sexta-feira, 5 de outubro de 2012

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Quando o veterano Jimi Jamison anunciou que lançaria um novo álbum, confesso ter ficado com o pé atrás, já que eu trabalho anterior - o mediano "Crossroad Moment" - não me empolgou muito. Mas tudo mudou quando eu soube que Erik Mårtensson estaria envolvido. O sueco é um dos grandes nomes do melodic rock atual, capaz de criar melodias poderosas e letras emocionantes. Juntando esses elementos aos vocais de Mr. Jamison, o resultado só poderia ser excelente. E é justamente uma avalanche de bons sons que encontramos no descomunal "Never Too Late", álbum que já figura no meu Top 10 de 2012 e com certa folga.

O álbum abre em alto estilo com "Everybody's Got A Broken Heart", rocker arrepiante onde as guitarras são o centro das atenções. Gosto muito da linha de baixo e bateria, além da métrica e andamento dessa canção que considero uma das melhores no álbum e, por isso mesmo, deve ser ouvida no volume máximo, assim como "The Great Unknown", outra pancada com as guitarras a frente, mas aqui o baixo tem mais peso, se sobressaindo mais, o que confere mais volume à canção que tem um refrão explosivo e marcante, incorporado a uma belíssima melodia. Outro grande destaque do álbum. Continuamos com "Never Too Late", ótimo rocker que me lembra os melhores momentos de Stan Bush, com uma melodia envolvente, pontuada por guitarras que acompanham um baixo em primeiro plano, seguido por um discreto piano. Mais um destaque do álbum e que merece volume máximo em todas as audições, da mesma maneira que "I Can't Turn Back", mid-pacer absolutamente perfeito e que conta com uma sólida linha de baixo entrecortada por guitarras que explodem no refrão arrepiante, daqueles que ecoa na cabeça por horas. Inegavelmente, eis aqui mais um destaque do álbum, sem a menor sombra de dúvida.

Seguimos em frente com "Street Survivor", rocker bem bacana e cuma melodia me lembra o bom e velho Survivor no início da década de 80. Até mesmo o andamento me soa familiar e, quem sabe, a banda soaria assim (ou quase) se estivesse na ativa. Vale a pena ouvir com atenção e uma saudável dose da saudosismo. Logo depois chega "The Air I Breathe", uma tradicional power ballad de arrepiar o mais insensível dos seres. Andamento e melodia perfeitos, métrica certeira, guitarras, bateria e baixo na dose certa e os inconfundíveis vocais de Mr. Jamison fechando o pacote. Impossível não levar o volume ao máximo nessa canção que, sim senhor, classifico como outro grande destaque desse álbum, da mesma maneira que "Not Tonight" me parece ser a melhor canção entre todas. Um mid-pacer monstruoso, com uma linha de baixo pesada que serve de base para as guitarras prepararem seu inevitável ataque no refrão explosivo e marcante, onde os backing vocals ganham força e marcam presença, e onde os teclados ficam mais evidentes. Quando alguém lhe perguntar "o que é melodic rock?", você pode mostrar essa canção e surpreender o incauto. Pessoalmente, aponto essa canção como o grande destaque desse maravilhoso álbum, e que deve ter sempre o volume no limite e janelas abertas. Enquanto você se recupera chega "Calling The Game", rocker bem bacana, cujo arranjo crescente me agrada bastante, assim como as guitarras, sempre muito bem distribuídas.

Ainda há tempo para "Bullet In The Gun", rocker bacana onde destaco o arranjo e a métrica impecáveis, além das guitarras que estão em todas as frentes. Já "Heaven Calls Your Name" é uma balada cuja base conta com um baixo em primeiro plano acompanhado de um órgão Hammond B3 bem bacana. A melodia me agrada, mesmo não temdo o brilho das canções anteriores e recomendo múltiplas audições, já que acredito que você precise se acostumar com essa canção, ao contrário de "Walk On (Wildest Dreams)", rocker contagiante e até bem simples, mas com um arranjo envolvente e refrão marcante, bem do jeito que os deuses dos bons sons gostam. Outro destaque do álbum, certamente.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, me faltam adjetivos para falar a respeito de "Never Too Late". Tudo o que achei ter faltado em "Crossroad Moment" há de sobra aqui: melodias envolventes, backing vocals bem postados, refrões emocionantes, mais equilíbrio entre o número de rockers e baladas e interpretações muito, mas muito acima da média. Afirmo sem nenhuma sombra de dúvida e sem nenhum receio que "Never Too Late" é, simplesmente, o melhor álbum que Jimi Jamison gravou até hoje. Material obrigatório na coleção de qualquer um que se considere entusiasta dos bons sons e, certamente, um dos melhores álbuns não apenas de 2012, mas dos últimos anos.

JIMI JAMISON - Never Too Late
To be release on Nov. 02nd in Europe and on Nov. 05th in the U.S.A., via Frontiers Records
Cat. #FR CD 574

Tracklist
01 Everybody's Got A Broken Heart
02 The Great Unknown
03 Never Too Late
04 I Can't Turn Back
05 Street Survivor
06 The Air I Breathe
07 Not Tonight
08 Calling The Game
09 Bullet In The Gun
10 Heaven Call Your Name
11 Walk On (Wildest Dreams)


Lineup
Jimi Jamison: vocals
Erik Mårtensson: guitars, bass, keyboards, backing vocals
Magnus Ulfstedt: drums
Jonas Öijvall: Hammond B3, piano, analog synthesizers
Magnus Henriksson: lead guitar on "Street Survivor" and "Heaven Call Your Name"

4 comentários:

Anônimo disse...

I just pre-ordered my copy today and I just want to say all of Jimi's albums are the best and having read this review, I can't wait to get it any sooner.

Thanks Juliano

Juba.San disse...

Thank YOU for taking the time to read it, Adriana. And I'm sure you'll be blown away by this album...

Anônimo disse...

Your review attracted me immensely. Any material Jimi Jamison does always blows me away!!!!!

Greetings from downunder

Anônimo disse...

Juliano, your right that I was blown away by Jimi's new album.

It is an awesome album and definitely should be No.1 in the top ten albums of the year.

Your review of the album matches exactly to what I have listened. However, there are three songs that still have yet to grow on me (the great unknown, Street Survivor, bullet in the gun)and eventually will.

Jimi Jamison rocks forever!!!!

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...