É até patético falar sobre a qualidade inquestionável do FM, uma das maiores e melhores bandas do cenário AOR, sem a menor sombra de dúvida. Mesmo com importantes mudanças no lineup (o guitarrista Chris Overland saiu da banda e foi substituído por Andy Barnett, que mais tarde deixou a vaga para Jim Kirmpatrick, e o tecladista Didge Digital abandonou o barco e foi substituído temporariamente por Charlie Olins, que mais tarde foi substituído por Jem Davis).
Quando a banda começou a gravar o obrigatório álbum "Tough It Out" (que tinha a ingrata missão de suplantar o também obrigatório "Indiscreet"), o FM ambém visava o mercado norte-americano, e para ter sucesso em sua missão, trabalharam em parceria com grandes compositores (Desmond Child, Tony Sciuto, Jesse Harms, John Randall, entre outros), contrataram o veterano produtor Neil Kernon e o renomado Nigel Green para mixar o material, além de contarem com os luxuosos backing vocals de Terry Brock e Robin Beck. Não tinha como dar errado, certo?
Errado. A banda nunca teve o reconhecimento que merecia na terra do Tio Sam, mas deixou uma coleção de canções de arrepiar!!! E uma delas é a destruidora "Everytime I Think Of You", que já havia sido gravada por Eric Martin dois anos antes. Mesmo assim, o FM se arriscou gravando sua versão. Acertaram em cheio!!!
Desde a introdução, o peso do baixo e bateria mostram que a canção ganhou nova vida. Me agrada demais o trabalho que Pete Jupp e Merv Goldsworthy fizeram aqui, costurando uma base sólida por onde os teclados de Didge Digital criam texturas delicadas, amarradas pela guitarra certeira de Chris Overland e pelos poderosos e inigualáveis vocais do "satanic viking" Steve Overland. Não podemos deixar de reconhecer o mérito do produtor Neil Kernon em elevar essa canção à outro nível. Pessoalmente, não vejo como comparar a versão do FM (muito superior em todos os aspectos) com a gravação de Eric Martin. O grande diferencial é, sem dúvida, o vocal de Steve Overland, que confere mais força à canção, especialmente no refrão, mas também a coesão do resultado final - e aqui me refiro a banda em si - é incomparável.
O single ainda trazia uma versão ao vivo da destruidora "Frozen Heart", um dos primeiros sucessos e grande clássico da banda. Só a introdução da bateria de Pete Jupp já faz a audição valer a pena. Inclusive, que linha de bateria o cidadão imprime ao longo da canção, arregaçando pedais duplos com uma precisão impressionante. Também destaco os teclados caprichados de Didge Digital e as guitarras sempre bem postadas de Chris Overland. É inegável que essa canção tem muito mais brilho em sua versão ao vivo, fato nada comum.
Ainda temos a empolgante "Other Side Of Midnight" em uma esplendorosa versão ao vivo, onde as guitarras dos irmãos Overland ficaram mais evidentes e, com isso, conferiram mais peso à uma ads canções mais bacanas de seu extenso catálogo. O refrão ficou mais marcante, a sonoridade mais acertada e até mesmo os vocais de Steve Overland parecem mais bem postados em comparação com a versão de estúdio.
Ainda, tenho uma outras duas edições desse single, onde a edição com cd vinha em uma latinha de alumínio e trazia no tracklist a ótima "Don't Stop", juntamente com as outras três canções. A versão em vinil transparente (muito bacana) tinha também a excelente "Face To Face" adicionada as outras canções do tracklist.
Confesso que não foi fácil escolher um single do FM para recomendar à vocês, já que a qualidade transborda nos trabalhos da banda. Mas tenho um carinho todo especial por essa canção e acabei por optar por "Everytime I Think Of You". Outro motivo é o fato de que nem todos sabem que existe uma versão anterior, e recomendo que vocês ouçam o trabalho de Eric Martin e tirem suas próprias conclusões.
FM - Everytime I Think Of You CDS
Released in 1990 via Epic Records U.K.
Cat. #CDDINK2
Tracklist
01 Everytime I Think Of You
02 Frozen Heart (Live)
03 Other Side Of Midnight (Live)
Lineup
Steve Overland: vocals, guitars
Chris Overland: guitars, backing vocals
Pete Jupp: drums, backing vocals
Merv Goldsworthy: bass, backing vocals
Didge Digital: keyboards
Nenhum comentário:
Postar um comentário