christian é mais que conhecido no universo dos bons sons. Com uma sólida e inquestinável carreira como frontman da House Of Lords, ele se arriscou em carreira solo em 1994 com o excelente "Rude Awakening", álbum que considero um dos melhores da década de 90 e que foi originalmente lançado pela finada gravadora britânica Now & Then Records. O álbum conta com colaborações de peso de gente como Mike Slamer, Bruce Gowdy (da Unruly Child), Mark Baker, Judy Randall, Bob Marlette, Danny Jacobs, Lanny Cordola, Freddy Curci e Steve DeMarchi (da Alias) e Robert Tepper, entre outros. Totalmente excelente, hein??? Mas eis que, cinco anos mais tarde, a Frontiers Records relança o trabalho com nada menos que seis bonus tracks. E quem achava que o que já era ótimo não tinha como melhorar, se enganou redondamente.

O álbum abre com "Don't Start Me Up", um rocker pesado, centrado nas guitarras e com arranjo envolvente. Me agrada demais a melodia e andamento, especialmente as bridges e o refrão de arrepiar. Alie-se à isso uma poderosa base vocal, acompanhada por backing vocals muito bem distribuídos e temos, logo de cara, um dos destaques do álbum. Na sequência temos "Pleasure And Pain", uma balada caprichada que me agrada demais, especialmente o refrão, arranjo e andamento, além da interpretação matadora de Mr. Christian. Pode manter o volume no máximo e se preparar para "Brighter Day", canção que começa como balada ao longo dos versos, mas que muda o andamento no refrão, passando a soar mais como um mid-pacer. Mas isso só contribui para agregar ainda mais qualidade à uma das melhores canções do álbum!!! Vocais precisos e um refrão arregaçante fazem dessa canção outro destaque do álbum, sem a menor sombra de dúvida. Já "Where Does Love Go When It's Gone?" é uma canção bem bacana, com uma sólida base de piano e ótimos backing vocals, além de contar com um arranjo bem trabalhado. Entretanto, lamento apenas o fato de ela surgir depois de outras duas canções que seguem a mesma linha, fato que pode tirar seu brilho e fazê-la soar redundante. Entretanto, recomendo paciência à vocês e ouçam essa canção com atenção. Vale a pena. Seguimos com "The Warden", um rocker com arranjo mais pesado e melodia bem bacana, onde destaco as guitarras e bateria, ambos de arrepiar. Vale a pena ouvir com atenção...

Mas surpreendente é "Katie", mid-pacer de base acústica, perfeito para as tardes rosadas das menininhas virgens (se é que ainda existem). A canção é muito bacana, não me entendam mal, mas seu arranjo destoa absolutamente de tudo o que ouvimos até agora. Mas acredito que seja justamente esse o segredo que faz com essa canção seja mais um destaque do álbum. Mas em seguida chega "Best Girl", um AOR poderoso que conta com arranjo matador e guitarras envolventes. Me agrada demais a linha de baixo pulsante e a interpretação irretocável de Mr. Christian. Um dos grandes destaques do álbum (senão o maior deles) e uma canção mais que perfeita para ser ouvida no volume máximo, com as janelas abertas!!! Já "Labour Of Love" é uma balada bacana, mas que não tem o mesmo brilho ou força das canções anteriores. Mas ainda assim, vale a pena ouví-la com atenção, assim como o ótimo mid-pacer "Mother Night" e sua introdução montada em uma base acústica bem interessante. Mas esse approach logo é substituído por guitarras bem colocadas em uma melódica simples, poré, muito eficiente. Mais uma bela canção que merece volume máximo, assim como "Cold Day In Hell", um rocker bem bacana e cuja melodia segue uma linha mais tradicional, com as guitarras tomando a frente, acompanhadas pelo baixo sempre pesado. Gosto bastante do refrão maiúsculo e dos backing vocals bem postados. Janelas abertas e volume máximo, por favor. E quando você achava que não tinha como aparecer outra balada caprichada, "Love Should've Brought You Home" surge como um tapa na cara, com seu arrano caprichado, métrica diferenciada e melodia muito bem construída. Me agrada muito o andamento e o refrão dessa canção que classifico como outros destaque do álbum. Ouça sem medo...

E chegamos às bonus tracks com "Candle In The Window", um rocker bacana e com uma aura radio friendly, mas confesso que os teclados não me agradam muito. Mas "Woman Enough" tem mais consistência, com suas guitarras curtas e certeiras, além de contar com uma melodia bem bacana e refrão simples, mas marcante. Volume máximo aqui, e também para a ótima "After All", balada acústica muito bacana e que surpreende. O arranjo é envolvente e a melodia suave. Ouça sem medo e prepare-se para "Love Has No Mercy", rocker de primeira que conta com melodia empolgante e refrão explosivo, assim como a demo version da clássica "Demons Down", originalmente gravada pela House Of Lords naquele que considero seu melhor trabalho até hoje. O álbum fecha com um medley acústico gravado em 1995 durante o Gods Festival (que mais tarde se tornaria o FireFest). Boa escolha para fechar o álbum, mostrando todas as qualidades vocais que fazem de James Christian um grande vocalista, respeitado até hoje.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, essa reedição de "Rude Awakening" é ótima, mas confesso que a edição original não fica devendo absolutamente nada. Apesar de as bonus tracks serem bacanas, o conjunto mais forte e coeso se encontra, justamente, no tracklist original. É lógico que os fãs (como eu) buscam a maior quantidade de material possível, e isso justifica a aquisição dessa edição de aniversário. Cabe ressaltar que a edição russa tem o mesmo tracklist, mas com as canções em ordem bastante diversa. Mas caso você não encontre essa edição de 1999, não se preocupe: você está bem abastecido de qualquer maneira.

JAMES CHRISTIAN - Rude Awakening (Special 5th Anniversary Reissue)
Released in 1999 via Frontiers Records
Cat. #FRCD 029

Tracklist
01 Don't Start Me Up
02 Pleasure And Pain
03 Brighter Day
04 Where Does Love Go When It's Gone?
05 The Warden
06 Katie
07 Best Girl
08 Labour Of Love
09 Mother Night
10 Cold Day In Hell
11 Love Should've Brought You Home
12 Candle In The Window
13 Woman Enough
14 After All
15 Love Has No Mercy
16 Demos Down (Original Demo)
17 Acoustic Medley (Live At The God '95)

Musicians
James Christian: Vocals, drums, piano, acoustic guitar, bass
Guitars: Mike Slamer, Lanny Cordola, Bruce Gowdy, Danny Jacobs, Mitch Perry, DeWayne Barren, Chris Allen Lane
Bass: Chris Goldsmith
Drums: Mike Slamer, Bruce Gowdy, DeWayne Barren
Keyboards: Bruce Gowdy
Piano: Scott Greer
Violin: Scott Greer
Backing Vocals: Aina Olsen, Diana DeWitt, Jean McLain

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