segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DUAS DÉCADAS SEM JEFF PORCARO

O dia de ontem marcou o vigésimo anievrsário do trágico falecimento do incomparável Jeffrey Thomas Porcaro (foto), um dos mais técnicos e elegantes bateristas que ouvi até hoje. Porcaro também participou de centenas de álbuns e milhares de gravações.

Tão verdade que o site AllMusic disse que Porcaro foi "sem dúvida, um dos mais requisitados bateristas de meados dos anos 70 até o início dos anos 90. E não é exagero dizer que som do mainstream pop/rock nos anos 80 foi, em grande parte, o som de Jeff Porcaro".

Dono de uma batida inconfundível e capaz de tirar timbres inacreditáveis de sua bateria, Porcaro gravou - entre muitos outros -  com gente do calibre de 10CC, Paul McCartney, Dire Straits, Donald Fagen, Steely Dan, Rickie Lee Jones, Michael Jackson, Go West, Paul Simon, Don Henley, Madonna, Airplay,Al Jarreau, George Benson, The Manhattan Transfer, America, Peter Frampton, The Bee Gees, Michael McDonald, Joe Cocker, Sérgio Mendes, Lee Ritenour, Christopher Cross, Timothy B. Schmit, Joe Walsh, Jim Messina, Poco, Diana Ross, Natalie Cole, Warren Zevon, Bonnie Raitt, David Gilmour, Roger Waters, Pink Floyd, Roger Hodgson, Eric Carmen, Eric Clapton, Miles Davis, Bruce Springsteen, Elton John, Larry Carlton.

Eu tive o grande prazer de assistir o Toto em ação com Jeff Porcaro em 4 ocasiões, entre 1988 e 1991. Como baterista, confesso que foram momentos únicos, onde me peguei por várias vezes prestando mais atenção em Porcaro do que na banda, como um todo. 

Porcaro supostamente faleceu quando inspirou, acidentalente, pesticidas que borrifava em seu jardim. Eu digo "supostamente" porque a certidão de óbito lavrada pelo Consultório do Legista do Condado de Los Angeles determinou que a causa mortis teria sido o enrijecimento das artérias, causado pelo uso de cocaína.

Jeff Porcaro está sepultado no Forest Lawn Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.

Seja como for, seu legado permanece intocável e seu nome ainda é um dos mais respeitados dentro do universo dos bons sons, com grandes performances não apenas no Toto, mas em todo e qualquer álbum onde deixou suas batidas refinadas e sempre precisas.

R.I.P.

Um comentário:

DEEMON disse...

Taí um cara injustiçado por muita gente e até pela midia Rockeira do mundo todo. Esse cara merecia muito mais reconhecimento por sua obra. Eu sinceramente acho Porcaro muito melhor do que esses bateras de hoje em dia que usam baterias monstruosas e tocam na velocidade da luz. Porcaro 4ever!!
Valeu por ter lembrado Juba.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...